Helicópteros da Marinha apoiam a visita do Ministro da Defesa à Antártica

10

O Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) que participa da Operação Antártica (OPERANTAR) XXX está a bordo do Navio Polar (NPo) “Almirante Maximiano” com duas aeronaves desde outubro de 2011, de onde realiza diversas operações em apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Uma delas foi o transporte do Ministro da Defesa e sua comitiva (Embaixador do Brasil no Chile, Comandante da Marinha, Comandante da Aeronáutica e representante da Vale Soluções em Engenharia) durante sua visita ao Continete Antártico, no dia 10 de janeiro, por ocasião da comemoração do 30o aniversário de criação do PROANTAR.
Os dois helicópteros UH-13 “Esquilo” biturbina do 1o Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) foram empregados no traslado dos componentes da comitiva, da Base Aérea Antártica chilena Presidente Eduardo Frei para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF); da EACF para o navio; e, por último, do navio para a Base chilena, de onde o Ministro da Defesa retornou ao Brasil em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Atividades do DAE
O DAE é composto por 13 militares, sendo quatro Oficiais Aviadores Navais e nove Praças especializados na Manutenção das aeronaves embarcadas. No navio, o DAE realiza diversas operações aéreas, com destaque para o transporte de material e de pesquisadores, em proveito aos diversos projetos científicos e pesquisas desenvolvidos na região antártica.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible

Eita coisa linda!

O contribuinte pagando um passeio do ministro pela antátida.

O mais lindo é que isso virou rotina. Todo político de pode dar umas bandas por lá vai.

Por essas e outras a gente consegue ver o verdadeiro comprometimento dessa raça maldita chamada Políticos.

Estão apenas comprometidos com seus próprios interesses.

José da Silva

Seja lá o que (o que, não quem) for o ministro da defesa (e das laterais, rs) eu não acho desperdício não. Dinheiro jogado é levar presidente de sindicato, de liga de centro de macumba, deputado de comissão que não em nada a ver com o assunto, membros da corte, do clero e do comitê central do ParTido. No mínimo vai servir, queira Deus, para que o CA tenha uma visão das coisas da Marinha e do Mar melhor do que “eu acho”, “eu ouvi dizer”, etc.. Dinheiro jogado do lixo é ver o Cisne Branco passeando aqui em Santos,… Read more »

Invincible

Não meu amigo Galante, não é o melhor! Existem necessidades mais urgentes na marinha do que esta. E ela pode conhecer elas no Rio mesmo (como você conhece muitíssimo bem). O que acontece é que todos os anos o Ministro vai conhecer as necessidades da marinha na Antártida. Engraçado não? E o pior é que ele vai la conhecer as necessidades que qualquer um poderia apresentar em um relatório para ele. Mas não, a necessidade de conhecer o problema na Antártida é muito mais importante. Lógico que é! Ele quer passear. E o mai engraçado é que o Lula e… Read more »

José da Silva

Invincible, entendo a sua que no fundo também é a nossa revolta. Concordo plenamente que seria muito mais produtivo levar o “fala mansa” para ver os navios e aeronaves parados por falta de peças, combustíveis, material de uso diário e também em seus eternos períodos de reparos. Essa sim seria uma visita de verdade. Nada vai melhorar enquanto continuarem a fazer essa politicagem de baixo nível, mostrando as coisas “bonitinhas” da Marinha. O meu sonho (minha ilusão) provocado pelo auto consumo de uma droga chamada “Brasilis Impacatus” é ver o dia que alguns oficiais generais tivessem a coragem de colocar… Read more »

MO

poxa entao nao poderia começar por algo aonde esamos mais necessitados ??

quando ele chegar na metade deste tin tin o MD ja sera outro ..

Nao critica direta a vc bozoh mas em verdade apenas citando ofato que deste jeito tambem nao vamos a quase lugar nenhum

ou viver de NaPaOc, F 5 de segunda mao dali, algum MBT dali e por ai vai ..

Essa poloitica esta assim a mais ou menos uns 512 anos since o Brazeu foi inventado

José da Silva

Rs

É melhor mostrar como as coisas “não” funcionam e quando funcionam é um imprevisto, causado por algo que deu errado. 🙂

Quer chamar a atenção para a Antartica (continente) é só usar a palavra magica: AQUECIMENTO GLOBAL 🙂

Ai todos os “nheiros” e bambis da Alta Casta e do Politiburo começam a a se borrar rapidinho. Aparece verba defendido até pelos inimigos.

MO

apesar do post original ja estar la para tras e a maioria do pessoal nao ter o recurso que temos para ver os coments daria uma dica a ver este post do blog mercante aonde tem varios navios que poderiam perfeitamente faer a função da NAPaOc e com toda capacidade de apoiar a “tal mania ” de qqr coisa é referida o presal, sua proteção seja em safety ou security e tbm branger ambas as funçõe na nossa costa Detalhe qqr um destes eh quase(ao menos) 10 vezes mais potente que o nosso mais potente RbAM Destaque para os dois… Read more »

Invincible

No fim estamos concordando com as mesmas coisas mas em graus diferentes. O que eu gostaria de ver é eles irem nos pontos que realmente estão pegando fogo. Como quarteis com comida racionada, fardamento Chines, navios encostados e coisas do tipo. Sei que ele acabou de assumir. Mas com toda a certeza já deu tempo de se inteirar e saber aonde o pau está pegando mais. Acho que ele deveria se fazer presente nas necessidades mais urgentes. Isso sim seria a política adequada para dar impulso. Por exemplo o ministro da defesa chamando a imprensa para falar do PA e… Read more »