Especial 94 anos da Aviação Naval: Esquadrão HA-1 (Esquadrão Lince)

13

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) foi criado em 1978 com a missão de prover os meios aéreos do sistema de armas das fragatas classe “Niterói”, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo, assim como a capacidade de reação destes navios.

Ao HA-1 são também atribuídas missões de esclarecimento de área marítima, acompanhamento de alvos além do horizonte radar dos navios, busca e salvamento (SAR) e EVAM.

O HA-1 atualmente opera com 12 aeronaves Westland Super Lynx Mk-21A (AH-11A), sendo 7 novas e cinco remanescentes dos Sea Lynx Mk-21 (SAH-11), que sofreram atualização para a versão Super Lynx, na fábrica da Westland em Yeovil.

Com a chegada das novas aeronaves, a missão do Esquadrão foi ampliada para atender a todos os meios de superfície, com plataforma de pouso, da Esquadra.

Armamentos como torpedos anti-submarino (Mk-44 e 46), bombas de profundidade e os mísseis ar-superfície Sea Skua, fazem parte de sua configuração de combate.

Em 2008 foi assinado contrato com a empresa FLIR Systems INC. para a aquisição do sistema estabilizado multi-sensor de vigilância “FLIR” (Equipamento de Observação Infravermelho) SEA STAR SAFIRE III, a ser instalado nas aeronaves do HA-1, como parte do programa de modernização da frota dos AH-11A da MB.

Seu atual Comandante é o CF Fabio Muller Vidal.

“Invenire Hostem et Delere”

(Encontrar o Inimigo e Destruí-lo)

FOTOS: Guilherme Wiltgen/Poder Naval

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clêuber

Esse esquadrões é um dos poucos meios para combate, que efetivamente a MB possui como capacidade real de operação e ataque.
Será que essas aeronaves vão continuar a equípar as futuras escoltas da MB?
POdemos nos orglhar e dizer que esse esquadrão não deixa a desejar em nada ao padrão operativo da OTAN.

celso

Eu li ,a algum tempo que a MB iria adiquirir mais alguns exemplares de 2 maõ desta belonave ,mais não li mais nada sobre essa aquisição

Robson

Esta muito boa essa serie, estou curiso pra ver os falcões

Wilson Figueiredo

Celso, você está se referindo a aeronaves ou navios?

Tito

Pena que são poucos e começam a ficar ultrapassados (ainda não são), mas creio que seja o que a marinha tem de melhor em sua arma aérea.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

E que venha o AW159 Wildcat!

celso

Caro colega wilson ,falo sobre as aeronaves

Mauricio R.

Seria o caso de descontinuar seu uso e trocá-los pelos Seahawk, mas nas Niterói os helos não viram, sem uma ampla reforma no hangar e convoo.

Fábio

“O HA-1 atualmente opera com 12 aeronaves Westland Super Lynx Mk-21A (AH-11A)”, São 12 mas nao sao todas em condições de voar hj, menos da metade.
Não se prevê na Marinha aquisição de novos Lynx nem usados.
Os helicópteros dos navios de escolta será o SeaHawk.
Sendo assim parece q os Lynxs irão morrer junto com a Classe Niterói.

celso

Caro colega ,acho dificil o super linx ,deixar de exixtir, qdo as niterois forem baixadas ,porque não existe ainda um elicoptero tam completo como este para as funções de alerta das Fragatas ,e sertamente não sera o Sea hawk ,que fara esse papel ,pelo seu peso e os tipos de sensores e misseis que hoje a MB possui ,e vira a posuir ,ou voce acha os Eua vam deixar agente usas missseis Pegim ,acho que e asim que se escreve em aeronaves vendidas por eles, ou o missel Sul Africano

Fábio

Bom Celso, são exatamente os SeaHawks q irão render os Lynxs na Marinha, não é especulação. E os mísseis Penguin não só foram autorizados pelos EUA ao Brasil, já foram adquiridos pela Marinha.
Nesse Blog mesmo teve um notícia sobre isso, leia “Penguin para MB”.
E pode acreditar, os SeaHawks são tão completos quanto os Lynxs, mas com o tamanho maior.

W@sh

Adelante Bravos Linces. 1000 anos de vida a quem teve o prazer de voar esta aeronave !!!
Sinto muito orgulho de ter sido membro deste Esquadrão.

Wiltgen

Fabio,

Por enquanto é só especulação sim, existe uma linha de pensamento dentro da MB tendendo para isso, mas não tem nada definido, mesmo porque esta decisão só poderá ser tomada após a definição da futura escolta.

Antes disto acontecer, não é possível afirmar a escolha deste ou daquele helicóptero para substituir o Super Lynx.

Abraços