Rússia entrega finalmente submarino nuclear à Índia, com dois anos de atraso

12

A Rússia finalmente entregou oficialmente à Índia o submarino nuclear Nerpa, cujo acidente em 2008 provocou a morte de 20 técnicos e tripulantes.

A cerimônia oficial da assinatura da entrega foi realizada ontem (quinta-feira) em Bolchoi Kamen (Extremo Oriente russo), onde está atualmente o Nerpa, segundo o Estado-Maior da frota russa.
O K-152 Nerpa, um submarino de ataque de propulsão nuclear classificado pela Otan como “Shuka-B” ou “Akula”, pode levar torpedos e mísseis de cruzeiro.

Uma falha no sistema anti-incêndio em novembro de 2008 provocou a morte de 20 pessoas por asfixia, entre os quais 17 civis do estaleiro no qual foi construído o submarino, quando realizava testes no mar do Japão.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

2 anos de atraso e por baixo uns 50%, acima do preço contratado.

(http://livefist.blogspot.com/2011/12/finally-indian-navy-gets-russian-nuke.html)

GUPPY

Interessante tanto a Índia como a China possuírem submarinos de procedência ou projeto (no caso da China) russo. Às vezes a política externa da Rússia me parece confusa.

Fabio ASC

GUPPY, acho que apolitica externa deles baseia-se em $$$, pagou levou.

Sem falar que se formo pelo lado historico do negocio, os Russos tinham motivos diferente para fornecer armas para cada um destes dois ai.

GUPPY

É verdade. E também caso os russos não queiram fornecer armas à Índia, esta vai comprar em outros países, inclusive nos EUA. Agora, um submarino nuclear acho difícil os americanos fornecerem.

José da Silva

No Jornal The Hindu de sabado, tem além da entrega do NERPA, que chega a sua base em Visakhaptan no final de janeiro, a noticia de que na sexta 30/12 foi lançado ao mar o novo INS Vikrant, tambem conhecido como Projeto 71/ADS ou IAC.

MO

Vikrant de novo ?????

Sera que estamos fazendo ToT de nomeação de navios ?? kkkkk

qqr semelhança é mera coincidencia

agora a parte séria

daquiapouco ninguem segura eles tbm, com o Vikramandyta (ou qqr coisa assim) o Vikrant e se segurarem o Viraat (que nao acrdito) os cara tbm logo logo vao se meter a besta (meio redundancia para indielicos .. )

daltonl

Interessante que 3 destes submarinos, “Akulas” que não chegaram a ser completados nos anos 90, foram usados como base, devidamente aumentados e modificados, tornando-se assim os 3 primeiros “novos” submarinos da classe Borei que irão substituir os já cansados “Deltas III”.

Espera-se que o quarto Borei que ainda levará muitos anos para ser comissionado seja totalmente original e muito modificado, provavelmente um Borei II.

Os EUA usaram expediente semelhante no fim da década de 50 quando 5 SSNs da classe Skipjack em construção foram aumentados para acomodar 16 misseis polaris e se tornaram a classe “George Washington”.

Fabio ASC

Mas isso serve par aqueles que acreditam que armas nucleares não são vendidas/transferidas.

Tenho uma duvida? os EUA transferiram Sub Nucs para a Inglaterra ou n’ao no inicio dos 60s

PS? meu teclado endoidou, faltam acentos e outras cositas mas.

MO

nao
nenhuma transferencia, alias segundo consta salvo engano nenhum sub seja em que época seja foi transferido dos cara pros ingres

daltonl

Fabio…

o que ocorreu é que o primeiro SSN britanico, o HMS Dreadnought, recebeu um reator americano, já que os britanicos estavam com “pressa”
em ter um SSN e não queriam esperar outros 3 anos.

Os SSNs britanicos posteriores tiveram e tem reatores nucleares desenhados e construidos por eles mesmos, mas baseados nos reatores americanos.

abs

Fabio ASC

Obrigados…

alex

Há alguns dias atrás fiz um pequeno comentário, onde defendia uma pequena força de projeção da marinha brasileira, podendo ser 04 destroyers type 45 ou outro meio equivalente podendo ser inclusive o modelo da DDG americano, feito para o Brasil. E porque não? Somando-se a isto, 08 fragatas freem francesas, incluindo-se os 02 NAes e 04 Anfibios multifunção, planejados pelo PEAMB. Mas gostaria de reforça a idéia de não 04 destroyers mas 06 e 12 fragatas, totalizando 18 meios para a frota de projeção, e a esta somaríamos 18 corvetas, tipo barroso de uso geral, devidamente modernizadas, para o combate… Read more »