O Submarino Timbira (S 32), foi o terceiro navio e o segundo submarino a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao guerreiro Timbira da nação indígena do Maranhão.

Foi ordenado junto ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), tendo sua quilha batida (casco 116) em 15 de setembro de 1987.

No inicio de 1995 foi formado o Grupo de Recebimento, assumindo as funções de Encarregado o Capitão-de-Fragata Juaçaba.

Em janeiro, recebeu a visita de inspeção do Ministro das Marinha, AE Mauro César Rodrigues Pereira e foi lançado ao mar em 5 de janeiro de 1996, com admissão de água do mar no Dique Flutuante Alte. Schieck, tendo como madrinha a Primeira Dama Sra. Ruth Leite Correa Cardoso, em cerimônia presidida pelo então Ministro da Marinha, Almirante-Esquadra Mauro César Rodrigues Pereira, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sr. Israel Vargas e a Srº Célia Alencar, esposa e representante do então Governador do Rio de Janeiro, Marcelo Alencar.

Em 14 de novembro de 1996, realizou a primeira saída para o mar para testes de maquinas, realizados ao largo da praia de Copacabana no Rio de Janeiro.

Em 22 de novembro, suspendeu para testes de imersão estática, atingindo a cota de 30 metros e finalmente, em 16 de dezembro de 1996, foi submetido a Mostra de Armamento, assumindou o primeiro comando o Capitão-de-Fragata José Carlos Juaçaba Teixeira.

Seu atual Comandante é o CF Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo.

NOTA do EDITOR:
Conheça mais sobre a história do S. Timbira, acessando o NGB.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio ASC

Mesmo comentário do post do Tikuna.

Acho que deveria haver na marinha o posto de Capitão de Submarino.

Além de tradição, por que será que não criam este posto?