Rússia envia navios de guerra para base na Síria, diz jornal

47

A Rússia está enviando uma frota de navios de guerra para sua base naval na Síria, em uma demonstração de força que sugere que o governo russo está disposto a defender seus interesses no país, à medida que cresce a pressão internacional sobre o presidente Bashar al-Assad.

O jornal Izvestia divulgou nesta segunda-feira, citando o almirante russo aposentado Viktor Kravchenko, que a Rússia planeja enviar seu porta-aviões “Almirante Kuznetsov” e um navio patrulha, uma embarcação antisubmarino e outros navios. “Ter qualquer força militar além da Otan é muito benéfico para a região, uma vez que impede a eclosão de conflitos armados”, disse Kravchenko, que foi chefe da equipe da Marinha de 1998-2005, segundo o Izvestia.

Um porta-voz da Marinha, citado pelo jornal, confirmou que os navios de guerra russos seriam deslocados para a base de manutenção que a Rússia mantém na costa síria perto de Tartus, mas disse que a viagem não tem nada a ver com a revolta contra Assad. O jornal disse que o porta-aviões Almirante Kuznetsov seria armado com pelo menos oito caças Sukhoi-33, vários caças MiG-29K e dois helicópteros.

Sanções da Liga Árabe e pedidos da França para a criação de zonas humanitárias na Síria aumentaram a pressão internacional sobre Assad para acabar com a repressão, que segundo as Nações Unidas já causou a morte de 3.500 pessoas durante nove meses de protestos contra seu governo. A Rússia, que tem uma base de manutenção naval na Síria e cujo comércio de armas com o país rende milhões de dólares por ano, juntou-se à China no mês passado para vetar uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, apoiada pelo Ocidente, condenando o governo de Assad.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
martins

Nossa, seria o primeiro embate de porta aviões depois da 2ª guerra mundial

MO

embate ?

de onde tiraram isso, de quem com quem ?

Ah vah nao vai me dizer que estao pensando em algo tipo Kuznetsov x INSS Jorge uoshinton ?

Observador

O Bashar al-Assad teve ter fotos do Putin usando calcinhas, para conseguir que os russos coloquem uma frota com o seu único porta-aviões a caminho da Síria.

Brincadeirinha.

A base russa na Síria é pequena, tem uma guarnição de apenas 50 pessoas. Não é desculpa para esta movimentação toda.

Os russos devem estar é cansados de serem solenemente ignorados pela OTAN. Devem estar com saudades da Guerra Fria, quando qualquer movimentação americana era sempre feita pensando “o que os russos farão quanto a isto?”

Observador

Caro Martins:

Você está esquecendo das Malvinas. Lá sim houve de fato um confronto entre porta-aviões e a frota inglesa só escapou de um ataque dos A-4 da Armada Argentina porque o tempo ajudou.

Francis Rosário

Errado Observador.

Nas Malvinas tivemos apenas uma das forças com Porta Aviões.

O que o Martins se referiu seria os dois lados do confronto usando PAs.

daltonl

O USS George Bush está a milhares de milhas da Siria…está em Marselha na França, parada que já havia sido planejada com meses de antecedencia antes do retorno a Norfolk antes do Natal…não irá haver embate entre NAes. Se houver um ataque a Siria, aposto que será iniciado por um submarino, como foi na Libia quando o USS Florida disparou cerca de 90 misseis de cruzeiro, mas por enquanto os SSGNs americanos estão longe do Mediterraneo. Observador… li uma vez que um dos SSNs britanicos localizou o NAe argentino mas não o torpedeou pelo mesmo estar em aguas territoriais argentinas… Read more »

oficial.endel

seria uma boa hora para nós enviarmos nosso PA….

MO

Não Endel

Não eseria uma boa hora, justamente ao contrrio, ele ainda pende de qualificações para isso, no momento seria o não nem perto do ideal

Nautilus

Olha, o Kuznetsov está soltando muita fumaça! Não pode! Só o São Paulo é que pode ramonar…

MO

po Nautilus e os cara

que sacanagem ! kkkkkk

GUPPY

Espero que não aconteça nada, pelo menos enquanto a F45 tiver ali por perto, no Líbano, que é muito perto da Síria.

Ivan

Admiral Dalton & Comodoro Coral Sea, Vcs tem condições de confirmar a posição do USS George Bush? E qual seria o destio programado? Aparentemente os russos estão jogando para a platéia. O porta-aviões Almirante Kuznetsov não é páreo para nenhum US Carrier, talvez nem mesmo para o CDG francês. Para ‘proteger’ a costa da Síria eles poderiam deslocar até mesmo um cruzador classe Sverdlov (se é que existe ainda algum boiando…), pois a questão está em, simplesmente, ter um navio de porte no Porto de Tartus como problema diplomático para qualquer eventual atacante. Entretanto acredito que os navios mais efetivos… Read more »

Ivan

Conterrâneo,

Aquelas águas (e céus) são quentíssimas…
A tripulação da F-45 União precisa ficar sempre atenta, pois acidentes e incidentes são mais que possíveis, são prováveis.

Para os demais amigos, segue o link de um mapa:
http://maps.google.com.br/maps?q=mediterraneo+ocidental&hl=pt-BR&ll=33.504759,33.376465&spn=7.362463,16.885986&sll=34.166363,34.832153&sspn=3.653927,8.442993&vpsrc=6&t=m&hq=mediterraneo+ocidental&z=7

Pois é, o mapa, é sempre importante olhar o mapa.

Sds,
Ivan, do Recife.

Corsario137

Minha ignorância é tamanha que sequer sabia que a Síria rinha saída pro mar, quanto mais uma base russa.

E qual seria o interesse da Rússia em apoiar aquele pedaço de lugar nenhum no mundo. a Síria só produz damasco e pão sírio, mais nada.

Se aqui a gente tem o “opalão” lá é o opalovsky!

Franz A. Neeracher

Ivan

O único Sverdlov ainda “boiando” virou um bom museu em Novorossisky!
Lindos navios!!

Até o domingo o CVN 77 estava em Marselha, e SE nada mudou ele logo volta para os EUA.

Não se preocupem, não haverá nenhuma guerra entre os EUA e a Rússia por causa da Síria…..:-)

martins

Observador,

Grato pela lembraça das Malvinas

martins

MO,

Sobre o embate entre dois porta aviões. É só uma baita suposição.

No fundo, no fundo acredito que nem EUA e Russia estão afim de um conflito entre si

MO

Resposa para varias consideraçãoes

Não creio não Martins, alias isso eh tudo o que eles não querem

quanto a importancia siriieca, chama-se Tartous e Latakia , intersse secundario = dominar a produção de pão sirio e monopolizar a produção de Beirutes em pao siriieco no mundo !!!!!

Sverdlov, cara a quanto tempo nao escutava este nome, risos, a ultima foi em 770 AC .. kkkkkkk o que deve ter por la eh um Slava .. isso sim, quero ver quem encara (supostamenteem TO de conflito, claro)

Observador

Caro Francis:

Não é bem assim. Há algumas matérias aqui no Poder Naval sobre o confronto entre a força tarefa inglesa e o porta-aviões argentino Veinticinco de Mayo. aquele sim foi o primeiro confronto entre porta-aviões desde a Segunda Guerra Mundial.

Vide:

http://www.naval.com.br/blog/falklandsmalvinas/o-25-de-mayo-nas-malvinas/

Ivan

MO, A referência ao Sverdlov foi uma provocação, pois não importa a efetividade do navio russo em Tartus ou Latakia, basta hastear a bandeira que já cria um obstáculo diplomático difícil de ser contornado. Mesmo assim, sempre gostei do desenho do velho cruzador ligeiro, com sua dúzia de canhões de 6 polegadas (152mm L/57), algo que faz falta hoje em dia para as operações costeiras… e que não me venham falar dos mísseis terra-mar… sou um antigo infante e gosto muito de apoio de fogo consistente. Quanto aos Cruzadores Slava, com seus 16 (dezesseis) mísseis mar-mar P-500 Bazalt (SS-N-12 Sandbox),… Read more »

Franz A. Neeracher

Oi Ivan

De fato, o “Moskva” ainda faz parte da Frota do Mar Negro!

MO

e para efetivo de contagem os ucraneos tbm tem um la, meia bola mas fisicamente tem um

Mauricio R.

E lá no comando de operações navais russo, em Moscou:

-Não quebra porta-aviões, não quebra maldito porta-aviões, não quebra “siting duck” dos infernos, que a grana p/ o conserto tá curta!!!

joseboscojr

Mudando de pato pra ganso, é claro que a arma preferencial da USN contra navios são seus F-18, mas é interessante a aparente retirada precoce do Harpoon dos navios americanos. Por pior que eles sejam frente aos meios de defesa disponíveis e de uso generalizado contra mísseis subsônicos convencionais (não furtivos) os americanos só deixariam seus navios sem eles por terem algo que os substitua, mesmo que “tampões”, até a chegado dos LRASM. Dentro do horizonte radar provavelmente a combinação Standard SM-2 Block III (A e B) e ESSM dão conta do recado, em que pese terem ogivas de pequeno… Read more »

Observador

Bem que o Poder Naval poderia fazer um comparativo entre o Almirante Kuznetsov e o São Paulo (quer dizer, comparar com o dia DISTANTE em que estiver com a ala aérea operando, incluindo os S-2 AEW).

O São Paulo teria alguma chance contra o Kuznetsov? Quais?

Rêrêrê. O Maurício R vai colocar um ovo quando ler isto.

MO

eu acho que seria dificil de como comparar, pois os russianos o utiliza de uma maneira completamente diferente do que a MB, portanto mesmo desconsiderando o status operacional, capacidades e armamento acho que nunca um faria o que faz o outro

os russos não operam NAe escola .. .

Vassili

Os Sverdlov num eram equipados com 5 torres triplas de 6”????

Ivan,

Apoiado no gosto de navios……. navio bom é navio eriçado de canhões, de preferência com bateria principal de 305mm ou mais.

abraços.

joseboscojr

“O São Paulo teria alguma chance contra o Kuznetsov? Quais?”

Resposta:

Absolutamente nenhuma.
Mesmo porque o Kuznetsov possui mísseis antinavios com 500 km de alcance e o SP tem um lançador manual de Mistral, e por outro lado a proteção antiaérea/antimíssil do navio russo é substancial.
E os S-2 estariam vulneráveis aos MiGs e Sus. Eles e os A-4.

daltonl

“Os Sverdlov num eram equipados com 5 torres triplas de 6”????” Vassili… apenas americanos e japoneses construiram cruzadores com 5 torres triplas sendo que os Mogamis japoneses tiveram as suas substituidas por 5 duplas de 8 polegadas antes do inicio da guerra. Os Sverdlovs já eram considerados obsoletos, apesar do formidável poder de fogo e tiveram carreiras monotonas na marinha sovietica. Talvez, o mais conhecido da classe tenha sido o Ordzhonikidze que durante uma visita a Inglaterra nos anos 50 foi investigado por um mergulhador britanico do Serviço Secreto que desapareceu e há até hoje uma aura de mistério sobre… Read more »

daltonl

Adriano…

O USS Bataan passou pela Siria meses atrás, a caminho do Mar da Arábia…onde substituiu o USS Boxer, que já retornou a San Diego, portanto, a noticia que vc leu é antiga.

O USS George Bush deixou Marselha e está a caminho de casa, inclusive um dos escoltas, o USS Mitcher foi enviado na frente para uma visita a Lisboa e treinamento com a marinha portuguesa.

O Kuznetsov só chegará a Siria no inicio do ano que vem.

Por enquanto, muita fumaça e pouco fogo!

Vassili

Pô Sepol,

Para de malhar o Opalão véio de guerra querido por todos nós……..

