USS Vandegrift FFG-48 e US Coast Guard cutter Mellon WHEC 717 - fotoUSN

Na foto acima, navegam lado a lado pelo mar de Java a fragata USS Vandegrift (FFG 48) e o cutter da Guarda Costeira dos Estados Unidos Mellon (WHEC 717), participando do exercício bilateral Naval Engagement Activity (NEA) Indonesia 2010, no final do mês de maio deste ano.

Há tempos é comum ver fotos das fragatas classe OHP (Oliver Hazard Perry), como a Vandergrift, sem seus lançadores MK-13 de mísseis superfície-ar Standard SM-1MR e superfície-superfície Harpoon. Os mesmos foram retirados como medida de economia de custos e por mudança no emprego das OHP, devido também ao fato de que os SM-1MR estavam sendo empregados apenas por essa classe na USN (Marinha dos EUA). Porém, o MK-13 continua equipando navios da classe em outros países (veja mais nas matérias dos links abaixo, que também incluem textos sobre a situação atual das OHP na USN).

Mas o que chama a atenção nessa foto do alto da matéria é a presença de um canhão (metralhadora) MK-38, fornecido tanto no calibre 25 mm quanto 30 mm, na posição que era ocupada pelo lançador MK-13, o que faz sentido para o emprego atual das OHP, principalmente em MIO (Maritime Interception Operation – Operações de Interceptação Marítima). Também pode ser percebida a grande semelhança no desenho do casco da fragata da USN e do cutter da USCG.

Na foto abaixo, na qual podem ser vistos outros detalhes dos navios, a Vandergrift e o Mellon preparam-se para um exercício de tiro com seus armamentos de tubo.

USS Vandegrift FFG 48 e US Coast Guard cutter Mellon WHEC 717 - foto 2 USN

FONTE / FOTOS: USN (Marinha dos EUA)

VEJA TAMBÉM:


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments