Quinta Frota dos EUA diz que não permitirá bloqueio em Ormuz

6

DUBAI, 28 Dez – A Quinta Frota dos Estados Unidos afirmou nesta quarta-feira que não permitirá nenhuma interrupção do tráfego no estreito de Ormuz, depois que o Irã ameaçou impedir os navios de passarem pela estratégica rota de escoamento de petróleo.

“O livre fluxo de mercadorias e serviços pelo estreito é vital para a prosperidade regional e global”, disse um porta-voz da frota, baseada no Barein, em resposta por escrito perguntas da Reuters sobre a possibilidade de o Irã fechar a passagem.

“Quem quer que ameace prejudicar a liberdade de navegação em um estreito internacional está claramente fora da comunidade de nações. Nenhuma interrupção será tolerada”, disse o porta-voz.

Indagado sobre se estava adotando alguma medida específica em resposta à ameaça de fechamento do estreito, o assessor respondeu que a frota “mantém uma presença robusta na região para deter ou conter atividades desestabilizadoras”, e não deu mais detalhes.

A declaração do porta-voz da frota é uma resposta a declarações recentes de autoridades iranianas. Nesta quarta-feira, o mais alto comandante naval do Irã afirmou que bloquear o estreito de Ormuz, no Golfo, a petroleiros seria “mais fácil que beber um copo de água” para o Irã, se o país considerar a ação necessária, aumentando assim os temores sobre a mais importante rota de passagem do produto no mundo.

“Fechar o estreito de Ormuz é realmente muito fácil para as Forças Armadas do Irã… ou, como os iranianos dizem, será mais fácil que beber um copo de água”, disse Habibollah Sayyari à emissora iraniana de língua inglesa Press TV.

“Mas, neste momento, não precisamos fechá-lo, já que temos o Mar de Omã sob controle, e podemos controlar o trânsito”, disse Sayyari, que está no comando de dez dias de manobras militares iranianas em Ormuz. (Reportagem de Humeyra Pamuk e Andrew Hammond)

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
giordani1974

E prosseguem as medidas do governo do “irão” em unir o povo em prol de uma causa externa, de um agressor externo…o tempo urge, ou traz o povo pra si ou vão cair…as peças estão caindo…depois da síria, quem virá???

Fecha o estreito pra voces verem o céu estrelado através do teto. O Egito fez isso com suez tomou porrada dos Europeus(com uma baita ajuda de israel)!

maxi47

TIc…Tac…Tic…Tac

Marine

Eu passei varias vezes pelo estreito em 2003 servindo em um destacamento de protecao aos navios da Maritime Prepositioning Force indo e vindo do Kuwait. Apesar do tamanho delse ser realmente pequeno com apenas uma “pista” de navegacao para cada sentido, fecha-lo nao e tao simples assim. Do ponto de vista tatico, a 5th Esquadra tem planos de contingencia para isso ha decadas, alias no bem da verdade e a razao de existencia dela! Estrategicamente falando seria um desastre muito maior para o Ira do que para o resto do mundo. Seria o fim da economia do Ira e possivelmente… Read more »

dario_avalosf

Torço pela população civil do Irã, vítima deste regime de “loucos”.
Mas, já está mais do que na hora do Irã “virar a página desta sua história”.

Mauricio R.

Como deixar os chineses fulos da vida e ao mesmo tempo, os iranianos falando sózinhos…

“The key to neutralising Iran as a threat to world oil and gas supplies is simply to make them irrelevant by avoiding the Straits, the, the next time they mention the Straits we can all just have a jolly good laugh and give them the phone number to the Chinese embassy.”

(http://feedproxy.google.com/~r/ThinkDefence/~3/MUoEQQsRUm8/)

jacubao

E nem pode, afinal de contas, não são os donos do mundo?