Força Aeronaval comemora 146 anos da Batalha Naval do Riachuelo

1

O Comando da Força Aeronaval realizou no dia 09 de junho a cerimônia alusiva ao 146º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha.

Durante a cerimônia militar, presidida pelo Comandante da Força Aeronaval Contra-Almirante Liseo Zampronio, foram efetuadas as leituras da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e da Mensagem da Presidenta da República, alusivas ao aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. Ocorreram ainda, durante a cerimônia, a oposição das Medalhas Mérito Militar e Mérito Marinheiro aos militares agraciados que servem no Complexo Aeronaval, e o desfile da Companhia de Honra.

Participaram, também, da cerimônia, diversas autoridades civis e militares, além de convidados e estudantes da Escola Almirante Carneiro Ribeiro (EACR).

Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo, comemorada anualmente pela Marinha, é considerada um dos maiores triunfos das Forças Armadas do Brasil.

É tida, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870), que tinha a iniciativa na guerra, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, invertendo a situação. A data presta homenagem ao Almirante Barroso e aos militares que participaram do conflito Naval.

O desfecho da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no dia 11 de junho de 1865, representa uma das vitórias mais relevantes da História Militar do Brasil, tornando-se, assim, um dos principais eventos a serem rememorados.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

KKKKK não veio UM para comentar isso !! kkkk !!

Qualquer coisinha no meio dos EUA, Europa, Rússia ou China estamos nos quebrando nos comentarios e aqui não apareceu um unico interessado !!

éé, a coisa tá feia…

uma reportagem sobre a China passa de 30 comentarios, uma reportagem sobre o cerimonial da marinha só aparece um, eu mesmo, para ressaltar que não veio mais ninguem !! KKKK !!!

A MB deveria mandar meia duzia de marinheiros , pagar as inscrições no blog, para que comentem essas cerimonias…

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!!!!!!!!!!

🙂