Aprovada resolução que proíbe navios de bandeira das Ilhas Malvinas em portos do Mercosul

11

Os presidentes do Mercosul reunidos hoje na cúpula do bloco em Montevidéu aprovaram uma resolução que proíbe a entrada de barcos com bandeiras das Ilhas Malvinas nos portos de seus países-membros.

A resolução foi acertada pelos chanceleres das nações do bloco durante as reuniões preparatórias para a 42ª Cúpula do Mercosul, que começou ontem na capital uruguaia e se encerra nesta tarde.

Na semana passada, o Uruguai proibiu a entrada de barcos do arquipélago — atualmente sob controle britânico e cuja soberania é reivindicada pela Argentina — em seu porto de Montevidéu, o que fez a Grã-Bretanha a chamar seu embaixador no país para consultas.

O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, assegurou que a “decisão política está tomada” e só restam “aspectos jurídicos relevantes que dão substância à forma como se instrumenta”.

O presidente uruguaio, José Mujica, argumentou na ocasião da proibição que a ordem de impedimento cumpria com um trato feito no ano passado da União Nações Sul-americanos (Unasul).

Seu colega argentino, Héctor Timerman, agradeceu ontem ao governo do Uruguai pela proibição e disse aos membros do Mercosul que a bandeira das Malvinas é “ilegal”.

“O governo argentino agradece ao Uruguai à posição que tomou, [o país] cumpriu com sua palavra”, disse o chanceler argentino.

A Argentina e a Grã-Bretanha entraram em guerra em 1982 em disputa pelo controle das ilhas, que acabaram ficando sob controle de Londres. Buenos Aires, porém, ainda reivindica sua soberania sobre os territórios.

FONTE: ANSA Latina

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible

Grande palhaçada!

Isso é ingerência e irresponsabilidade.
Daqui a pouco vamos devolver o Acre para a Bolívia, acesso ao mar para a Bolívia, o Alasca para a Rússia…

E cade o princípio da autodeterminação dos povos?
Afinal é a bandeira das Ilhas Falklands e não da Inglaterra ou Reino-Unido.
Grande palhaçada! A Argentina não consegue cuidar direito nem do seu próprio território.

MO

Bandeira da Ilhas Falklands é regulamentada pela IMO

Isso aparentemente é uma macaquisse

E pelo jeito alguem pouco esclarecido que fica proximo ao lendario territorio do Acre assinou tbm

o Zé Mujica do Caixão uruguaiense vai arrumar pra gente …

La vem catracada da IMO ….

mauriciopacheco

Não vejo como uma grande palhaçada, é no mínimo estranho que uma nação distante milhares de Km, possuir um território praticamente encravado em outro país.
Os tempos do imperialismo devem acabar logo!

MO

mas e em relação ao assunto ?

o que falar ???

Ricardo Cascaldi

Eles declararam guerra, eles perderam a guerra. Os ingleses tem o direito de permanecer nas ilhas mesmo se elas afundarem.

Não adianta a Argentina chorar e não adianta o Brasil apoiar essa macaquisse. Ainda vai sobrar pra nós levarmos na … quando precisarmos de apoio Inglês.

Se eles querem as ilhas, sugiro ir pra guerrinha tosca deles denovo e levar chute na … denovo!

marciomacedo

Concordo com o Mauricio Pacheco.

giordani1974

Parafraseando Obelix: “Esses hermanos são loucos!”
Mas Eu fico a pensar quem é mais louco? Os hermanos ou quem cai na lábia deles!
O uruguai levou porrada por todos os lados da argentina(porrada de palavras) por causa da fábrica de celulose e agora tá aí, de cavalo do comissário…
E o brasil, nossa, desconhecimento de história por parte dos nossos (des)governantes! Apoiam a questão argentina mas nem um pio sobre a devolução do acre, do mato grosso para o paraguai…

Blind Man's Bluff

Acho que ja podemos esquecer nossos Type-26.

Invincible

É uma grande palhaçada na medida em que o POVO que vive lá já disse que quer fazer parte do Reino Unido. Horas a Ilha de Ascensão também deve ser devolvida para Portugal ou ficar para o Brasil ja que está próximo a nossa costa. E como fica a Guiana Francesa? Alias os EUA não reclamam das Ilhas Bermudas que ficam bem na frente de sua costa e pertence aos britânicos. Essa medida é bem banal, já que não devem existir muitos navios com essa bandeira. Não devemos esquecer que os Franceses e Ingleses tomaram a ilha e a ocuparam… Read more »

giordani1974

Invencible,
A Ilha de Ascensão não é possessão americana?

GUPPY

A ilha de Ascenção pertence a Inglaterra mas a Base Aérea é americana. A exigência inglesa é poder utiliza-la sempre que precisar, como foi o caso na guerra das Malvinas.