Acordo com a Costa Rica autoriza presença de navios norte-americanos

24

A oposição e movimentos sociais na Costa Rica protestam contra a aprovação pelo Legislativo neste mês de um acordo com os EUA que autoriza a chegada ao país de até 46 navios de guerra americanos, com capacidade para abrigar até 7.000 fuzileiros navais e 200 helicópteros.

O governo Barack Obama e o da costarriquenha Laura Chinchilla, centrista que tomou posse em maio, sustentam que o acordo, que vigorará de julho a 31 de dezembro, é apenas um adendo da cooperação antidrogas bilateral de 1999.

Mas analistas apontam que o texto de 1999 menciona apenas navios da Guarda Costeira, e não da Marinha.
Dizem ainda que o texto contradiz a Constituição do país, que há 60 anos não tem Forças Armadas, proíbe a permanência de tropas estrangeiras e se declarou “neutro” desde os turbulentos anos 1980 na América Central. O acordo passou em 30 de junho no Parlamento unicameral do país, apesar do esforço da oposição de deixar o plenário para que não houvesse quórum.

Segundo a transcrição do debate, os oficiais americanos poderão desembarcar na Costa Rica com uniformes militares e estão autorizados a realizar “todas as atividades que considerem necessárias para o desempenho de sua missão”. Porte de arma não é citado ou vetado.

O acordo foi criticado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, e mobiliza grupos esquerdistas que o vinculam a iniciativas militares recentes de Washington na região.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Mayer

A chacelaria brasileira vive dizendo que não pode se intrometer nas decisões institucionais de outros países.

Se protestar por esta aí, terá que se manifesar expressamente sobre a ditadura venezuelana…portanto, melhor que fique quieta.

Edu Nicácio

46 navios de guerra e 7.000 fuzileiros para combate ao narcotráfico? Sete bases militares na colômbia para combate ao narcotráfico?

O que falta agora, quererem bases no Peru, na Bolívia e no Equador?

Nosso governo ficará só assistindo ou tomará alguma providência?

Pedro

É a velha historia se repetindo. Os EUA vendo que seu “império” colonial na America Latina esta indo pelo ralo no campo das ideias e livre pensamento, tratam de usar o “grande bastão” para intimidar a livre iniciativa de ideias e a verdadeira liberdade. Qual a iniciativa de usar barcos e tropas na Costa Rica senão tentar frear pelo uso da força, a queda de movimentos retrogados e danosos aos interesses nacionais dos latinos americanos, notadamente países com alinhamento proximo ao Estadudinense? Se o Lula ou o Chavez doassem um .38 a bolivia para segurança publica, ia ter diversos araútos… Read more »

gerson carvalho

Caros amigos, É apenas o abrir dos olhos americanos, pois, viram que no oriente médio o negocio é dificil e não ta dando lucro e aqui na AL tudo é mais fácil a pobre Costa Rica que nem exercito tem! podia fazer o que? simplesmente nada, era melhor aprovar o projeto e ter o país invadido oficialmente de maneira pacífica. Agora eles (EUA) vão preparar a estratégia para invadir Cuba e a Venezuela isso é só uma questão de tempo. e ai neutralizar o Brasil como potência já que aqui tudo vai a passo de tartaruga, pois para comprar alguns… Read more »

gerson carvalho

Caros, Talvez fosse uma boa idéia repensar o projeto das “Barroso” e mandar fazer logo umas 12 em varios estaleiros para ter uma produção rápida, mesmo que não tenhamos acesso a equipamentos no estado da arte para equipa-las pelo menos teriamos alguma quantidade para cobria a costa e dá combate disuasório. Quanto aos caças acho que TT é otimo mais não é tudo, podiamos ter os caças para TT e comprar alguns SU de prateleira e claro comprar urgente alguns sistemas de defesa aérea.

Dalton

“Nem tanto ao mar nem tanto a terra” Algumas semanas atrás o blog reproduziu uma matéria de que o porta-avioes USS Harry Truman estaria indo reforçar o porta-avioes USS Eisenhower no Mar da Arabia. Eu mesmo postei aqui que tratava-se apenas de uma simples rotação como vem acontecendo há tempos e de fato o USS Eisenhower encontra-se agora a meio caminho de casa. O Blog não publicou esta matéria que é de conhecimento dos editores com certeza, provavelmente por falta de tempo mesmo, o que na minha opinião foi uma pena. Na época do terremoto que atingiu o Haiti, a… Read more »

Eduardo

o pessoal tá bem antiamericano hoje.
Esse recalque ideológico pode dar algum alívio psicológico mas não serve para fazer uma análise convincente da realidade.

Vitor

Bem, podiamos nos juntarmos aos “romanos” e dominar o resto da america latina. Porque ser boliavirianos quando podemos abraçar a liberdade. Que deus abençoe o Brasil, já que ele é brasileiro.

Marine

Dalton esta perdendo seu tempo amigo, esse pessoal ouve o que quer nao importando a realidade… Engracado e que eles so saem da caverna deles quando o blog coloca essas noticias sensacionalistas.

Soldier

Dalton disse: 16 de julho de 2010 às 11:58 “Nem tanto ao mar nem tanto a terra” Excelente post Dalton. É isso mesmo meu velho. [ Olá Marine! Anda sumido? =>Comentário. Pessoal, vamos com calma!!! Quer dizer que a turma do turbante “jogar 02 aviões” em prédios é apenas resposta de agressão? Por favor gente! Olha que comentário mais sem fundamento! Temos que nos lembrar que a América Central tem se tornado extremamente violenta devido ao narcotráfico que vem aumentando paulatinamente e com índices de violência sem prescedentes no México. E lembrem-se que ainda tem o perigo dos MARAS que… Read more »

Fábio Mayer

Pedro,

O Brasll doou helicopteros para a Bolívia e os EUA não disseram nada.