Adorei aquela ferrugem que literalmente comeu ele ao lado do lançador dos Mistral. Pintaram ferrugem…….. que belezura…….

Nós reclamamos que o São Paulo A-12 num possui defesas apropriadas, que as escoltas são da época do “Ó”, coisa e tal, tal e coisa…………

Mas o Brasil é a única nação no mundo que possui um NAe-submarino que ainda flutue……. isso é de dar orgulho em qq brasileiro……

Os japoneses tb tiveram os seus NAe-submersíveis, masi foi lá pelos idos da década de 40……….

abraços.

MO

Nain

Não foi isso que quiz dizer

simplesmente a função operacional de um é uma e do outro é outra (redundancia né …)

por isso não há como comparar

joseboscojr

Observador,
“Bem que o Poder Naval poderia fazer um comparativo entre o Almirante Kuznetsov e o São Paulo ”
Veja esse site: http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?144822-Large-aircraft-carriers-compared

Uitinã

Isso tudo e Alarde falso da corja imperialista pra enganar pobres leitores, quem não sabe a Russia tem uma Pequena Base Naval na Síria a anos, esta viagem no Porta Aviões Russo até lá ja estava programada muito antes de começar a rebelião civil naquele país, a verdade e que os russos não quiseram cancelar depois de reabastecerem no porto de Tartus, os navios voltaram a sua base de origem em até meados de Fevereiro.

Uitinã

joseboscojr

Nesse link que vc colocou o próprio site diz que o são paulo e o grande perdedor dos 4 Pa, o Nimitz ganha em muitos aspectos, mas perde na parte de sensores e defesa antiaérea para o Kuznetsov e o Charles de gaulle mais compensa pela grande quantidade de aeronaves a bordo.

joseboscojr

Uitinã,
Com certeza meu amigo. Em nenhum momento eu disse que o São Paulo ganhava de ninguém, com exceção do Palmeiras. rsrssss
Quanto ao Nimitz perder para o Kuznetsov em defesa antiaérea é esperado já que ele depende muito mais dos seus caças e das escoltas Aegis e seus sistemas de defesa de ponto, em tese, são para fazer frente aos mísseis que furaram a camada externa e intermediária, enquanto o NAe russo espera uma enxurrada de mísseis provenientes dos caças americanos.
Um abraço.

joseboscojr

Mas cá entre nós, os russos meio que exageram na quantidade de armas de defesa de ponto, tanto em relação aos mísseis quanto aos canhões.
É meio que uma “neura” nos navios russos o quanto de armas antiaéreas eles instalam. Até parece navios da SGM que dependiam da famosa “metranca” contra um bando de japas suicidas. rsrssss
Se a “enxurrada” for do jeito que eles estão esperando vai faltar guarda-chuva. rsrsss

Uitinã

Mas bosco 8 sistemas Kastan mais 6 Ak-630 são um belo de um especilho para aviões inimigos que tentarem, sobrevoar o Na russo e verdade que num confronto com um Nimitz americano as chances do Kuznetsov sobreviver vão ser quase nulas mas que vai ter muito piloto americano boiando no mar isso sim ia ter, além do mais os Kuznetsov ainda tem quase 200 misseis klinok a bordo, e uma duzia de postes voadores que se apenas um atingir o alvo a coisa complica. Triste e ver o São paulo pelado, sem misseis e sem uma artilharia antiaérea decente, poderia… Read more »

Observador

Caro Bosco:

Isto eu tinha certeza, já tinha visto este comparativo em debate, não sei se neste blog ou em outro.

Só queria colocar fogo no debate.

Como o MO falou, e eu já tinha falado em outras ocasiões, somos país a ter um “porta-aviões escola”.

Ele equipado, no máximo seria comparável ao HTMS Chakri Naruebet. E olhe lá.

GUPPY

Uitinã disse:

“Triste e ver o São paulo pelado, sem misseis e sem uma artilharia antiaérea decente, poderia pelo menos ter ficado com os Creusot-Loire.”

E sem escoltas submarinas adequadas, atualizadas.

Conterrâneo Ivan disse:

“A tripulação da F-45 União precisa ficar sempre atenta, pois acidentes e incidentes são mais que possíveis, são prováveis.”

Preocupante. Espero que não somente a nossa Fragata mais também toda a esquadra comandada pelo Alte Caroli possa ficar fora de qualquer escaramuça devido a crise da Síria.

Abraços aos dois.

daltonl

Da penúltima vez que li sobre o Chakri Naruebet, apenas 3 harriers estavam operacionais. Da última vez…apenas um estava, mas havia dúvidas, de qualquer maneira, ele tem operado pouco e apenas como porta-helicopteros, este ano mesmo foi útil nas inundações que houveram por lá. Não…o Chakri, não é melhor que o NAeSP. Falando em NAe Escola, a US Navy queria ter um…mas…o dinheiro andava e anda curto, então descomissionaram o Lex em 1991 e hoje em dia, toda vez que um NAe retorna de uma comissão, fica de “castigo” semanas treinando pilotos. Então, de certa forma, todos os NAes e… Read more »

joseboscojr

Uitinã, “Triste e ver o São paulo pelado, sem misseis e sem uma artilharia antiaérea decente”, Quanto a isso não há a menor dúvida. Eu também não vejo nada demais nos russos armarem “demasiadamente” seus navios. Acho apenas interessante a diferença de doutrina. Mesmo porque o seguro morreu de velho e se eles podem bancar essa aparente redundância que o façam. Já quanto a terem alguns pilotos americanos boiando acho difícil. Creio que um ataque aéreo americano seria exclusivamente com armas stand-off (mísseis antinavios), fazendo uso de Harms, Harpoons e SLAMs e muito provavelmente com algumas Paveway pra liquidar a… Read more »

Uitinã

Bem lembrado Guppy, podem achar maluquice minha, mas na minha humilde opinião, deveríamos ter no minimo 3 frotas divididas, uma no norte, nordeste uma no sudeste e uma no sul, com 1 NA cada uma com 6 submarinos, 8 fragatas 6 corvetas 1 Porta helicópteros, mas uns 3 Destróier em cada frota, íamos ter uma bela marinha de guerra.

Uitinã

Eu tenho minhas duvidas em relação PA contra PA sem nenhuma escolta envolvida só os aviões e a defesa dos porta Aviões, as coisas poderiam ser diferentes, Lembrei do Filme A Soma de Todos os Medos quando os Russos pegam o NA americano desprevenido, com Tu-22 ou 26 não sei ao certo disparam alguns misseis não sei se eram os Granit ou Bazalt e destroem o NA, mesmo o Phalanx tendo destruído alguns.

joseboscojr

Eram Tu-22 armados com AS-4 Kitchen

GUPPY

Há pouco tempo aqui no Blog foi feita uma enquete sobre a prioridade dos meios que a MB deveria dar, isso para opinar se deveríamos ou não continuarmos com o São Paulo ou priorizaríamos os Submarinos, etc, isso tudo na visão dos comentaristas do Blog. Se alguém puder pode melhorar minha colocação. Bom, o resultado da votação foi favorável a manutenção do PA São Paulo continuar fazendo parte da doutrina da Marinha. A minha pergunta é: se novamente o PN realizasse a mesma pesquisa, novamente votaríamos na manutenção do PA operando na MB? Pergunto isso porque as críticas ao único… Read more »

Uitinã

Falando em Asia o Dragão Chinês, continua a dar belas surpresas aos Ianques, estudos recentes feitos depois do terremoto em sichuan fez vir a tona, tuneis utilizados para transporte de material nuclear, numa rede de tuneis de quase 3 mil Km, até aí tudo bem se não fosse pelas descobertas do que se passava nesses tuneis, segundo a Agencia envolvida na pesquisa o Arsenal nuclear chinês pode ser quase dez vez maior do que o que se pensava, girando por cima em 3 mil Ogivas, será que essa noticia preocupa, perguntado sobre o fato o Departamento de Estado Americano não… Read more »