O Setor Operativo da Marinha realizou, no dia 26 de outubro, um Desfile Naval e Aeronaval em homenagem ao Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Luiz Umberto de Mendonça, que brevemente deixará o serviço ativo, após 47 anos de dedicação a Marinha.

A Força-Tarefa 710 da Operação “TROPICALEX”, comandada pelo Vice-Almirante Wilson Barbosa Guerra, Comandante-em-Chefe da Esquadra, por ocasião da chegada ao Rio de Janeiro, recebeu a bordo da Fragata “Niterói”, Capitânia da Operação, o Almirante-de-Esquadra Luiz Umberto de Mendonça, acompanhado de almirantes do Setor Operativo.

O Desfile Naval ocorreu a 15 milhas da entrada da Baía de Guanabara, no litoral do Rio de Janeiro, com os navios em postos de continência e prestando as honras ao Almirante Mendonça, por ocasião da passagem do Capitânia por boreste da formatura, que contou com a participação das Fragatas Greenhalgh (F46) e Bosísio (F48), do Navio-Tanque Almirante Gastão Motta (G23), da Corveta Frontin (V33), do Rebocador de Alto-Mar Almirante Guillobel (R25), do Navio-Patrulha Gurupá (P46) e do Submarino Tapajó (S33), agrupados em coluna nessa ordem, além de uma aeronave AH-11A Super Lynx e duas aeronaves UH-12/13 Esquilo, que realizaram o desfile aeronaval.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
mauriciopacheco

Pelo visto nossa marinha só está servindo para desfiles, sete de setembro, despedidas de comandantes…
Quanto deve custar isso ?

Fernando "Nunão" De Martini

Mauricio,

De fato, foi feito um desfile para despedida do Chefe do Estado Maior, mas, como diz o próprio texto, realizou-se o desfile aproveitando a volta à base de navios que estavam realizando uma operação:

“A Força-Tarefa 710 da Operação “TROPICALEX”, comandada pelo Vice-Almirante Wilson Barbosa Guerra, Comandante-em-Chefe da Esquadra, por ocasião da chegada ao Rio de Janeiro, recebeu a bordo da Fragata “Niterói”, Capitânia da Operação, o Almirante-de-Esquadra Luiz Umberto de Mendonça, acompanhado de almirantes do Setor Operativo”

aericzz

Tomaaaaaaaa……..!!!!!

Fernando "Nunão" De Martini

Aericzz, Só para deixar claro, meu comentário não foi no sentido de dar um carrinho na entrada da área pra tirar a bola do Mauricio aí em cima. Foi mais pra dizer que qualquer marinha no mundo deve fazer tanto uma coisa quanto outra, o cerimonial/desfile e o operacional/missão. E deve alocar recursos para ambas, na dose certa. É comum ver a MB planejar suas missões e seus cerimoniais para fazer coincidir desfiles com treinamentos. Por exemplo, até no dia em que um de nossos editores, o Wiltgen, voou com os AF-1 acompanhando uma missão de treinamento, a mesma também… Read more »

mauriciopacheco

É incrível a falta de respeito que impera neste país, um cidadão que nem sequer se identifica corretamente ( Aericzz ), se acha no direito de criticar o companheiro do BLOG, confesso que realmente me equivoquei no meu comentário, que foi prontamente esclarecido pelo “Nunão”. Já fui militar da Marinha e sei o quanto de dinheiro se gasta com recepções e homenagens, e o pouco que se gasta com treinamento e manutenção.