Home Data Comemorativa Submarino ‘Tikuna’ completa 6 anos

Submarino ‘Tikuna’ completa 6 anos

325
3

O Submarino Tikuna (S 34), ex-Tamandaré, é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao guerreiro e ao povo indígena Tikuna, que habita a região do Alto-Solimões, no oeste do estado do Amazonas.

Em junho de 1996, foi assinado contrato com a NUCLEP – NUCLEBRÁS EQUIPAMENTOS PESADOS S.A., para a construção das seções do casco resistente do navio, tendo sua quilha batida em dezembro de 1998.

Foi batizado e lançado ao mar às 10:30h do dia 9 de março de 2005, tendo como madrinha a Sra. Ângela Maria de Sousa da Silveira Carvalho, em cerimônia que contou com a presença do Sr. Presidente da Republica, Luis Ignácio Lula da Silva, do Vice-Presidente e Ministro da Defesa, José Alencar da Silva e do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho.

Às 10:00hs do dia 16 de dezembro de 2005, foi realizada, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), a Cerimônia de Mostra de Armamento e Incorporação a Armada, em cumprimento a Portaria N.º 313 de 05/12/2005 do CM e a OD N.º5/2005 do CEMA, e contou com as presenças do próprio Chefe do Estado-Maior da Armada, AE Euclides Duncan Janot de Matos, do Diretor-Geral do Material da Marinha, AE Carlos Augusto V. Saraiva Ribeiro, além de outras autoridades civis e militares.

Nesta ocasião assumiu o primeiro comando o Capitão-de-Fragata Francisco Antônio de Oliveira Júnior.

Seu atual Comandante é o CF Eduardo Antonio Pires Martins.

NOTA do EDITOR: Conheça mais sobre a história do S. Tikuna, acessando o NGB.

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio ASC
Fabio ASC
8 anos atrás

Parabéns!!

Acho que deveria haver na marinha o posto de Capitão de Submarino.

Além de tradição, por que será que não criam este posto?

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

Uma bela página da história da MB, tornada uma vergonha pela política do PT.

GUPPY
GUPPY
8 anos atrás

Ex-Tamandaré ?