Home Aviação Naval Força Aeronaval comemora 146 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Força Aeronaval comemora 146 anos da Batalha Naval do Riachuelo

304
1

O Comando da Força Aeronaval realizou no dia 09 de junho a cerimônia alusiva ao 146º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha.

Durante a cerimônia militar, presidida pelo Comandante da Força Aeronaval Contra-Almirante Liseo Zampronio, foram efetuadas as leituras da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e da Mensagem da Presidenta da República, alusivas ao aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. Ocorreram ainda, durante a cerimônia, a oposição das Medalhas Mérito Militar e Mérito Marinheiro aos militares agraciados que servem no Complexo Aeronaval, e o desfile da Companhia de Honra.

Participaram, também, da cerimônia, diversas autoridades civis e militares, além de convidados e estudantes da Escola Almirante Carneiro Ribeiro (EACR).

Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo, comemorada anualmente pela Marinha, é considerada um dos maiores triunfos das Forças Armadas do Brasil.

É tida, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870), que tinha a iniciativa na guerra, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, invertendo a situação. A data presta homenagem ao Almirante Barroso e aos militares que participaram do conflito Naval.

O desfecho da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no dia 11 de junho de 1865, representa uma das vitórias mais relevantes da História Militar do Brasil, tornando-se, assim, um dos principais eventos a serem rememorados.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner
Wagner
9 anos atrás

KKKKK não veio UM para comentar isso !! kkkk !!

Qualquer coisinha no meio dos EUA, Europa, Rússia ou China estamos nos quebrando nos comentarios e aqui não apareceu um unico interessado !!

éé, a coisa tá feia…

uma reportagem sobre a China passa de 30 comentarios, uma reportagem sobre o cerimonial da marinha só aparece um, eu mesmo, para ressaltar que não veio mais ninguem !! KKKK !!!

A MB deveria mandar meia duzia de marinheiros , pagar as inscrições no blog, para que comentem essas cerimonias…

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!!!!!!!!!!

🙂