Índia recebe da Rússia seu primeiro submarino nuclear

0

Representantes da Marinha Russa entregaram em arrendamento às forças navais da Índia o submarino de propulsão nuclear Nerpa. Cerimônia de entrega foi realizada na manhã de 23 de janeiro no porto de Bolshoi Kamen na região de Primorye (Extremo Oriente russo).

O evento contou com a presença do Embaixador indiano na Rússia, o Comandante do Distrito Militar de Leste, almirante Konstantin Sidenko, bem como representantes do comando da Marinha da Índia e do Ministério da Defesa da Rússia.

Contrato, segundo o qual o submarino Nerpa foi transmitido para o leasing da Índia para 10 anos, as partes haviam assinado em dezembro de 2011. Pelo direito de usar o submarino a Índia pagou mais de 900 milhões de dólares. No submarino foi levantada a bandeira da Índia. Além disso, recebeu um novo nome — de Chakra.

K-152 Nerpa é um submarino de ataque de propulsão nuclear classificado pela Otan como Shuka-B ou Akula, pode levar torpedos em mísseis de cruzeiro. Foi lançado no dia 24 de junho de 2006. A tripulação do submarino é de 73 pessoas e a profundidade de mergulho máxima – 600 metros, a velocidade máxima debaixo de água — 32 nós. O submarino pode permanecer de até 100 dias no mar, sem retornar ao porto.

A tragédia em Nerpa ocorreu dia 08 de novembro de 2008 no Mar do Japão durante o teste do sistema de extinção de incêndio. Provocou a morte de três soldados e 17 civis. Após este incidente, o submarino tem sido reparado e apenas dia 28 de dezembro de 2009 foi introduzido para serviço da Marinha russa.

Este contrato realizado em janeiro fica no primeiro lugar no ranking das operações comerciais militares russas em 2011, segundo o Centro de Análise do Comércio Mundial de Armas (CACMA), disse à RIA Novosti o membro do CACMA, Igor Korotchenko. Ano que vem a Índia continua a ser o parceiro mais importante da Rússia, pois, 60% das exportações de armas russas (7, 7 bilhões de dólares) em 2012 serão destinados para este país.

De acordo com CACMA a maior transferência à Marinha indiana será realizada em dezembro de 2012 com entrega do porta-aviões Vikramaditya ( o antigo porta-aviões Admiral Gorchkov da classe “Kiev”). O custo atualizado, mudado várias vezes, finalmente chegou a 2,34 bilhões de dólares. O porta-aviões completamente renovado deverá ser equipado com 20 caças MiG-29K.

Além disso está previsto o fornecimento de duas fragatas tipo 1135.6 classe Talwar no valor de cerca de US $ 1 bilhão. As fragatas desse tipo estarão dotadas de mísseis de cruzeiro BrahMos, desenvolvidos por uma empresa binacional russo-indiana. Os mísseis tem um alcance de até 300 km.

Em terceiro lugar Rússia venderá à India cerca de 40 helicópteros Mi-17V-5, 21 caças Su-30MKI, 12 caças Su-30MKI (contrato de 2007), e caças MiG-29K/KUB, variante naval para porta-aviões indianos com modernos sistemas de controle eletrônico, menos perceptíveis aos radares e poder de transportar mais combustíveis. Esta versão possui asas dobráveis, gancho de retenção e trem de pouso reforçado. Outras inovações são a integração do sistema de navegação Frances Sigma-95, um módulo GPS e um sistema de mira de capacete Topsight. O MIG-29 KUB é aversão biplace do MIG-29K.

O MIG-29 é o mais manobrável que qualquer aeronave ocidental, realizando uma manobra chamada de “flip up”, em que o MIG-29 sem mudar o seu curso, entra num ângulo de ataque elevado, na faixa dos 80º, com possibilidade para disparar contra um inimigo em curso cruzado.

“A Rússia, segundo dados de 2011, classifica-se segunda no mundo em termos de exportações militares. Ano passado vendeu armas para 11,29 bilhões de dólares, representando 16,1% do mercado global. Previsão para 2012 -é de $ 11,3 bilhões, que representarão 17,3%, disse Korotchenko. “EUA ocupam o primeiro lugar, o volume das exportações de armas deles em 2011 foi de 28,76 bilhões de dólares (41% do mercado global). Em 2012, contando com a base em contratos já existentes, a venda de armas americanas vai cair para 25,58 bilhões dólares (39,3%)”, disse. (Lyuba Lulko)

FONTE: Pravda.Ru

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments