Exposição no Forte de Copacabana traz imagens inéditas das Ilhas Cagarras

0

O projeto Ilhas do Rio, da ONG Instituto MarAdentro, com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, promoverá sua primeira exposição sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), no Forte de Copacabana. Entre os dias 21 e 25, o público poderá ver fotos e vídeos sobre o resultado das pesquisas do projeto, que tem como objetivo a elaboração de um plano de manejo para o arquipélago.

A exposição vai contar com cartazes explicativos e cerca de 100 fotos tiradas durante as saídas de campo dos biólogos. São imagens raras que trazem flagrantes e curiosidades da fauna e flora da região, até hoje praticamente desconhecida pela população. Além de fotos, também estarão expostas amostras de algumas espécies coletadas que hoje fazem parte do acervo zoológico do Museu Nacional. Serão promovidas, ainda, palestras gratuitas sobre as atividades do projeto e curiosidades sobre o MoNa Cagarras, a primeira unidade de conservação marinha do litoral carioca.

No sábado (24/03), a primeira palestra vai apresentar as linhas gerais do projeto Ilhas do Rio. Em seguida, haverá apresentação sobre as aves encontradas no arquipélago, considerado o segundo maior ninhal da América do Sul. No domingo, a temática será sobre golfinhos, seguida de uma palestra sobre as atividades que o projeto Ilhas do Rio promove no Centro de Visitantes da colônia de pescadores Z13, em Copacabana. O evento também terá um espaço com recreação reservado para crianças.

O projeto Ilhas do Rio foi criado pela ONG Instituto MarAdentro, com patrocínio da Petrobras, e tem como objetivo elaborar um plano de manejo para a região, tombada como Monumento Natural e única unidade de conservação marinha do litoral carioca. Pesquisadores do projeto estão fazendo visitas periódicas às três ilhas principais que compõe o arquipélago – Comprida, Redonda e Cagarra – para coletar espécies da fauna e flora, tanto marinha quanto terrestre. O projeto, iniciado em junho de 2011, tem duração de 24 meses.

Serviço

Exposição Projeto Ilhas do Rio
Data: 21 a 25 de março
Local: Forte de Copacabana
Horário: 10h às 18h
Preço: R$ 4 – ingresso de entrada no forte
Praça Cel. Eugênio Franco – Copacabana. Tel: (21) 2521-1032

FONTE/FOTO: Agência Petrobras – Projeto Ilhas do Rio

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments