Saem os Akula e entram em ação os submarinos da classe Borey

 

O Ministério da Defesa da Rússia decidiu desativar, até 2014, os submarinos atômicos da classe Akula (Tubarão). Segundo a Defesa, a medida revela a adequação da Rússia ao Tratado START 3, firmado com os Estados Unidos em 8 de abril de 2010 e que prevê a redução das armas estratégicas.

De acordo com a agência de notícias RIA Novosti, os submarinos da classe Akula serão gradativamente substituídos pelos da classe Borey, considerados mais eficientes e mais econômicos em termos operacionais.

FONTE: Diário da Rússia

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gueorgui Jukov

Apesar de todos os problemas enfrentados pela Russia depois do colapso soviético, e ter ficado com uma frota de submarinos e navios imensa, sofrendo uma grande crise econômica, sem dinheiro para manter uma gigantesca força de combate com mais de 30 mil ogivas nucleares, eles voltam a ser reerguer como potencia mundial, mesmo que discretamente para padrões antigos, eles voltaram a desenvolver muitos projetos navais, Aéreos, terrestre está certo que na maioria das vezes não se tem o merchandising ocidental ou recursos de assistência, que o ocidente possui. Mas ao menos estão lá desenvolvendo e produzindo armamentos cada vez mais… Read more »

daltonl

O problema para nós entusiastas é que as informações sobre o estado das forças armadas russas, muda constantemente, dificultando um acompanhamento mais preciso. Os “Akulas/Typhoons” com exceção de 3 foram todos retirados de serviço no fim dos anos 90 ,2 passaram para a reserva a partir de 2004 porém com os misseis inativados e o terceiro, o “Donskoy” modificado para servir de navio teste para os novos misseis Bulavas. Então na verdade, os 4 novos Boreys, irão substituir de fato, os velhos Deltas III até que mais Boreys sejam construidos para substituir os Deltas IV. Até recentemente discutia-se que os… Read more »

Guilherme Poggio

Tirando o Donskoy, que realizou grande parte dos testes dos Bulava, duvido que tenha algum outro Typhoon realmente operacional.

A Rússia vai somente formalizar algo que já ocorre na prática.

José da Silva

São quatro que ainda restam e vão para scrap.

O Donskoy já parou, tem outro parado e os outros dois citados acima eu tive a oportunidade de ver fotos em um Boletim que recebo diariamente onde você ve que estao imprestaveis, literalmente fazendo agua no cais, sendo que um já tem chapas arrancada na parte do casco na superficie e a vela bem detonada.

Em resumo chegou o fim.

daltonl

Ship…

na verdade apenas 3 existem, o Donskoy, Severstal e o Arkhangelsk, estes dois últimos permaneceram anos lado a lado literalmente enferrujando e não parece viavel converte-los para SSGNs.

O Donskoy foi modificado apenas para os testes com o Bulava, mas não para efetivamente operar com eles.

Será uma pena o Donskoy não virar um museu, como os franceses fizeram com o Redoutable, o maior submarino museu do mundo.

abs

José da Silva

Quatro cascos Dalton, mas apenas três ainda comissionados. Como disse esses dois que você falou não estão eferrujando estão “beyobd repair”.

Aliás na Russia tem uns buracos cheios de mercantes e navios de guerra jogados, cascos afundados, emborcados, vazando oleo e dejetos e nao vejo nenhum “ecobosta” falando nada lá naquela bela democracia que mudou tando que continua a mesma coisa. 🙂

Pena que joguei fora o Boletim que tinha a foto desses dois Typhoons totalmente acabados, nem os “Chinas” conseguiriam trazer essas pobres almas de volta.

Zé “NGB” da Silva

daltonl

Zé…tava desconfiado que era vc… mas não querendo ser chato, o que no meu caso é dificil…mesmo o site “warfare.ru” que não está muito atualizado já dá como certo o scrapp dos …TK-13, TK-202 e TK-12 em Zvezdochka e o TK-210, este foi escrapeado ainda no inicio da contrução. Também o “BarentsObserver.com” publicou 2 anos atrás o seguinte: “The Soviet Union built six of these submarines – three of these are still in service in the Northern Fleet, while the other three now are scrapped.” As noticias referem-se apenas a tres cascos ainda existentes, portanto, talvez a informação que vc… Read more »

José da Silva

sim considera

mas so como casco e nao como navio ainda comissionado.
e esses outros dois fora Donskoy só estão em serviço no papel. Vamos ilustrar para o pessoal: estao num estado entre a Dodsworth e o Arizona.

Em resumo nos ultimos tempos e faz tempo, de fato só existia o Donskoy mesmo. O resto era mentirinha (novidade 🙂 russa.