Em discurso, Evo volta a reivindicar saída para o Mar

5

 

bolivia

O presidente Evo Morales reafirmou hoje que a Bolívia irá aos organismos internacionais para resolver o conflito marítimo com o Chile, mas sem abandonar o diálogo bilateral.

Ao participar no ato do 182º aniversário do Comando em Chefe das Forças Armadas Bolivianas (FAB), Morales afirmou que a carência de uma saída soberana ao oceano Pacífico, perdida em uma guerra com o Chile em 1879, causa prejuízos econômicos milionários à nação andina.

Ele lembrou que o Tratado de 1904 não garantiu a paz entre ambos os países, como declarou recentemente o presidente chileno, Sebastián Piñera.

Nesse sentido, apontou que o Chile se dedicou ao armamentismo militar e não escutou as demandas da Bolívia que pede uma saída soberana ao mar.

O direito internacional se funda em princípios de igualdade, justiça e equivalência, e não de hegemonia e imposições, sentenciou.

Morales criticou as afirmações de Piñera que afirmou que a decisão da Bolívia de ir aos tribunais internacionais põe em risco o diálogo.

Por isso, recordou que quando o governo boliviano tem solicitado reuniões formais com propostas claras e concretas, não teve sua petição atendida.

Ele também fez um chamado ao governo de Santiago a que apresente uma proposta concreta no marco da Organização de Estados Americanos (OEA) para iniciar as negociações pertinentes a fim de que a Bolívia recupere sua saída soberana ao oceano Pacífico.

O presidente de origem aimara lembrou que o Chile foi a tribunais internacionais em várias ocasiões, a fim de resolver conflitos com alguns de seus vizinhos.

Assim mesmo aproveitou a oportunidade para saudar o povo chileno e acrescentou que movimentos sociais e indígenas dessa nação são partidários de uma solução imediata do conflito.

No último dia 23 de março, no ato central pela comemoração dos 132 anos da perda do acesso marítimo, Morales anunciou que seu país irá aos tribunais e organismos internacionais para cumprir sua demanda.

Para isso, o Executivo determinou a criação da Direção de Estratégia Marítima, entidade encarregada de viabilizar os trâmites correspondentes.

A Bolívia perdeu sua costa de 400 quilômetros sobre o Pacífico e um total de 120 mil quilômetros quadrados de terras na chamada Guerra do Pacífico contra o Chile.

Durante o ato do aniversário do Comando das FAB reconheceram-se a instituições, personalidades e oficiais que com seu trabalho contribuem com o desenvolvimento da Bolívia, entre eles a brigada médica cubana que trabalha na nação andina desde 2006.

FONTE: Prensa Latina (Cuba)

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Cuidado Chile, que o Evo vai ocupar alguma praia de vcs!!!

GUPPY

Maricio R. no coment acima:

‘Cuidado Chile, que o Evo vai ocupar alguma praia de vcs!!!’

Cuidado Bolívia, o Chile poderá ter o seu território ampliado às tuas custas!!! Deixaria a configuração “Marco Maciel”.

Vader

Coitada da Bolívia. A reivindicação até é justa, mas não vai rolar nunca. O Chile jamais abrirá mão da área conquistada aos bolivianos e peruanos. Se a coisa é uma questão nacional para os bolivianos, também o é para os chilenos. Quem conhece um pouco da história da Guerra do Pacífico sabe que por muito pouco o Chile não se viu completamente cercado por seus vizinhos. Na ocasião foi, por ironia histórica, a Argentina que “salvou” o Chile, ao se recusar a compor a aliança com peruanos e bolivianos. Lutando contra seus três vizinhos, dificilmente o Chile teria vencido o… Read more »

giordani1974

“Vader disse: 27 de maio de 2011 às 15:35 Coitada da Bolívia. A reivindicação até é justa…” Eu diria mais meu nobre Lord das Trevas, isso tudo faz parte daquele nacionalismo bolivariano, que aqui em terra brasilis, muito se combate, mas que é ferramenta destes governicos…quem sabe também vão querer devolver o cavalo e levar o acre de volta…daqui há pouco o paraguai também vai querer a sua saída para o mar e suas terras…e por aí vai…mas se for assim, vamos recuperar a Cisplanita… Isso é o mesmo que Israel devolver aquilo que conquistou a quem lhe agrediu… Mas… Read more »

MO

Giordani

acho que bovivatiense é meio diferente de bolivieco, ms pode ser impressao minha