Especial 94 anos da Aviação Naval: Esquadrão HU-2 (Esquadrão Pégasus)

9

O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (Esqd HU-2) foi criado em 1986 e dispõe das aeronaves UH-14 Super Puma (Pégasus), estando capacitado para as mais diversas missões, principalmente transporte de tropa, esclarecimento marítimo, lançamento de pára-quedistas e de mergulhadores de combate, guarda de aeronaves no NAe São Paulo (Pedro) e operações de Busca e Salvamento (SAR).

Em 2008, o Ministério da Defesa assinou com a Helibras um contrato para construção de 50 helicópteros EC-725 Super Cougar (Caracal).

Serão destinadas 16 aeronaves para a Marinha do Brasil, sendo 08 unidades designadas UH-15 Super Cougar, com capacidade de realizar missões de esclarecimento, SAR, apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais e 08 unidades designadas UH-15A Super Cougar, com capacidade de realizar esclarecimento e ataque em missões de guerra de superfície (ASuW), missões de Combate SAR (C-SAR), Busca e Salvamento (SAR), apoio às Operações Anfíbias, Operações Especiais e Guerra Eletrônica.

Seu atual Comandante é o CF Paulo Renato Rohwer Santos.

“IN ALIS VIS ET VIRTUS!”

(Nas Asas a Força e a Virtude!)

FOTOS: Guilherme Wiltgen/Poder Naval e MB

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis

Esse é o melhor esquadrão de helicopteros da marinha do brasil, e com a chegada das novas aeronaves vai ficar melhor ainda!!!!!!!! viva o HU-2

brasilllllllllll

Marcelo M

Então se o UH-15A irá executar ataque ASUW podemos prever que será dotado com o Exocet? mantendo esta capacidade de helis com mísseis ar- superfície de longo alcance na MB, uma vez que os Sea king serão retirados e os Sea Hawk operam apenas com o penguin, de menor alcence, ficaríamos sem esta capacidade.
MM

Luiz Padilha

Só está faltando o Flir e os flutuadores.

João Gabriel

Muito bom esse esquadrão,com esses “Super Cougar” vindo ,aumentará bastante a capacidade operacional da unidade,sobretudo no tocante ao apoio aos FNs…mas ainda assim acho que é necessario uma criação de uma unidade mais específica ,dedicada somente ao apoio das tropas anfíbias com helicópteros de ataque ,reconhecimento,assalto e transporte pesado….

Abraços

Samuel Henrique

Como a MB e o Governo Federal pretendem expandir o CFN em mais uma divisão anfibia, gostaria de ver, nem que seja um esquadrão apenas, alguns desses “Caracal” com a camuflagem de guerra do FN! Aeronaves que atendem a diversas unidades de uma vez, nem sempre estão disponiveis para quem realmente precisa, quando realmente se precisa deles! Seria bom a MB começar a pensar em unidades esclusivas para operações anfibias e separar o que é de “Naval” e o que é de “Marujo”!!!! Uma boa idéia, seria repassar os Super Pumas e os Cougar para o FN e deixar os… Read more »

Mauricio R.

“…e os Sea Hawk operam apenas com o penguin, de menor alcence,…”

Os Penguin ao contrário do Exocet, operam silentes, uma vez que são quiados por I2R.
Então apesar do menor alcance, são outro tipo de capacidade agregada á Aviação Naval da MB.

ezeca

afinal quando chega o primeiro fabricado na frança
jatem data oficial

Wiltgen

Ezeca,

Ainda não, mas pode acontecer uma entrega simbólica até o final deste ano, mas a previsão é de março de 2011.

Abraços,

SantaCatarinaBR

SantaCatarinaBR – Presidente da Helibras fala sobre EC 725 e Transferência de Tecnologia

Reportegem exibida dia 15/07/2010 no TV ESTADÃO, o presidente da Helibras Eduardo Marson Ferreira fala sobre o helicoptero EC 725 e sobre como está sendo feita a Transferência de Tecnologia.

Grupo começa a entregar em dezembro os 50 helicópteros pesados Super Cougar, de tecnologia francesa, comprados pelo Ministério da Defesa