O Brasil terá no ano que vem seu primeiro grande navio oceanográfico. A compra está sendo finalizada em um estaleiro chinês por um consórcio formado por governo, Vale e Petrobras, e deve ser anunciada em breve pela presidente Dilma Rousseff.
O barco, de cerca de 80 m de comprimento, terá capacidade para 90 pessoas e autonomia para ficar até três meses seguidos no mar.
O brinquedo é caro, mas responde a uma necessidade antiga do país: a de ter uma plataforma de pesquisa oceânica capaz de explorar o Atlântico Sul, a porção de mar menos conhecida do planeta. Hoje quase não há navios totalmente dedicados à pesquisa no país.
“Com 4,5 milhões de quilômetros quadrados de mar, um navio é pouco. Precisamos de dúzias”, disse à Folha o almirante Ilques Barbosa Junior, secretário de Ciência e Tecnologia da Marinha.
A conta trai um dos objetivos por trás da compra: 4,5 milhões de km2 é a área de mar sobre a qual o Brasil se autoconcedeu soberania econômica, na chamada plataforma continental. Trata-se de uma área maior que a Zona Econômica Exclusiva, que soma 3,5 milhões de km2.

FRONTEIRA

Essa fronteira marítima, declarada pelo Brasil no âmbito da Unclos (Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar), é uma extensão geológica do pré-sal e provavelmente contém reservas ainda desconhecidas de petróleo, gás e minérios.
Para exercer plenos direitos sobre a plataforma continental, porém, o país precisa fazer pesquisa. E até agora não está equipado para isso.
Daí o interesse da Petrobras e da Vale, que aceitaram o pedido do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, para que bancassem a parte do leão da compra do navio.
“Há muita pesquisa básica que é de interesse estratégico das empresas”, disse o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa do ministério, Carlos Nobre.
A Marinha também tem interesse em ocupar a zona do pré-sal, e manter navios oceanográficos na região é uma forma de fazer isso.

O ministério realizou uma consulta a oceanógrafos sobre os equipamentos que eles gostariam de ter no barco. A resposta foi uma “lista de compras” com 48 itens, que inclui até uma broca para coletar amostras de rocha.
“A gente participa como coadjuvante de vários grandes programas, porque temos instrumentação, mas não temos plataforma [navio] para entrar no clube”, afirma Carlos Eiras Garcia, diretor do Instituto de Oceanografia da Furg (Universidade Federal de Rio Grande).
Segundo Nobre, o governo estuda a aquisição de um segundo navio oceanográfico, em 2014, a ser produzido por um estaleiro nacional.
Garcia afirma que a comunidade científica está animada com o navio, mas ainda não foi chamada para conversar. “A longo prazo, o que precisamos é de um instituto oceanográfico nacional, nos moldes do que têm os EUA.”

Fonte: UOL

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
mauriciopacheco

Porquê comprar da China?
Não podia ser construído no Brasil?

MO

obvio que não …

agora porque … ai meu amigo … alguem ai com mais paciencia e conhecimento (não necessariamente nesta ordem) te explica

mauriciopacheco

MO, não entendi o óbvio que não…
Não sabemos fazer, ou não queremos fazer?

MO

nao conseguimos fazer

tecnologia – desenvolvimento – projeto – custo – mao de obra – vontade

Se o projeto for estrangeiro e se for para ser montado aqui, batemos em custo – mão de obra – vontade

Luiz Padilha

E completando o que o MO disse: Falta capacitação de M/O para a construção de navios modernos.

Triste, mas é a realidade batendo na sua, na minha, na nossa porta.

José da Silva

E outra coisa, esse navio deve ser algum que já foi construído para alguem e não recebido, estando disponivel para venda a terceiros. Vamos procurar mais informações. Seria mais o meu gosto buscar um navio desses em estaleiros europeus que tem otimos projetos servindo a várias instituicoes e empresas especializadas em oceanografia, geologia marinha, hidrografia etc, espalhadass pelo mundo. O proprio Chile esta com um navio no estado da arte. Estaleiros como o Damen e o STX Europe tem o pé aqui no Brasil e ai sim poderia ser feito localmente mas com a “mão de ferro e a chibata”… Read more »

José da Silva

Lembrando que além do navio moderno o mais importante é o “recheio” de equipamentos cientificos e a qualidade dos pesquisadores civis e dos “Bodes Verdes” que vão gerar os frutos do trabalho.

Acorda macacada brasileira, mar não é só água no umbigo no final de semana.