Chile alerta Bolívia que está pronto para defender soberania

5

O Chile advertiu à Bolívia na segunda-feira que suas Forças Armadas estão preparadas para defender a soberania do país, depois que o governo boliviano manifestou sua intenção de buscar uma entidade internacional para iniciar uma negociação para conseguir uma saída para o mar.

O ministro da Defesa chileno, Andrés Allamand, disse que seu país está de olho nas pretensões do presidente boliviano, Evo Morales, que citou recentemente diversas resoluções da Organização dos Estados Americanos (OEA) que afirmam, desde 1979, que a exigência marítima da Bolívia é de interesse continental.

“Quero mostrar que os cidadãos e os chilenos, em particular, devem encarar estas iniciativas bolivianas com total tranquilidade”, assegurou o ministro de Defesa chileno.

Falando na capital chilena, Santiago, o ministro afirmou que essa discussão já foi resolvida por um tratado em 1904, que delimitou as fronteiras atuais entre os dois países, após uma guerra em 1879, na qual a Bolívia perdeu parte de seu território, incluindo seu acesso soberano ao mar.

“(O Chile) é um país que tem do seu lado todo o amparo do direito internacional e, por último, tem Forças Armadas prestigiadas, profissionais e preparadas, que estão em condições de defender os tratados internacionais e proteger adequadamente a soberania e a integridade territorial”, afirmou Allamand.

Alguns dias atrás, Morales pediu para que o Chile apresente uma proposta concreta baseada nas resoluções da OEA para iniciar formalmente um processo de negociação, já que, pelo contrário, advertiu, apresentará “oportunamente” uma demanda no Tribunal de Haia.

Os dois países não têm relações diplomáticas desde 1978, quando uma negociação sobre a reivindicação boliviana pelo acesso marítimo fracassou.

FONTE: Reuters

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Poderiam negociar um corredor, para a Bolivia usar uma estrada e um porto, e paga uma taxa. Pronto.

Mauricio R.

Esse Evo, vai achando que o Chile é o Brasil, vai.

BRUNO RICARDO

Não adiantaria Wagner, o Evo quer uma parte soberana…

GUPPY

O problema é o Peru novamente se envolver. Qual dos dois candidatos à presidência do Peru representa mais perigo, digo, tem um potencial mais beligerante para querer reeditar o conflito de 1879? Quanto à Argentina, creio que no momento não tem condições de se envolver em nada.

Abs

LuppusFurius

Que o Evo não pense que está lidando com o Brasil do Camarada Lula, que rouba poços de gás e refinaria e fica tudo bem, vai tomar pau!!!