Por Marcelo Sá

O treinamento de solda do Estaleiro Eisa tem preparado e qualificado soldadores para atender aos mais exigentes procedimentos da ABS e Lloyd’s para os trabalhos nas linhas de painelização e montagem de blocos na carreira, dos diversos navios feitos pelo estaleiro.

O treinamento de solda do Eisa tem por filosofia preparar os soldadores para todas as áreas de produção, qualificar a mão de obra e fazer procedimentos de classificadoras, além de contribuir efetivamente com as contratações de soldadores, esmerilhadores e maçariqueiros. O treinamento do Eisa conta com cabines para soldagem preparadas para funcionar, simultaneamente para treinamento, qualificação e teste de admissão, como também para suporte para fazer testes nas seguintes posições: Plano, Horizontal, Vertical e sobre cabeça, com juntas de ângulo e topo.

A instalação conta também com treinamento e teste para esmerilhadores, maçariqueiros e desempenadores, onde são aproveitadas as chapas cortadas para a confecção de corpos de prova para novos treinamentos de soldadores.

Para que o Estaleiro Ilha S/A possa manter e superar a qualidade da solda já existente, os candidatos a soldadores devem apresentar carteira de trabalho com, no mínino, dois anos de experiência comprovada em soldagem MIG-MAG, passando ainda, por um processo seletivo, com critérios pré-estabelecidos, de três posições de soldagem.

Após a seleção dos soldadores, eles são enviados para as cabines e prestam os exames conforme sua categoria e os corpos de prova são prontamente levados para um técnico em visual, para a primeira análise e se necessário, são encaminhados para o RX e Ultra Som, saindo então o laudo final para a contratação.

O Eisa atualmente conta com uma inovação na área de soldagem que foi desenvolvida por uma colaboradora integrante do corpo técnico de treinamento da empresa. É um dispositivo articulado para utilização na KOIKE, que facilita o posicionamento da tocha e dá ao soldador a opção de regular o ângulo e a extensão do braço que sustenta a tocha, permitindo não só o posicionamento e ângulo de soldagem, como também o corte de chapas de diversas maneiras.

É notável e de fácil percepção que a solda semi-automática e automática possuem muita versatilidade em suas aplicações com variadas espessuras, podendo ser usadas em todas as posições. Apresentam uma elevadíssima taxa de produtividade que as tornam uma alternativa imprescindível.

Durante o ano, as contratações de soldadores são feitas de janeiro a setembro, com uma redução até dezembro, mas as contratações em caráter de reposição estão sendo feitas durante o ano todo, para soldadores MIG-MAG e chapeadores.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colt

Me lembrou uma reportagem que li na RFA, uma entrevista, o piloto ao pousar numa pista alagada na Amazônia, teve a porta do trem de pouso do C-130 quebrada.
Um dos moradores era soldador e consertou a porta quebrada.
Qdo voltou ao Rio, o avião foi inspecionado pelo pessoal técnico de manutenção. A solda era perfeita, não precisava de mais nada.
Boa técnica, com resultado.

Ricardo_MGA

Torço para que em breve a nossa industria naval possa fazer os Navios de nossa Armada.

Clésio Luiz

Eu ainda lembro da minha primeira aula de solda elétrica no curso de mecânica no Cefet-PB. Olhando o professor fazendo uma solda eu pensava: “ah, isso é moleza”. Nem preciso dizer que quebrei a cara… Você tem que ter uma mão muito boa para a solda sair bem feita.

Pedro Mota

Eisa, tá se instalando aqui em Alagoas. Eisa-Alagoas. Vamos fazer navios para a Petrobras. Talvez seja o maior da américa latina(isso que falam…).

ABraços.

wellington

Eu queria saber como um cara que acabou de fazer um curso de solda faz,pra arrumar uma vaga,se em todos os lugares que eu vou pedem experiencia ?

carlos eduardo sampaio

bom dia so um comentario eu terminei de fazer o curso de mig mag meu sonho e trabalhar nesses tipos de construção mais como eu posso fazer parte desse projeto se nunca tenho uma chance de mostrar meu trabalho assin e dificil de realizar um sonho sera que alquem pode me responder essa pergunta acho que não ne e muito dificil ter quen indique.

Noendes Moreira Conceição

Meu pai Roberto Gomes Conceição trabalhava no estaleiro eisa. A 15 anos nao temos contato e procuro por ele incessantemente. Peço a ajuda de algum de vocês que verem esse comentário meu nome é Noendes Moreira Conceição. Me ajudem por favor. Desde ja agradeço pela ajuda.