Home Noticiário Nacional Acordo com a Costa Rica autoriza presença de navios norte-americanos

Acordo com a Costa Rica autoriza presença de navios norte-americanos

147
24

A oposição e movimentos sociais na Costa Rica protestam contra a aprovação pelo Legislativo neste mês de um acordo com os EUA que autoriza a chegada ao país de até 46 navios de guerra americanos, com capacidade para abrigar até 7.000 fuzileiros navais e 200 helicópteros.

O governo Barack Obama e o da costarriquenha Laura Chinchilla, centrista que tomou posse em maio, sustentam que o acordo, que vigorará de julho a 31 de dezembro, é apenas um adendo da cooperação antidrogas bilateral de 1999.

Mas analistas apontam que o texto de 1999 menciona apenas navios da Guarda Costeira, e não da Marinha.
Dizem ainda que o texto contradiz a Constituição do país, que há 60 anos não tem Forças Armadas, proíbe a permanência de tropas estrangeiras e se declarou “neutro” desde os turbulentos anos 1980 na América Central. O acordo passou em 30 de junho no Parlamento unicameral do país, apesar do esforço da oposição de deixar o plenário para que não houvesse quórum.

Segundo a transcrição do debate, os oficiais americanos poderão desembarcar na Costa Rica com uniformes militares e estão autorizados a realizar “todas as atividades que considerem necessárias para o desempenho de sua missão”. Porte de arma não é citado ou vetado.

O acordo foi criticado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, e mobiliza grupos esquerdistas que o vinculam a iniciativas militares recentes de Washington na região.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest
24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Mayer
Fábio Mayer
9 anos atrás

A chacelaria brasileira vive dizendo que não pode se intrometer nas decisões institucionais de outros países.

Se protestar por esta aí, terá que se manifesar expressamente sobre a ditadura venezuelana…portanto, melhor que fique quieta.

Edu Nicácio
9 anos atrás

46 navios de guerra e 7.000 fuzileiros para combate ao narcotráfico? Sete bases militares na colômbia para combate ao narcotráfico?

O que falta agora, quererem bases no Peru, na Bolívia e no Equador?

Nosso governo ficará só assistindo ou tomará alguma providência?

Pedro
Pedro
9 anos atrás

É a velha historia se repetindo. Os EUA vendo que seu “império” colonial na America Latina esta indo pelo ralo no campo das ideias e livre pensamento, tratam de usar o “grande bastão” para intimidar a livre iniciativa de ideias e a verdadeira liberdade. Qual a iniciativa de usar barcos e tropas na Costa Rica senão tentar frear pelo uso da força, a queda de movimentos retrogados e danosos aos interesses nacionais dos latinos americanos, notadamente países com alinhamento proximo ao Estadudinense? Se o Lula ou o Chavez doassem um .38 a bolivia para segurança publica, ia ter diversos araútos… Read more »

gerson carvalho
gerson carvalho
9 anos atrás

Caros amigos, É apenas o abrir dos olhos americanos, pois, viram que no oriente médio o negocio é dificil e não ta dando lucro e aqui na AL tudo é mais fácil a pobre Costa Rica que nem exercito tem! podia fazer o que? simplesmente nada, era melhor aprovar o projeto e ter o país invadido oficialmente de maneira pacífica. Agora eles (EUA) vão preparar a estratégia para invadir Cuba e a Venezuela isso é só uma questão de tempo. e ai neutralizar o Brasil como potência já que aqui tudo vai a passo de tartaruga, pois para comprar alguns… Read more »

gerson carvalho
gerson carvalho
9 anos atrás

Caros, Talvez fosse uma boa idéia repensar o projeto das “Barroso” e mandar fazer logo umas 12 em varios estaleiros para ter uma produção rápida, mesmo que não tenhamos acesso a equipamentos no estado da arte para equipa-las pelo menos teriamos alguma quantidade para cobria a costa e dá combate disuasório. Quanto aos caças acho que TT é otimo mais não é tudo, podiamos ter os caças para TT e comprar alguns SU de prateleira e claro comprar urgente alguns sistemas de defesa aérea.

