Marinha do Brasil envia navio para operação de paz no Líbano

4

Nesta terça-feira a tarde, dia 10 de abril, a Marinha do Brasil, através do Comando da Força de Superfície e do 1º Esquadrão de Escoltas, enviou a Fragata “Liberal” (F-43), com uma aeronave, para integrar a Força Tarefa-Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (UNIFIL). O navio partiu da Base Naval do Rio de Janeiro com 251 militares e fará duas escalas até o destino final. A primeira será em Las Palmas (Espanha) e depois em Taranto (Itália). A previsão de chegada em Beirute (Líbano) será no dia 15 de maio. O término da missão e o retorno da F-43 está marcado para dezembro de 2012.

A Fragata “Liberal” vai substituir o outro navio da Marinha do Brasil, a Fragata “União” (F-45), que se encontra em missão no Líbano desde novembro de 2011 na área de Operação.

O Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior, destacou que a Fragata “Liberal”, assim como a Fragata “União”, é um dos melhores meios da Força-Tarefa Marítima para a operação naquela área. “Essa missão possibilita contenção da chegada de armamentos não autorizados pelo Governo Libanês e, também, auxilia a Marinha do Líbano no seu preparo para fiscalizar suas águas”.

A UNIFIL, que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978, destina-se a contribuir com a segurança no território libanês impedindo, por exemplo, a entrada de armas ilegais nessa região. A participação do Brasil na FTM da UNIFIL, aprovada pela Câmara dos Deputados em 2010, possibilita a Marinha do Brasil atuar com seus meios nesta Força-Tarefa.

Comandada pelo Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, da Marinha do Brasil, a FTM-UNIFIL conta atualmente com a participação de nove navios, de seis países, incluindo o Brasil. A Fragata “Liberal” será o navio principal do grupo multinacional.

FOTOS: Divulgação ComForSup

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
juarezmartinez

Bons ventos acompanhem a ” Lili”, e , espero que os paiós estejam “cheios”, porque a chance do cocô sair pela privada na
região aumenta a cada dia…..

Grande abraço

giordani1974

Para ser membro permanente do CS da ONU é preciso estar preparado para receber seus jovens em “sacos”…e sem dar apoio material e financeiro aos nossos militares, as probabilidades só aumentam…foi uma irresponsabilidade brutal, nossos honráveis políticos permitirem que se enviassem tais para uma região que é praticamente a ante-sala do inferno…o mundo não cai mais no conto da camisa da seleção canarinho…

alexandre

Primeiramente parabenizo a nossa Marinha pela competência em fazer esses dois navios chegarem ao seu destino (ante-sala do inferno como disse o giordani1974). Aos marinheiros tanto da União quanto da Liberal, muita sorte nas travessias de ida e de volta. Agora, se o governo brasileiro acha que mandando navios para patrulhar o mar territorial do Líbano (ante-sala do inferno) em apoio a UNIFIL, vai conseguir a tão sonhada cadeira no CS-ONU, está muito enganado. Primeiro, vejam quem são os membros, o que eles tem em comum? Arsenal nuclear. Poder dissuassório, forças armadas bem equipadas ou ainda com grande contingente. Sendo… Read more »

Fabio ASC

Espero também que o paiol esteja cheio e, principalmente, volte cheio, ou seja, não precisem usar nada dele.

Boa Sorte!!!