Marinha comemora a Independência do Brasil no mar, no ar e em terra

27

No dia 7 de setembro, a Marinha se fará presente no mar, no ar e em terra para abrilhantar a comemoração da Independência do Brasil, data magna para nosso País, e convida a sociedade para prestigiar com sua presença o Desfile Naval a ser realizado na orla do Rio de Janeiro.

Além da tradicional Parada Militar na Avenida Presidente Vargas, quando cerca de 2.400 Marinheiros e Fuzileiros Navais estarão desfilando, Navios e Aeronaves da Marinha realizarão um Desfile Naval pela orla carioca, iniciando na Barra da Tijuca, cerca de 9h, passando pelo Forte de Copacabana, por volta de 11h, e adentrando à Baía da Guanabara às 11h30.

Participarão do evento as Fragatas “Independência”, “Constituição” e “Bosísio”, o Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, o Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”, o Navio Oceanográfico “Antares”, o Rebocador de Alto-Mar “Guillobel”, o Navio-Patrulha “Guajará”, o Submarino “Tupi” e o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, totalizando 10 navios. Além disso, 5 aeronaves subordinadas à Força Aeronaval cruzarão os céus do Rio de Janeiro. O contingente no mar será de cerca de 1.000 militares.

O mar foi nossa via de descobrimento, de colonização, de invasões e de consolidação da Independência. Do ponto de vista econômico, 95% de todo o comércio exterior brasileiro são transportados por via marítima. Ademais, 85% do petróleo nacional são extraídos do subsolo marinho, num total de 1,6 milhões de barris por dia que, ao ano, somam cerca de US$ 35 bilhões. Cabe à Marinha do Brasil defender os interesses da nação no mar e, ali, garantir a integridade e a soberania, assegurando ao País o direito ao uso econômico e estratégico da nossa Amazônia Azul.

A participação dos meios navais e aeronavais nos festejos alusivos ao dia da Independência é uma grande oportunidade para uma maior aproximação e integração da Sociedade Brasileira com a Marinha do Brasil, ao mesmo tempo em que realça a importância de uma Marinha forte trabalhando para proteger os interesses nacionais.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Tá muito linda!

Victor

Uma pena a NAe São Paulo ainda não estar pronta

fábio

Tá fora do assunto mas é importante! Brasil amplia 960 mil km2 a nossa fronteira maritima do pré-sal sem “aval ” da ONU. Pessoalmente, acho isso correto, poís aumenta a fronteira marítima da nossa pátria. Mas……………… e as potências centrais com grande poder e capacidade militar naval não questionarão isso? E se questionarem, o que faremos? Acho que podemos tratar de comprar, fabricar, arrendar, etc e etc um monte de navios de combate de primeira linha e de um monte, mas um monte mesmo de submarinos, de preferência nucleares porque muito em breve precisaremos disso. Muito em breve teremos “barulho”… Read more »

Sopa

Off-Topic

Galante, creia uma post sobre isso, que vai dar pano pra manga!!

“Brasil amplia 960 mil km2 a nossa fronteira maritima do pré-sal sem “aval ” da ONU.”

MVMB

Pq só militar “comemora” o dia da patria?

Sera pq não podem reclamar de perder o feriadão, nem recebem horas-extras…..

Aqui, 7 de setembro é para encher a cara de cerva e escutar o pagode/funk.

lucio da silva moraes

salve ! salve ! salve ! terra amada´´ BRASIL´´ salve ! salve ! salve ! ´´ MARINHA DO BRASIL ( 7 DE SETEMBRO DIA DA INDEPENDÉNCIA DO BRASIL ) salve ! a fragata ´´ F 44 INDEPENDÉNCIA ´´

lucio da silva moraes

FOTO LINDA DA FRAGATA F 44

Fernandi alves da silva

O Brasil vai pagar um preço muito caro por dar as costa para as suas FAA , Vamos demora muito, até atingir um padrão aceitável de defesa quem viver verá . Quanto ao 7/set para quem desfilou como eu foi uma grande emoção tenho saudades, infelizmente o povo brasileiro vira as costas para essa data, tendo ela somente como mais um feriadão, a idéia da Marinha é muito boa com o tempo os mais jovens vão gosta e prestigiar.