Dalton
Dalton
9 anos atrás

“Nem tanto ao mar nem tanto a terra” Algumas semanas atrás o blog reproduziu uma matéria de que o porta-avioes USS Harry Truman estaria indo reforçar o porta-avioes USS Eisenhower no Mar da Arabia. Eu mesmo postei aqui que tratava-se apenas de uma simples rotação como vem acontecendo há tempos e de fato o USS Eisenhower encontra-se agora a meio caminho de casa. O Blog não publicou esta matéria que é de conhecimento dos editores com certeza, provavelmente por falta de tempo mesmo, o que na minha opinião foi uma pena. Na época do terremoto que atingiu o Haiti, a… Read more »

Eduardo
Eduardo
9 anos atrás

o pessoal tá bem antiamericano hoje.
Esse recalque ideológico pode dar algum alívio psicológico mas não serve para fazer uma análise convincente da realidade.

Vitor
Vitor
9 anos atrás

Bem, podiamos nos juntarmos aos “romanos” e dominar o resto da america latina. Porque ser boliavirianos quando podemos abraçar a liberdade. Que deus abençoe o Brasil, já que ele é brasileiro.

Marine
Marine
9 anos atrás

Dalton esta perdendo seu tempo amigo, esse pessoal ouve o que quer nao importando a realidade… Engracado e que eles so saem da caverna deles quando o blog coloca essas noticias sensacionalistas.

Soldier
Soldier
9 anos atrás

Dalton disse: 16 de julho de 2010 às 11:58 “Nem tanto ao mar nem tanto a terra” Excelente post Dalton. É isso mesmo meu velho. [ Olá Marine! Anda sumido? =>Comentário. Pessoal, vamos com calma!!! Quer dizer que a turma do turbante “jogar 02 aviões” em prédios é apenas resposta de agressão? Por favor gente! Olha que comentário mais sem fundamento! Temos que nos lembrar que a América Central tem se tornado extremamente violenta devido ao narcotráfico que vem aumentando paulatinamente e com índices de violência sem prescedentes no México. E lembrem-se que ainda tem o perigo dos MARAS que… Read more »

Fábio Mayer
Fábio Mayer
9 anos atrás

Pedro,

O Brasll doou helicopteros para a Bolívia e os EUA não disseram nada.

Eo Brasil trocou alguns tucanos por um Boeing paaguaio e igualmente, os EUA não disseram nada.

E doou um aviões de transporte ara o Equador, sem que os EUA dissessem nada.

Fábio Mayer
Fábio Mayer
9 anos atrás

Gerson Carvalho,

De onde vc tirou essa idéia de invasão?
Se os EUA fossem invadir quem quer que seja na AL, começariam por Cuba…

Leandro Requena
Leandro Requena
9 anos atrás

Calma pessoal.

A bronca dos yankees não é com o Brasil.
Ela tem nome e sobrenome: HUGO CHAVES

Por isso as bases são na Costa Rica e na Colômbia.
Se o Chaves continuar fazendo graça, uma hora eles dão um corretivo nele.

Se o problema fosse com o Brasil, essas bases do exército yankee seriam no Paraguai e a 4ª frota ficaria estacionada no Uruguai.

Portanto o Brasil não precisa se preocupar com nada.

PS: Com Cuba os yankees não se preocupam mais. O “Comandante” já tá cumprindo hora extra. Assim que ele “embarcar”, a ditadura cubana vai pelo ralo.

Luiz R.
Luiz R.
9 anos atrás

Vitor disse:
16 de julho de 2010 às 14:20

Creio que o Lobo Mal não dividiria a Chapeuzinho Vermelho com a Cuca.

Luiz R.
Luiz R.
9 anos atrás

Como em Defesa Naval eu sou completamente ignorante, não vou falar nada.
Só entendo de “aviaumzinhu”.

