Gigante da Engenharia – Porta Aviões

5

Colaborou: Henrique Carvalho de Oliveira

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

O video diz que o HMS Ark Royal foi o “Pai do Nae moderno” e que todos, inclusive o USS Nimitz derivam dele…mas não há nada que substancie isso. Desconsiderando todos os NAes anteriores,americanos e britanicos, incluindo navios convertidos, e/ou pouco eficientes,o USS Yorktown ficou pronto antes do HMS Ark Royal, e os “Essex” foram uma evolução do USS Yorktown,portanto, se é para haver um “pai do NAe moderno”, este título seria mais apropriado ao USS Yorktown. Há outras discrepancias, como o USS Enterprise precisar ser reabastecido a cada 3 anos, o USS Hornet apresentado como pioneiro no sistema de… Read more »

Moriah

para mim, o USS Forrestal é o pai dos PAs modernos (convoo em angulo com elevadores na borda do convés. aliás, aguentava até um C130…muito bom.

daltonl

O USS Forrestal pode ser considerado o “Pai dos Supercarriers” termo que foi inventado justamente para diferenciar o Forrestal e sucessores dos Essex e Midways modernizados. O USS Yorktown, ou CV-5, foi o primeiro NAe americano realmente eficiente, veloz, estável, grande grupo aéreo, elevadores de dimensões adequadas e rápidos, catapultas e mesmo o espaçoso e alto hangar, e uma grande “ilha”, caracteristicas de todos os NAes subsequentes. O primeiro, USS langley, não passava de um navio carvoeiro convertido; O segundo e terceiro, os USSs Lexington e Saratoga eram gigantescos, mas foram convertidos de cascos de cruzadores de batalha incompletos e… Read more »

Ivan

Além de ser difícil de afundar… O USS Yorktown foi atacado e avariado por aviões japoneses na Batalha do Mar de Coral (Coral Sea) e, após reparado em tempo recorde no Hawai, lutou e foi novamente atacado e avariado na Batalha de Midway. Ainda ‘flutuando’ e com equipes de reparo a bordo, escoltado por meia dúzia de destroyers, foi novamente atacado, desta feita pelo submarino japponês I-168 que disparou 4 (quatro) torpedos, acertando 2 (dois) no navio que tentavam resgatar e mais 1 (um) no USS Hammann (DD-412). Mesmo assim foi imprescindível para o empate tático (mas vitória estratégica) no… Read more »

GUPPY

Dalton e Ivan,

Excelentes comentários.
O Yorktown é o meu preferido. Midway é a minha batalha naval preferida. Spruance é o Alte que mais admiro.

Abraços aos dois