Eo Brasil trocou alguns tucanos por um Boeing paaguaio e igualmente, os EUA não disseram nada.

E doou um aviões de transporte ara o Equador, sem que os EUA dissessem nada.

Fábio Mayer

Gerson Carvalho,

De onde vc tirou essa idéia de invasão?
Se os EUA fossem invadir quem quer que seja na AL, começariam por Cuba…

Leandro Requena

Calma pessoal.

A bronca dos yankees não é com o Brasil.
Ela tem nome e sobrenome: HUGO CHAVES

Por isso as bases são na Costa Rica e na Colômbia.
Se o Chaves continuar fazendo graça, uma hora eles dão um corretivo nele.

Se o problema fosse com o Brasil, essas bases do exército yankee seriam no Paraguai e a 4ª frota ficaria estacionada no Uruguai.

Portanto o Brasil não precisa se preocupar com nada.

PS: Com Cuba os yankees não se preocupam mais. O “Comandante” já tá cumprindo hora extra. Assim que ele “embarcar”, a ditadura cubana vai pelo ralo.

Luiz R.

Vitor disse:
16 de julho de 2010 às 14:20

Creio que o Lobo Mal não dividiria a Chapeuzinho Vermelho com a Cuca.

Luiz R.

Como em Defesa Naval eu sou completamente ignorante, não vou falar nada.
Só entendo de “aviaumzinhu”.

Elizabeth

Algumas questões. 1) A violência urbana cuja raiz é o trafico de drogas é um programa de estado no Brasil? Resposta absoluta: É hoje um programa seriíssimo em todo o Brasil. Resposta política: É um problema dos estados cujas políticas de segurança publica são diferentes. 2) A Bolívia como grande produtor de drogas deveria receber mais pressão do Brasil para reforçar suas políticas anti-drogas? O Paraguai como porta de entrada de armas e escoamento de carros roubados bem como abrigo de foragidos deveria cooperar mais com o Brasil em torno de uma política mais efetiva de segurança na fronteira? Resposta… Read more »

aquino

eu concordo com hugo chaves a disculpa é sempre a mesma combate ao nacotrafico ja que orinta médio esta sem controle e o afeganistão nem si fala mas cade a oposiçaõ tucana que sempre critica lula por dar apoio a ira e chaves não vai falar nada é saõ puxassacos as guerras por agua e petroleo serão as proximas …

Vader

Boas novas, Tio Sam tah chegando cheio de “presentinhos”… 🙂

MWAHAHAHAHAHAHAHA!!!

Isso aí Tio Sam, pra cima desses bolivariecas fios douma purga!!! Essa é pro Daniel Ortega ficar com friaca na bacuera pro resto do seu governo, rsrsrs… Logo, logo Tio Samuca manda uma mensagem pra ele: “If you´re smart… dig, dig, dig…” 🙂

“Eh Hugo Chaves, pode esperar, a sua hora vai chegaaaaar”… 🙂

Pau neles!!! Big Stick no lombo da corja vermelhuxa!

E esse Obama “histórico” está me saindo melhor que a encomenda, hehehehe…

Harry

Caros site CMI Brasil – 04/03/2010 ” 70% da acetona usada na Colômbia e um terço do éter vêm dos EUA. Apesar de saber disso, a DEA não tomou nenhuma providência para combater o tráfico de acetona ou éter por parte dos americanos..” ” O EUA é o maior consumidor de cocaína no mundo e o principal produtor de maconha, incluindo as variedades transgênica, conhecida como “super-maconha” e sintética, que começou a circular em fevereiro deste ano com o nome K2. ” ” Nos EUA havia 5,3 milhões de consumidores de cocaína e seus derivados, como o “crack” ou “pedra”,… Read more »

Harry

Caros

os dados acima se baseia em relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Estupefacientes (JIFE), é a instância da Organização das Nações Unidas (ONU) que acompanha ocombate anti-drogas no plano internacional.

Harry

Caros

virou moda dizer ” blog coloca essas noticias sensacionalistas ” artificio usado por várias vertentes de pensamento quando foge ao controle, repito, controle da linha de raciocinio que se quer que prevaleça, a culpa é do blog = a culpa é dos editores.

Parabens pelo editorial.

Elizabeth

>>>>>>>>>” 70% da acetona usada na Colômbia e um terço do éter vêm dos EUA. Apesar de saber disso, a DEA não tomou nenhuma providência para combater o tráfico de acetona ou éter por parte dos americanos..” É a mesma coisa que dizer que 90 % dos avioes empregados pelos traficantes para escoamento da droga é de fabricação americana e o DEA não toma providencia para coibir esta situação. Uma estatistica inócua. >>>>>>>>>>” O EUA é o maior consumidor de cocaína no mundo e o principal produtor de maconha, incluindo as variedades transgênica, conhecida como “super-maconha” e sintética, que começou… Read more »

Harry

Cara Elizabeth esclarecendo como disse cito o site que sita como fonte o orgão da ONU quanto acetona e eter acho que os EUA não tem a obrigação de controla o comercio dos ditos, mais nos sim, como já o fazemos, pra desgosto existe o comércio ilegal e o exercito já faz milagres nas nossa fronteiras com o que dispõe de recursos. Evo, bem o Evo que se dane. Certamente que discurso, é só discurso, ele nada pode fazer, como manter Evo vai dizer aos traficantes que folha de coca é só pra masca, bem……bem como disse Evo que se… Read more »

aquino

os comentarios de harry me assusta parece mais um aliado dos americanos mas o combate ao narcotrafico tem que ser ploblema de cada pais naõ ´so dos eua nem prescisa esse aparato militar como porta avio~es ……