Home Aviação Naval Especial 94 anos da Aviação Naval: Esquadrão HS-1 (Esquadrão Guerreiro)

Especial 94 anos da Aviação Naval: Esquadrão HS-1 (Esquadrão Guerreiro)

409
9

O primeiro Esquadrão de Helicóptero Anti-Submarino (HS-1), foi criado em 1965, e tem como missão principal a detecção, localização, acompanhamento e ataque a submarinos (ASW) e alvos de superfície(ASuW), contribuindo dessa maneira para a proteção de nossas Forças Navais.

Além de sua missão principal, o HS-1 também pode ser utilizado em outras missões secundárias tais como: transporte de tropas, evacuação aeromédica (EVAM), busca e salvamento (SAR), humanitárias, espotagem de tiro torpédico ou de foguetes, entre outras.

Para cumprir sua missão, o HS-1 dispõe de aeronaves Sea King SH-3A (Agusta SH-3D) e SH-3B (Sikorsky SH-3H), conhecidos como Guerreiros, que podem ser armadas com torpedos anti-submarino Mk.46, bombas de profundidade MK.9 ou mísseis Exocet (AM-39), usados contra alvos de superfície.

Configurado para transporte, pode levar até 24 passageiros ou 15 macas para evacuação aeromédica.

Em 2008 foram adquiridas 4 unidades, com opção para mais 2 helicópteros S-70B Sea Hawk, de um total que poderá chegar a 12 unidades.

O modelo adquirido pela MB é semelhante ao modelo Strikehawk (MH-60R) da US Navy, capaz de realizar missões ASuW e ASW , e receberam a designação de MH-16 Sea Hawk e as matrículas de N-3032 a N-3035.

Para missões ASuW utiliza seu radar AN ∕ APS-143(V) e mísseis AGM 119B Penguin MK2 MOD7 e para as missões ASW, utiliza o sonar AN ∕ AQS-18(V), torpedos MK.46 e cargas de profundidade.

Seu atual Comandante é o CF Claudio Grilli.

” AD ASTRA PER ASPERA”

(É Árduo o Caminho para os Astros)

FOTOS: Guilherme Wiltgen/Poder Naval

ILUSTRAÇÃO: MB

9
Deixe um comentário

avatar
9 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
marujoWiltgenDaniloStalkerZorann Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Marcelo
Visitante
Marcelo

já estava na hora do Sea King dar baixa, após extensa folha corrida de serviços bem prestados. E substituído por um helicóptero à altura: o SeaHawk versão Romeo…nossa Marinha sempre com decisões corretas de obtenção de material. Parabéns à Marinha do Brasil.

Papagaio
Visitante
Papagaio

Melhor Esquadrão da Marinha.
Imaginem o que era um SH-3 em 1970, quando as quatro primeiras aeronaves chegaram ao Brasil.
Até hoje o SH-3 é imponente e ainda é o maior helicóptero militar do país.
Primeiro Esquadrão de Helicópteros a voar IFR no Brasil.
Na sua principal missão, fica parado sobre o mar, arriando centenas de pés de um cabo com um sonar na ponta. Agora imaginem fazer isso a noite, sem ver nada ao redor, confiança total nos homens e na máquina.
Guerreiro SH-3 vai descansar, sendo substituído por outra aeronave a sua altura.
Abraços,

Erikson
Visitante
Erikson

Tive a oportunidade de conhecer um de perto o 3030 no museu da TAM, o bixo é bem maior do que eu imaginava, grande mesmo.

Zorann
Visitante
Zorann

Fico satisfeito de saber da aquisição de novos helicópteros, mas perguto:

Não seria viável a modernização dos SH-3? Não existem estoques de peças em grande quantidade, devido ao grande número de aeronaves fabricadas? Não seria interessante ter esta aeronave configurada para emprego geral, mesmo com a futura chegada dos Caracal?

Um abraço a todos…

Stalker
Visitante
Stalker

Poxa só 4 Strikehawks? somos um país de dimensões continentais e mais de 7.500 km de costa litoranea fora o pré-sal e vamos adquirir somente 4 helicópteros desses?já achava que os 12 Seakings eram insuficientes,quero ver esses 4 SHs…

Abçs!

Danilo
Visitante
Danilo

O SeaKing é uma aeronave robusta e com um design muito elegante, uma bela aeronave, ainda bem que será substituido por um guerreiro a sua altura o SeaHawk, parabéns marinha por mostrar como se faz escolhas acertadas apesar de pouco dinheiro para recompor seus esquadrões faz o melhor que pode com os recursos que pode ter.

Marine toujours en avance sur le Brésil !

marujo
Visitante
marujo

Já se tem notícias de quando será exercida a opção de compra das duas unidades adicionais do Sea Hawk? Quando a primeira das unidades compradas chega ao Brasil|?

Wiltgen
Visitante

Marujo,

Ainda não e a previsão é para início de 2012.

Abraços,

marujo
Visitante
marujo

Obrigado por me responder, Wiltgen.