A China fez ontem a viagem inaugural do seu primeiro porta-aviões. O país estava construindo a embarcação desde 1998, quando comprou um casco inacabado da Ucrânia, e ainda terá que aguardar alguns anos até ter condições de usá-la efetivamente.

Em entrevista à TV estatal, o contra-almirante Yin Zhuo admitiu que podem ser necessários mais quatro anos de treinamentos para que os pilotos estejam capacitados a pousar e decolar do porta-aviões. Quando entrar em operação, possivelmente a embarcação será posicionada nas províncias de Guangdong ou Hainan, próximas do Mar do Sul da China.

A região tem sido alvo de atritos constantes do país com os vizinhos Filipinas, Vietnã, Taiwan, Camboja, Malásia, Tailândia, Brunei e Cingapura devido a disputas marítimas. A China declarou ter gasto US$ 91,5 bilhões com o seu orçamento militar em 2010 – volume só inferior ao dos Estados Unidos.

FONTE: AP

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Wilson

Não entendo chinês mas imagino que o número próximo as bandeiras dos países seja o de porta-aviões que cada um possui?

Mauricio R.

Olha só, até a China PRC usará em seu porta-aviões, helicópteros AEW.
Só a MB é que quer bancar a diferente e insiste na restauração, by Embraer, dos decrépitos Trader e Tracker.
Isso até toparem c/ alguns “main spar” comprometidos, aí a brincadeira acaba.

Mauricio R.

É mole ou quer mais:

“…between 1949, when jets started being deployed in large numbers by the U.S. Navy, until 1988, when the combined U.S. Navy/USMC accident rate was lowered to USAF levels, the naval services lost almost 12,000 aircraft and 8,500 aircrew.[i] In 1954 alone, the Navy and Marines lost 776 aircraft and 535 crewmen and carrier-based tactical aviation suffered higher proportionate losses than the naval services as a whole.”

(http://www.andrewerickson.com/2011/08/china%e2%80%99s-starter-carrier-goes-to-sea/)

Operar aviação embarcada em porta-aviões, doe e custa caro.

Soyuz

Mauricio, eu acredito que o uso de um helicóptero AEW pelos chineses é mais em função do projeto ser uma herança soviética. O casco, os caças e o helicóptero são projetos soviéticos que por motivos econômicos e políticos, pós 1991, foram parar nas mãos dos chineses. Tivessem estes projetos evoluído como o planejado na época da antiga URSS, hoje os AEW russos e possivelmente chineses seriam os YAK 44 e não os Kamov Ka-31. Não quero dizer com isto que helicopteros AEW não tenham valor, em porta aviões que não comportam um avião turbo helice na mesma função, eles são… Read more »