Kursk: dez anos depois um caso ainda por esclarecer

10

Os peritos reconhecem não estarem ainda esclarecidas as causas do afundamento do submarino nuclear Kursk, quando a Rússia se prepara para assinalar, na sexta feira, o décimo aniversário do acidente que provocou 118 mortos.

“A causa da explosão do torpedo no submarino nuclear Kursk continua por explicar”, declarou Igor Kudrin, capitão de mar e guerra, presidente do Clube de Tripulantes de Submarinos de São Petersburgo.

A catástrofe ocorreu no dia 12 de agosto de 2000 no Mar de Barents durante manobras navais.

FONTE: LUSA

COLABOROU: Leosg

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colt

Já faz 10 anos!?
Como passa o tempo!

Galileu

Não foi uma explosão de um torpedo do Kursk a causa??

Tem rasão colt, 10 anos já me lembro que eu tava no colegial ahahaha, era feliz e não sabia, agora to casado com 4 filho ¬¬

OW loco meu, brincadeira!! ahahaha

Antônio Salles

Minhas sinceras saudações aos valorosos marinheiros russos…

Antônio Salles

Galileu, sou mais surtudo que você; nunca me casei! rsrsrsrsrs!

shamba

pelo o que eu vi em um documentario o kursk foi afundado por um torpedo mk 48 americano em uma desastrada manobra naval das duas marinhas como e que pode morrer em um exercicio naval que pena que descancem em paz

FERNANDI ALVES

Muito triste, que descanse em paz seus tripulantes .

Luis Ferreira

Caro Shamba,

A Marinha Russa estava fazendo manobras militares na área do acidente, e a causa primária do acidente teria sido devido a detonação de um torpedo defeituoso no momento do disparo.

A Marinha Americana bem como a Russa acompanham as manobras militares uma da outra, porém as mesmas nunca entram em zonas próximas durante este tipo de exercício.

Claro que em momentos distintos já ocorreram choques entre submarinos nucleres das dus superpotências, mas foram casos muito distintos e não envolviam manobras de frota, como no caso do acidente que ocorreu com o Kursk.

Wagner

Foi um torpedo de peróxido de hidrogênio. Agora, porque ele explodiu, não se sabe.
Como dizem os russos nos desfiles da praça vermelha : Urraaaaa !!! – Em homenagem aos 118 marinheiros do Kursk.

Giordani RS

Puxa vida…uma década já…por isso que o Universo tem 16 bilhões de anos…o Tempo passa muito rápido…eu ainda tenho os recortes de jornais da época(mania de guardar porcarias…).
O que aconteceu foi a mais simples falta de manutenção e verbas para manter um mínimo de proficuidade profissional. Uma rússia falida e corrupta com armas atômicas…nao dá para desconsiderar a possibiliade de ter sido afundado pela US NAVY…ou até mesmo um impacto com um OSNI…já o tio chavez acha que foi um laser yankee disparado de uma plataforma lunar…

claudio (R J )

A versão mais aceita é que durante um exercício de lançamento de torpedos, a escotilha de comunicação entre o compartimento de torpedos e o centro de comando do sub estava aberta para diminuir o desconforto da tripulação (torpedos)quando do lançamento de torpedos (diferencial de pressão).

Aconteceu um disparo de motor e vazamento de combustível, o qual entrou em ignição, levando a explosão do torpedo no tubo o que acarretou a uma inundação praticamente instantânea do compartimento que se propagou ao centro de comando.

PS: Que os submarinistas do fórum me desculpem se utilizei termos incorretos.