O Congresso Nacional aprovou em 29 de setembro de 2011 o envio de um navio da Marinha do Brasil, a Fragata União, que partirá da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ – Ilha de Mocanguê – Niterói) no dia 06 de outubro de 2011, às 11:30 horas (haverá despedida dos parentes a partir das 10h00) , a fim de integrar a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL). O navio fará escalas em Recife, de 13 a 17 de outubro, Las Palmas (Espanha) e Nápoles (Itália), com atracação prevista no porto de Beirute em 14 de novembro.

A Fragata União será o principal meio de um grupo multinacional, composto de três navios da Alemanha, dois de Bangladesh, um da Grécia, um da Indonésia e um da Turquia.

A UNIFIL foi criada em 1978 com o propósito de manter a estabilidade na região, durante a retirada das tropas israelenses do território libanês. Atualmente, possui um contingente de aproximadamente 13.500 pessoas, entre militares e civis de mais de 30 países (entre eles o Brasil) e se encontra sob o comando de um general espanhol.

A FTM-UNIFIL (componente naval da UNIFIL), estabelecida em 2006, é a primeira Força-Tarefa Naval a ser criada para tomar parte de uma Missão de Manutenção de Paz da ONU. Essa Força multinacional é comandada pelo Contra-Almirante LUIZ HENRIQUE CAROLI, Oficial da Marinha do Brasil, que conta, para o desempenho de suas atribuições, com um Estado-Maior composto por quatro Oficiais e quatro Praças brasileiros.

A presença do navio na região tem como propósito contribuir para o cumprimento das seguinte tarefas atribuídas àquela Força:

– Assistência ao Governo do Líbano no exercício da autoridade estatal no território sob sua jurisdição;

– Garantia da paz e da segurança no Sul do Líbano;

– Apoio às Forças Armadas do Líbano; e

– Auxiliar o Governo libanês no reforço da segurança das fronteiras de modo a evitar o ingresso ilegal de armas e materiais correlatos no país.

Para tanto, a Fragata contará com uma aeronave orgânica AH-11A Super Lynx, um Destacamento de Mergulhadores de Combate, para a realização de Operações Especiais; e um Destacamento de Fuzileiros Navais, para prover a segurança orgânica do navio. O efetivo embarcado é de cerca de 300 militares.

Assim sendo, a presença da Fragata União, além de contribuir para o cumprimento das tarefas atribuídas à UNIFIL, proporcionará, em face dos recursos de Comando e Controle disponíveis a bordo, maior apoio e autonomia ao Almirante Caroli, Comandante da FTM-UNIFIL; reforçará a liderança do Brasil no ambiente marítimo da UNIFIL e, em um sentido mais amplo, ratificará o compromisso do país em contribuir para a promoção da paz no Oriente Médio.

O término da missão no Líbano e o retorno da Fragata União ao Rio de Janeiro está previsto para JUN/2012.

Fonte: Comando da Força de Superfície

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GUPPY

Por que a “União” foi a escolhida?

André

Acho que foi porque ela terminou o seu PGM faz pouco tempo e já está em fase III de adestramento. Penso que seja a explicação mais plausível para que a União tenha sido a escolhida para integrar a FTM-UNIFIL https://www.mar.mil.br/nomaronline/noticias/23082011/05.html

GUPPY

Brigado, André.

Abraços

eraldocalheiros

Não duvido nada que viajarão peladas,

Luiz Padilha

Eraldo, elas nunca navegam peladas, pode ter certeza disso.

juarezmartinez

Eraldo! Os Marinheiros vão para a boca do inferno, com temperatura e pressão subindo, póde ter certeza que os paíos da União vão full e com recargas.
Ninguém quer correr o risco de ver o Corsário indo buscar caixão e vela preta em Beirute
Não é a toa que o Alemães estão ansiosos para passar o boné, a coisa por la´está ficando cada vez mais quente.

Grande abraço