No dia 24 de janeiro, foi realizada a passagem do cargo de Comandante do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), no Hangar Almirante-de-Esquadra José Maria do Amaral Oliveira.

A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Liseo Zampronio, e contou com a presença de várias autoridades civis e militares.

O Capitão-de-Fragata Alberto Barbosa Nascimento passou o comando do HU-1 e agora regressa ao Rio de Janeiro para servir na Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM).

Assume o HU-1 o Capitão-de-Fragata José Vicente de Alvarenga Filho, que regressa a São Pedro da Aldeia após 4 anos no Rio de Janeiro, quando serviu na Escola de Guerra Naval e no NAe  São Paulo.

O HU-1 foi a primeira unidade aérea de asa rotativa da Marinha do Brasil, sendo criada em 1961. O esquadrão possui um vasto leque de tarefas que incluem apoio aos navios e aos Fuzileiros Navais. Sua frota é composta por aeronaves Esquilo Mono e Bimotor (UH-12 e 13).

Os helicópteros do HU-1 são empregados em tarefas de ligação e observação, esclarecimento, lançamento de pára-quedistas e de mergulhadores de combate, transporte de tropa, serviços hidrográficos, guarda de aeronaves em porta-aviões, busca e salvamento, apoio às atividades no Continente Antártico, além de apoio humanitário, como recentemente aconteceu em Nova Friburgo.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments