O Submarino Tikuna (S 34), ex-Tamandaré, é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao guerreiro e ao povo indígena Tikuna, que habita a região do Alto-Solimões, no oeste do estado do Amazonas.

Em junho de 1996, foi assinado contrato com a NUCLEP – NUCLEBRÁS EQUIPAMENTOS PESADOS S.A., para a construção das seções do casco resistente do navio, tendo sua quilha batida em dezembro de 1998.

Foi batizado e lançado ao mar às 10:30h do dia 9 de março de 2005, tendo como madrinha a Sra. Ângela Maria de Sousa da Silveira Carvalho, em cerimônia que contou com a presença do Sr. Presidente da Republica, Luis Ignácio Lula da Silva, do Vice-Presidente e Ministro da Defesa, José Alencar da Silva e do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho.

Às 10:00hs do dia 16 de dezembro de 2005, foi realizada, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), a Cerimônia de Mostra de Armamento e Incorporação a Armada, em cumprimento a Portaria N.º 313 de 05/12/2005 do CM e a OD N.º5/2005 do CEMA, e contou com as presenças do próprio Chefe do Estado-Maior da Armada, AE Euclides Duncan Janot de Matos, do Diretor-Geral do Material da Marinha, AE Carlos Augusto V. Saraiva Ribeiro, além de outras autoridades civis e militares.

Nesta ocasião assumiu o primeiro comando o Capitão-de-Fragata Francisco Antônio de Oliveira Júnior.

Seu atual Comandante é o CF Eduardo Antonio Pires Martins.

NOTA do EDITOR: Conheça mais sobre a história do S. Tikuna, acessando o NGB.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio ASC

Parabéns!!

Acho que deveria haver na marinha o posto de Capitão de Submarino.

Além de tradição, por que será que não criam este posto?

Mauricio R.

Uma bela página da história da MB, tornada uma vergonha pela política do PT.

GUPPY

Ex-Tamandaré ?