Elizabeth
Elizabeth
9 anos atrás

Algumas questões. 1) A violência urbana cuja raiz é o trafico de drogas é um programa de estado no Brasil? Resposta absoluta: É hoje um programa seriíssimo em todo o Brasil. Resposta política: É um problema dos estados cujas políticas de segurança publica são diferentes. 2) A Bolívia como grande produtor de drogas deveria receber mais pressão do Brasil para reforçar suas políticas anti-drogas? O Paraguai como porta de entrada de armas e escoamento de carros roubados bem como abrigo de foragidos deveria cooperar mais com o Brasil em torno de uma política mais efetiva de segurança na fronteira? Resposta… Read more »

aquino
9 anos atrás

eu concordo com hugo chaves a disculpa é sempre a mesma combate ao nacotrafico ja que orinta médio esta sem controle e o afeganistão nem si fala mas cade a oposiçaõ tucana que sempre critica lula por dar apoio a ira e chaves não vai falar nada é saõ puxassacos as guerras por agua e petroleo serão as proximas …

Vader
Vader
9 anos atrás

Boas novas, Tio Sam tah chegando cheio de “presentinhos”… 🙂

MWAHAHAHAHAHAHAHA!!!

Isso aí Tio Sam, pra cima desses bolivariecas fios douma purga!!! Essa é pro Daniel Ortega ficar com friaca na bacuera pro resto do seu governo, rsrsrs… Logo, logo Tio Samuca manda uma mensagem pra ele: “If you´re smart… dig, dig, dig…” 🙂

“Eh Hugo Chaves, pode esperar, a sua hora vai chegaaaaar”… 🙂

Pau neles!!! Big Stick no lombo da corja vermelhuxa!

E esse Obama “histórico” está me saindo melhor que a encomenda, hehehehe…

Harry
Harry
9 anos atrás

Caros site CMI Brasil – 04/03/2010 ” 70% da acetona usada na Colômbia e um terço do éter vêm dos EUA. Apesar de saber disso, a DEA não tomou nenhuma providência para combater o tráfico de acetona ou éter por parte dos americanos..” ” O EUA é o maior consumidor de cocaína no mundo e o principal produtor de maconha, incluindo as variedades transgênica, conhecida como “super-maconha” e sintética, que começou a circular em fevereiro deste ano com o nome K2. ” ” Nos EUA havia 5,3 milhões de consumidores de cocaína e seus derivados, como o “crack” ou “pedra”,… Read more »

Harry
Harry
9 anos atrás

Caros

os dados acima se baseia em relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Estupefacientes (JIFE), é a instância da Organização das Nações Unidas (ONU) que acompanha ocombate anti-drogas no plano internacional.

Harry
Harry
9 anos atrás

Caros

virou moda dizer ” blog coloca essas noticias sensacionalistas ” artificio usado por várias vertentes de pensamento quando foge ao controle, repito, controle da linha de raciocinio que se quer que prevaleça, a culpa é do blog = a culpa é dos editores.

Parabens pelo editorial.

Elizabeth
Elizabeth
9 anos atrás

>>>>>>>>>” 70% da acetona usada na Colômbia e um terço do éter vêm dos EUA. Apesar de saber disso, a DEA não tomou nenhuma providência para combater o tráfico de acetona ou éter por parte dos americanos..” É a mesma coisa que dizer que 90 % dos avioes empregados pelos traficantes para escoamento da droga é de fabricação americana e o DEA não toma providencia para coibir esta situação. Uma estatistica inócua. >>>>>>>>>>” O EUA é o maior consumidor de cocaína no mundo e o principal produtor de maconha, incluindo as variedades transgênica, conhecida como “super-maconha” e sintética, que começou… Read more »

Harry
Harry
9 anos atrás

Cara Elizabeth esclarecendo como disse cito o site que sita como fonte o orgão da ONU quanto acetona e eter acho que os EUA não tem a obrigação de controla o comercio dos ditos, mais nos sim, como já o fazemos, pra desgosto existe o comércio ilegal e o exercito já faz milagres nas nossa fronteiras com o que dispõe de recursos. Evo, bem o Evo que se dane. Certamente que discurso, é só discurso, ele nada pode fazer, como manter Evo vai dizer aos traficantes que folha de coca é só pra masca, bem……bem como disse Evo que se… Read more »

aquino
9 anos atrás

os comentarios de harry me assusta parece mais um aliado dos americanos mas o combate ao narcotrafico tem que ser ploblema de cada pais naõ ´so dos eua nem prescisa esse aparato militar como porta avio~es ……