O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Sabóia” realizará, no período de 21/05 a 02/08, a Comissão Haiti XIV, terá como missão transportar material da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Exército Brasileiro, a fim de contribuir com o esforço logístico em apoio ao contingente brasileiro da Missão de estabilização das Nações Unidas no Haiti.

A carga total a ser transportada é de cerca de 260 toneladas, composta de viaturas e contêineres, e se destina a suprir os contingentes de tropas brasileiras no Haiti e substituir o material que será repatriado e que necessita de reparos e manutenções de grande monta.

A partida do navio, programada para o dia 21/05, ocorrerá na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ).
Além do destino principal, Porto Príncipe, o navio aportará, por motivos logísticos, nos portos de Natal-RN, Itaqui-MA, Fortaleza-CE e Salvador-BA, no Brasil e Norfolk, Yorktown, dos Estados Unidos, San Juan, de Porto Rico, no exterior. Na capital haitiana está prevista a permanência do navio por três dias.

O NDCC “Almirante Sabóia”, incorporado à Marinha do Brasil em 2009, é um navio de 137,5 metros de comprimento, e com 6.750 toneladas de deslocamento, e possui o seguinte emprego:

– Realizar o transporte de carga e tropa, transbordos de pessoal, Movimento Navio-Terra (MNT), por superfície ou helitransportado, abicagens e Operações Aéreas, podendo ainda realizar, com restrições, lançamentos e recolhimentos de Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), a fim de contribuir para a realização de Operações Anfíbias, Ribeirinhas e de Apoio Logístico Móvel.

O término da missão no Haiti e o retorno do NDCC “Almirante Sabóia” ao Rio de Janeiro está previsto para agosto de 2012.

Os órgãos da mídia interessados em cobrir a saída do navio poderão credenciar-se previamente junto ao Comando da Força de Superfície pelos telefones (21) 2189-1940 ou (21) 7699-8710 (Primeiro-Tenente Paulo Sérgio) ou pelo e-mail: paulo.sergio@forsup.mar.mil.br.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments