Continuam os testes do sistema ALMDS (Airborne Laser Mine Detection System) da Northrop Grumman, que permite ao helicóptero Sea Hawk detectar minas de fundeio.

Os testes envolvem a Northrop Grumman e a Marinha dos EUA, que precedem a avaliação operacional (OpEval).

Quando entrar em serviço na US Navy, o ALMDS será usado em paralelo com aeronaves MH-60S Knighthawk, para missões de reconhecimento litorâneo.

O ALMDS/ Airborne Laser Mine Detection System foi projetado para enfrentar minas e utiliza laser para localizar objetos mergulhados.

Durante os testes, foram realizados mais de 40 voos e a Operational Evaluation está programada para 2011.

A ameaça de minas submarinas é levada a sério pela US Navy, pois são as armas de negação do uso do mar mais baratas, que podem ser adquiridas ou produzidas por praticamente qualquer nação e usadas contra navios mercantes e civis.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Sem dúvida esse sistema de detecção por um laser azul-esverdeado com grande capacidade de penetração na água tem uso antisubmarino também, principalmente no litoral.
Também pode ser uma alternativa para um sensor de um sistema de orientação de um torpedo de supercavitação, já que não precisa de estar em contato com a água.

Vale lembrar que as minas deverão ser destruídas por tiro de canhão de 30 mm levado por helicóptero. A munição tem características supercavitantes como a do famoso torpedo russo Skhval.