Home Aviação Naval Desfile Naval e Aeronaval em despedida ao CEMA

Desfile Naval e Aeronaval em despedida ao CEMA

392
5

O Setor Operativo da Marinha realizou, no dia 26 de outubro, um Desfile Naval e Aeronaval em homenagem ao Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Luiz Umberto de Mendonça, que brevemente deixará o serviço ativo, após 47 anos de dedicação a Marinha.

A Força-Tarefa 710 da Operação “TROPICALEX”, comandada pelo Vice-Almirante Wilson Barbosa Guerra, Comandante-em-Chefe da Esquadra, por ocasião da chegada ao Rio de Janeiro, recebeu a bordo da Fragata “Niterói”, Capitânia da Operação, o Almirante-de-Esquadra Luiz Umberto de Mendonça, acompanhado de almirantes do Setor Operativo.

O Desfile Naval ocorreu a 15 milhas da entrada da Baía de Guanabara, no litoral do Rio de Janeiro, com os navios em postos de continência e prestando as honras ao Almirante Mendonça, por ocasião da passagem do Capitânia por boreste da formatura, que contou com a participação das Fragatas Greenhalgh (F46) e Bosísio (F48), do Navio-Tanque Almirante Gastão Motta (G23), da Corveta Frontin (V33), do Rebocador de Alto-Mar Almirante Guillobel (R25), do Navio-Patrulha Gurupá (P46) e do Submarino Tapajó (S33), agrupados em coluna nessa ordem, além de uma aeronave AH-11A Super Lynx e duas aeronaves UH-12/13 Esquilo, que realizaram o desfile aeronaval.

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
mauriciopacheco
mauriciopacheco
8 anos atrás

Pelo visto nossa marinha só está servindo para desfiles, sete de setembro, despedidas de comandantes…
Quanto deve custar isso ?

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
8 anos atrás

Mauricio,

De fato, foi feito um desfile para despedida do Chefe do Estado Maior, mas, como diz o próprio texto, realizou-se o desfile aproveitando a volta à base de navios que estavam realizando uma operação:

“A Força-Tarefa 710 da Operação “TROPICALEX”, comandada pelo Vice-Almirante Wilson Barbosa Guerra, Comandante-em-Chefe da Esquadra, por ocasião da chegada ao Rio de Janeiro, recebeu a bordo da Fragata “Niterói”, Capitânia da Operação, o Almirante-de-Esquadra Luiz Umberto de Mendonça, acompanhado de almirantes do Setor Operativo”

aericzz
aericzz
8 anos atrás

Tomaaaaaaaa……..!!!!!

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
8 anos atrás

Aericzz, Só para deixar claro, meu comentário não foi no sentido de dar um carrinho na entrada da área pra tirar a bola do Mauricio aí em cima. Foi mais pra dizer que qualquer marinha no mundo deve fazer tanto uma coisa quanto outra, o cerimonial/desfile e o operacional/missão. E deve alocar recursos para ambas, na dose certa. É comum ver a MB planejar suas missões e seus cerimoniais para fazer coincidir desfiles com treinamentos. Por exemplo, até no dia em que um de nossos editores, o Wiltgen, voou com os AF-1 acompanhando uma missão de treinamento, a mesma também… Read more »

mauriciopacheco
mauriciopacheco
8 anos atrás

É incrível a falta de respeito que impera neste país, um cidadão que nem sequer se identifica corretamente ( Aericzz ), se acha no direito de criticar o companheiro do BLOG, confesso que realmente me equivoquei no meu comentário, que foi prontamente esclarecido pelo “Nunão”. Já fui militar da Marinha e sei o quanto de dinheiro se gasta com recepções e homenagens, e o pouco que se gasta com treinamento e manutenção.