Porta-aviões chinês deixa o porto pela primeira vez para provas de mar

0

A agência de notícias Xinhua informou que o porta-aviões chinês (ex-Varyag) deixou o porto de Dalian hoje pela manhã (10/8) pela primeira vez, para início das provas de mar.

Cronologia do primeiro porta-aviões chinês

  • 1992: a União Soviética interrompeu a construção do Varyag, um porta-aviões da classe Kuznetsov, que estava 60 por cento completo. O navio foi transferido mais tarde para a Ucrânia.
  • Abril de 1998: a Ucrânia coloca o Varyag para o leilão. A Agência de Viagens chinesa Chong Lot adquire o navio por US $ 20 milhões para usar como “cassino” em Macau.
  • 2001: a Ucrânia vende um protótipo do caça naval Sukhoi Su-33 para a Shenyang Aircraft Corp
  • Março de 2002: o navio chega em Dalian Shipyard, na China.
  • Junho de 2005: começa a reforma do navio.
  • Setembro de 2008: a China anuncia que 50 pilotos foram empossados ​​na Academia Naval Dalian para receber formação de voo para aeronaves embarcadas.
  • 2009: um mock-up do Varyag é construído no Centro de Pesquisa Naval Wuhan perto Huangjie Lake, Wuhan, China.
  • 2010: fotos do caça embarcadp J-15 Flying Shark, idêntico ao Su-33, começam a circular na Internet.
  • Abril de 2011: um site do Diário do Povo relata o Varyag entrou na sua última etapa, com o casco ser pintado cinza-azul, padrão para todos os navios da Marinha chinesa.
  • 7 de junho: o general Chen Bingde, chefe do Estado-Maior Geral do Exército da Libertação Popular da China, admitiu em uma entrevista com o jornal em língua chinesa de Hong Kong, que a China tem um programa de porta-aviões.
  • 27 de Julho: o Ministério da Defesa chinês confirma oficialmente que o Varyag está sendo reformado como um “experimento de pesquisa científica, e navios de treinamento”.
  • 29 de julho: Gen. Luo Yuan, pesquisador sênior da Academia de Ciências Militares, diz ao jornal Beijing News que a China precisaria de um mínimo de três porta-aviões.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments