O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “ALMIRANTE SABOIA” realizará, no período de 18/10 a 11/12, a Comissão Haiti XIII, e terá como missão transportar material da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Exército Brasileiro, a fim de contribuir com o esforço logístico em apoio ao contingente brasileiro da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH).

A carga total a ser transportada é de cerca de 200 toneladas, composta de viaturas e contêineres, e se destina a ressuprir os contingentes de tropas brasileiras no Haiti e substituir o material que será repatriado e que necessita de reparos e manutenções de grande monta.

A partida do navio, programada para o dia 18/10, ocorrerá na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ).

Além do destino principal, Porto Príncipe, o navio aportará, por motivos logísticos, nos portos de Recife-PE, Fortaleza-CE e Salvador-BA, no Brasil e San Juan, de Porto Rico, no exterior. Na capital haitiana está prevista uma permanência do navio por cinco dias.

O NDCC “ALMIRANTE SABOIA”, incorporado à Marinha do Brasil em 2009, é um navio de 138 metros de comprimento, com 6.900 toneladas de deslocamento e capacidade de carga de aproximadamente 1.000 toneladas, e possui o seguinte conceito de emprego:

a) em situação de conflito: transportar e desembarcar pessoal e material em proveito de operações de guerra, em especial de Operações Anfíbias, com emprego de rampas de proa e de popa; e

b) em situação de paz: transportar e desembarcar fuzileiros navais para adestramento em Operações Anfíbias; realizar transporte para Apoio Logístico dos Distritos Navais; transportar pessoal e material, em apoio ao emprego de força, para garantia da lei e da ordem; transportar pessoal e material em Operações Humanitárias; transportar pessoal e material em Operações de Paz; contribuir para o adestramento e formação do pessoal; e realizar ações de presença em portos que atendam às necessidades da política externa brasileira.

A cobertura do evento poderá ser feita a partir das 08h do dia 18 de outubro, no Píer Um, seção “A”, da Base Naval do Rio de Janeiro, Ilha de Mocanguê, Niterói, RJ. A partir desse horário, os jornalistas e repórteres credenciados poderão visitar o navio e entrevistar os militares participantes da Operação.

Na oportunidade, estarão presentes para as despedidas, os familiares da tripulação que partirá com o Navio para o Haiti.
Os órgãos da mídia interessados em cobrir a saída do navio poderão credenciar-se previamente junto ao Comando da Força de Superfície pelos telefones (21) 2189-1984 ou (21) 7699-7644 (Primeiro-Tenente(T) Ivone) ou pelo e-mail: ivone@forsup.mar.mil.br.

FOTO: Silvio Roberto Smera

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marciomacedo

Até que enfim uma notícia do Sabóia. Pensava que ele e oturos anfíbios estavam com algum tipo de problema de manutenção.

Ricardo Cascaldi

Boa viagem para a tripulação!