Especial 94 anos da Aviação Naval: Esquadrão HS-1 (Esquadrão Guerreiro)

9

O primeiro Esquadrão de Helicóptero Anti-Submarino (HS-1), foi criado em 1965, e tem como missão principal a detecção, localização, acompanhamento e ataque a submarinos (ASW) e alvos de superfície(ASuW), contribuindo dessa maneira para a proteção de nossas Forças Navais.

Além de sua missão principal, o HS-1 também pode ser utilizado em outras missões secundárias tais como: transporte de tropas, evacuação aeromédica (EVAM), busca e salvamento (SAR), humanitárias, espotagem de tiro torpédico ou de foguetes, entre outras.

Para cumprir sua missão, o HS-1 dispõe de aeronaves Sea King SH-3A (Agusta SH-3D) e SH-3B (Sikorsky SH-3H), conhecidos como Guerreiros, que podem ser armadas com torpedos anti-submarino Mk.46, bombas de profundidade MK.9 ou mísseis Exocet (AM-39), usados contra alvos de superfície.

Configurado para transporte, pode levar até 24 passageiros ou 15 macas para evacuação aeromédica.

Em 2008 foram adquiridas 4 unidades, com opção para mais 2 helicópteros S-70B Sea Hawk, de um total que poderá chegar a 12 unidades.

O modelo adquirido pela MB é semelhante ao modelo Strikehawk (MH-60R) da US Navy, capaz de realizar missões ASuW e ASW , e receberam a designação de MH-16 Sea Hawk e as matrículas de N-3032 a N-3035.

Para missões ASuW utiliza seu radar AN ∕ APS-143(V) e mísseis AGM 119B Penguin MK2 MOD7 e para as missões ASW, utiliza o sonar AN ∕ AQS-18(V), torpedos MK.46 e cargas de profundidade.

Seu atual Comandante é o CF Claudio Grilli.

” AD ASTRA PER ASPERA”

(É Árduo o Caminho para os Astros)

FOTOS: Guilherme Wiltgen/Poder Naval

ILUSTRAÇÃO: MB

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

já estava na hora do Sea King dar baixa, após extensa folha corrida de serviços bem prestados. E substituído por um helicóptero à altura: o SeaHawk versão Romeo…nossa Marinha sempre com decisões corretas de obtenção de material. Parabéns à Marinha do Brasil.

Papagaio

Melhor Esquadrão da Marinha.
Imaginem o que era um SH-3 em 1970, quando as quatro primeiras aeronaves chegaram ao Brasil.
Até hoje o SH-3 é imponente e ainda é o maior helicóptero militar do país.
Primeiro Esquadrão de Helicópteros a voar IFR no Brasil.
Na sua principal missão, fica parado sobre o mar, arriando centenas de pés de um cabo com um sonar na ponta. Agora imaginem fazer isso a noite, sem ver nada ao redor, confiança total nos homens e na máquina.
Guerreiro SH-3 vai descansar, sendo substituído por outra aeronave a sua altura.
Abraços,

Erikson

Tive a oportunidade de conhecer um de perto o 3030 no museu da TAM, o bixo é bem maior do que eu imaginava, grande mesmo.

Zorann

Fico satisfeito de saber da aquisição de novos helicópteros, mas perguto:

Não seria viável a modernização dos SH-3? Não existem estoques de peças em grande quantidade, devido ao grande número de aeronaves fabricadas? Não seria interessante ter esta aeronave configurada para emprego geral, mesmo com a futura chegada dos Caracal?

Um abraço a todos…

Stalker

Poxa só 4 Strikehawks? somos um país de dimensões continentais e mais de 7.500 km de costa litoranea fora o pré-sal e vamos adquirir somente 4 helicópteros desses?já achava que os 12 Seakings eram insuficientes,quero ver esses 4 SHs…

Abçs!

Danilo

O SeaKing é uma aeronave robusta e com um design muito elegante, uma bela aeronave, ainda bem que será substituido por um guerreiro a sua altura o SeaHawk, parabéns marinha por mostrar como se faz escolhas acertadas apesar de pouco dinheiro para recompor seus esquadrões faz o melhor que pode com os recursos que pode ter.

Marine toujours en avance sur le Brésil !

marujo

Já se tem notícias de quando será exercida a opção de compra das duas unidades adicionais do Sea Hawk? Quando a primeira das unidades compradas chega ao Brasil|?

Wiltgen

Marujo,

Ainda não e a previsão é para início de 2012.

Abraços,

marujo

Obrigado por me responder, Wiltgen.