Elizabeth

Já que o tema é independência é bom olhar pra este navio e ver itens como o, Jammer ET/SLQ-2X, MAGE, Despistadores de mísseis, Sinconta, válvulas TWT dos radares de direção de tiro entre outros itens nacionais do programa Modfrag. Triste é saber que não prosseguimos com o desenvolvimento continuado destas tecnologias. Que nossa visão de independência tecnológica é colocar bilhões de dólares nas mãos de franceses, italianos, ingleses a troco de promessas de tecnologia de ponta. Quando na verdade o caminho para uma real independência tecnológica é o desenvolvimento continuo e gradual de projetos locais sem sonhos mirabolantes de grandeza… Read more »

Eduardo

Sopa e Fabio, leiam isto:

http://www.anovademocracia.com.br/no-55/2311-as-fronteiras-maritimas-e-a-guerra-que-se-esboca

Depois de ler, vcs acham que os EUA respeitariam algum tratado sobre o mar??

Voltando ao assunto, esta muito linda a Independência!

CosmeBR

Feliz dia da Independência! Parabéns Brasil!!!

Brasil Acima de Tudo!!!!!!!!!

Nick

Cara Elizabeth, seu comentário como sempre, bem sensato.

Independência? vai demorar por aqui.

[]’s

ps: Está faltando um SeaRAM nas Niterói….

Fábio Mayer

Sempre digo que o Brasil é um país, mas não uma nação. Porque se nação fosse, o brasileiro não se orgulharia do país onde vive apenas em tempo de Copa do Mundo. Onde estão aqueles IDIOTAS que em julho passado desfilavam com bandeiras, camisetas amarelas e vuvuzelas, aporrinhando a vida de todo mundo. Onde estão os patriotas de ocasião, palermas, safados e vagabundos que só dizem amar o lugar onde vivem se não tiverem que fazer nada para o progresso dele? Sinceramente, tenho nojo de uma boa parte do povo brasileiro. E por isso é que valorizo o senso de… Read more »

MVMB

Comentário muito pertinente, Elizabeth. Um dos problemas é que as coisas no Brasil acontecem em “saltos”, ou seja, fica-se decadas sem investimento e acha-se que, devido a uma situação conjuntural favoravel, em 5 anos resolvemos tudo. Não vou entrar no merito das politicas e politicos até mesmo pq não tem merito nenhum neles. Sou favoravel a caminharmos em 2 linhas: adquirindo os melhores meios e sistemas no exterior e, desenvolvermos os nossos (copiar). Engenharia reversa está ai pra isso. Por fim, as universidades brasikleiras tem muitos estudos e soluções para os problemas e desenvolvimentos das FAA. Parece que eles ainda… Read more »

Alexandre L

Gosto de assuntos relacionados ao militarismo! Mas, esse tipo de comemoração militar na minha opinião é anacronico! Nós brasileiros deveriamos era exigir que no 7 de setembro tivesse uma votação (como plebiscito) para que pudessemos avaliar se o congresso está trabalhando pela nação ou não! Fica meu sonho utópico!

Michel Lineker

Fábio Mayer disse:
7 de setembro de 2010 às 9:59

Concordo plenamente e se me permitir assino em baixo!

Mauricio R.

Bela foto de uma classe Niterói Mod.
O “barril” em cima da pte é o Defensor???
E esse Boroc??? Dá baixa no serviço e libera o espaço p/ algum RAM ou tá difícil???

Wagner

Parabéns a Marinha !

Biel

O desfile naval é o melhor de todos

artur rv

salve,salve a fragata bosisio

Sopa

Eduardo disse:
7 de setembro de 2010 às 2:05

Te digo que vai dar M………..rda!!!!

zarata

esse desfile desse ano foi muito bom em SP ate desfilou um barco que grande esforço da MB bravo zulu.

RtadeuR

Queremos saber coisas dos Fuzileiros Navais do Brasil da Marinha do Brasil.
Eta tropa esquecida.
Equipamentos antigos e novos, planos de aquisições, Batalhões , manobras, e lógico fotos dos desfiles.
Obrigado.

Victor

O Desfile Naval foi maravilhoso captei umas fotos com meu equipamento, uma recordação memorável.

Cor Tau

Devemos ser a mudança que queremos ver……………..

GUPPY

Estas Fragatas Classe Niterói são lindas demais. Não sairão da memória de quem já esteve à bordo.
Ratifico integralmente as palavras da Elizabeth no seu comentário mais acima.

Abs

GUPPY

Parabéns ao Poder Naval pela Bandeira Brasileira colocada no alto à direita. Ficou muito bonito e acho até que deveria permanecer, ainda que fosse noutro lugar da página.
Abraços