MBDA divulga avanços no programa do míssil FASGW(H)/ANL

7

A MBDA divulgou informações sobre o desenvolvimento do míssil antinavio FASGW(H)/ANL (Future Anti Surface Guided Weapon (Heavy)/Anti Navire Leger), que vai substituir o Sea Skua.

Já foram realizados ensaios em túnel de vento com modelo em escala, que confirmaram o desenho original escolhido. Foram feitos disparos com armas de gás para validar o projeto da ogiva e testes de motor para confirmar o desempenho em vários ambientes térmicos.

Testes no mar com o link de dados e antena foram realizados sob uma ampla gama de estados de mar e condições meteorológicas. Sensores principais do míssil, como o buscador e o rádio-altímetro foram testados no mar ou em simulação, de modo a reunir os dados necessários para a fase de demonstração e fabricação.

O FASGW(H)/ANL será um míssil destinado a oferecer uma solução para atender as exigências do Reino Unido e da França, projetado para realizar missões marítimas ofensivas e defensivas contra alvos que vão desde corvetas a embarcações rápidas de ataque. O míssil é projetado para equipar os helicópteros AW159 Lynx Wildcat, NH90 e Panther.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

quando estiver operando, espero que deem um nome mais amigável que FASGW(H)/ANL…

joseboscojr

Os britânicos querem um míssil multifuncional, que seja usado tanto na função antinavio quanto contra alvos em terra, para substituir o Sea Skua e complementar os Hellfires, Longbows e o FASGW (L) contra alvos móveis em terra.

Bronco

Bosco, Lendo seu comentário e imaginando que a cada dia mísseis “leves” da classe do Sea Skua perderão o sentido na guerra naval convencional, contra alvos de grande porte, eu fico imaginando se o Brimstone não poderia preencher essa lacuna. Mesmo porque a versão anterior tinha guiamento passivo, em lugar do guiamento a laser. Digo isso pois o que vejo em algumas marinhas de primeiro mundo atualmente é a utilização de mísseis anti-superfície de longo alcance nos navios, enquanto os meios aéreos de asas rotativas operam mísseis menores e de menor alcance, como os Penguim e os próprios Hellfires. Além… Read more »

Ivan

A MBDA, que é formada pela BAE Systems (37.5%), EADS (37.5%) e Finmeccanica (25%), está oferecendo também um míssil menor, justamente uma versão navalizada do Brimstone. Em março deste ano foi noticiado que os Emirados Árabes Unidos tinham interesse em uma arma tipo fire-and-forget para neutralizar embarcações leves dentro do Golfo Pérsico. A Arábia Saudita pode ter uma demanda semelhante, sendo que esta já é usuária do Brimstone em sua versão ar-terra, certamente integrada nos seus Tornados. A ameaça parece ser as embarcações leves que o Iran possue em grande quantidade e poderiam representar uma ameaça, principalmente em ataques suicídas… Read more »

joseboscojr

Bronco, As armas ar-sup guiadas dos helicópteros podem ser divididas atualmente em 3 classes. A dos mísseis de pequeno porte (máximo de 15 kg), geralmente oriundos de foguetes com kit de orientação laser ou IIR e alcance máximo de uns 6 km. São usados para alvos de baixo valor e não blindados e até contra embarcações rápidas e de pequeno porte. A dos mísseis “antitanques” de longo alcance, com no máximo uns 50 kg e alcance maior que 6 km, apto a neutralizar os maiores carros de combate, além de serem úteis contra embarcações, estruturas e bunkers. E a dos… Read more »

joseboscojr

Só de curiosidade, os mísseis antinavios ocidentais lançados por helicópteros são: LOGIR: 15 kg/ 4 kg/ motor foguete/supersônico/IN+IIR Hellfire II: 45kg/9 kg/ 9 km/ motor foguete/supersônico/IN+LSA Brimstone: 48kg/9 kg/12 km/motor foguete/ supersônico/IN+RAMMW AS-15 TT:96 kg/30 kg/15 km/motor foguete/subsônico/IN+CLOS FASGW(H): 100 kg/40 kg/40 km/motor foguete/subsônico/sea skimming/IN+GPS+IIR+data link Sea Skua: 145 kg/30 kg/25 km/motor foguete/subsônico/sea skiming/IN+SAR Dalilah: 250 kg/ 30 kg/250 km/turbojato/subsônico/IN+GPS+CCD+IIR+data link Maverick F:310/135 kg/27 km/motor foguete/levemente supersônico/IN + IIR Marte:324 kg/70 kg/25 km/motor foguete/subsônico/sea skimming/IN + RA Penguin:385 kg/120 kg/35 km/motor foguete/subsônico/sea skimming/IN + IR NSM:410 kg/125 kg/ 185 km/turbojato/subsônico/sea skimming/IN+GPS+IIR+data link Exocet AM-39: 670 kg/165 kg/ 50 km/motor foguete/subsônico/sea… Read more »

Bronco

Ivan e Bosco,

Excelentes posts. Obrigado.