A12 18-11-09 1

DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA

Comunicações por satélite na Marinha do Brasil – Dando continuidade ao Plano de Desenvolvimento e de Implantação do Sistema de Comunicações Militares por Satélite ( PDI – SISCOMIS), foi concluída com sucesso a substituição da Estação Móvel Naval (EMN), na banda X do NAe São Paulo, devolvendo ao navio a capacidade de comunicações por satélite em banda larga, com alto desempenho e disponibilidade.  A nova EMN do Capitânia da Esquadra opera com 2 antenas giroestabilizadas de última geração, que se revesam na transmissão de voz e dados, proporcionando ao navio, mesmo em deslocamento, acesso aos sistemas corporativos da Marimha do Brasil, à Intranet, à Internet, além da realização de chamadas telefônicas para a RETELMA, SISCOMIS e rede pública ( local, celular, DDD e DDI), contribuindo para o êxito de suas atividades operativas.

Também com recursos do MD, foi criada uma rede operacional no navio, segregada da rede administrativa, com instalação  de equipamento de videoconferência e telefonia IP. A antiga EMN, integrante da primeira geração de Estações Táticas do SISCOMIS, foi originalmente instalada no ex-NAel Minas Gerais, onde operou de 1999 até 2001, tendo sido posteriormente transferida para o NAe São Paulo. Ressalto a importância da participação  do  CRepSupEspCFN e do  CMS na execução das diversas etapas da instalação, coordenadas por esta Diretoria Especializada, cuja presteza e desempenho foram essenciais à prontificação do sistema.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cinquini

Parabens a MB por mais essa vitória!
Só uma dúvida, o satélite brasileiro responsável pelas transmissões da Banda X não foi aquele que foi “vendido” junto com a Embratel quando da sua privataria feito pelo FHC??? Reza a lenda que para usar o nosso radar, construído com o nosso dinheiro, o governo precisa pagar a mensalidade…

Ai FHC… pq tu não foi governar a Argentina???

Observador

Não é bem assim… Primeiro, preciso dizer que não sou tucano e nem simpatizo com o FHC, que para mim é um pedante. Como o último ex-presidente. O grande erro da privatização foi não ter dado prioridade na compra das ações ao povo, como as empresas eram públicas, a prioridade na compra devia ser de todos os brasileiros. Sobre a história dos satélites, pelo que sei, na época da privatização, a Embratel tinha o satélite Brasilsat, o qual no fim de sua vida útil, foi substituído após a privatização pela Telmex (que comprou a Embratel) pelos C1 E C2. Se… Read more »