Lista dos navios e aeronaves da JMSDF em 2012

15

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jacubao

Sem sombra de dúvidas é uma bela e poderosa marinha.

daltonl

Os navios japoneses mais novos, de uns 4 anos atrás, estão usando o prefixo JS, japanese ship e não mais o JDS, japanese defense ship,
uma mudança sutil que pode significar que mudanças maiores virão.

MO

em 2008 o Kashima Sam estava com os bones como JS apenas, o AMagiri ainda era JDS

Particularmente detestei, pois curtia de monte oJDS ..

daltonl

Falando em Kashima MO, lembrei que houve outro navio de treinamento chamado Kashima que entrou em serviço em 1940 e apesar de a principio não ser designado para combate ele e seus 2 irmãos, classe Katori, foram considerados como cruzadores leves pelos aliados. O Kashima foi um dos ultimos navios da Marinha Imperial Japonesa, sobrevivendo até 1947, usado como navio transporte para repatriamento de soldados que ainda encontravam-se além mar. Tenho um modelo do Katori na escala 1:1250…um interessante navio que acabou sendo usado em combate, uma função para a qual não havia sido designado, mas foi forçado pelas necessidades… Read more »

Ivan

Admiral Dalton & MO Sam Em que pese a Marinha Imperial Japonesa tenha relegado à um segundo (ou terceiro… ou quarto) plano a guerra anti-submarino, aparentemente a JMSDF foi desde o início (e ainda é) uma marinha que prioriza a guerra anti-submarino. Creio que as enormes perdas navais para os submarinos americanos durante a Segunda Grande Guerra evidenciaram a vulnerabilidade do Japão (e de qualquer país que dependa do comércio marítimo) em relação à este tipo de combate. Eram pelo menos 4 (quatro) Flotilhas ASW, cada uma centrada em um DDH classe Haruna ou Shirane. Mas não lembro se havia… Read more »

daltonl

Ivan…

os submarinos americanos foram substituidos pelos submarinos sovieticos durante a guerra fria e por razoes obvias, o Japão também renunciou à mais conquistas no exterior em que pese, os EUA até
pedirem um maior envolvimento japones, portanto adotaram uma postura defensiva até porque era o que podiam sustentar.

Hoje os submarinos sovieticos estão sendo substituidos pelos submarinos chineses então a prioridade deverá continuar a ser a luta antisubmarina, mas o “status de Ministério da Defesa” e o novo prefixo para os navios japoneses poderá significar um maior envolvimento em conflitos futuros e proporcionar maior estabilidade à região.

abraços

Ivan

Admiral Dalton, O Japão nunca mais vai abrir mão de uma forte defesa ASW, independente do inimigo da vez. A questão é meia dúzia de novos destroyers AEGIS Burkemons sua marinha passaou a dispor de uma capacidade AAW inusitada. Pelo que lembro, antes dos Kongō e Atago, a capacidade anti-aérea da JMSDF era limitada a mísseis de médio alcance como o Standard MR em lançadores Mk-13. Destroyers AAW armados com lançadores MK-13 para mísseis Standard MR e Mk-29 para mísseis Sea Sparrow pode escoltar comboios e caçar submarinos de forma consistente. Mas com sistema AEGIS e cerca de 96 (noventa… Read more »

Ivan

Dalton,

Tenho certeza que vc conhece, mas segue o link de um mapa para situar que não lembra.

http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&pq=mapa+do+%C3%ADndico+pac%C3%ADfico&cp=6&gs_id=u&xhr=t&q=indon%C3%A9sia&rlz=1T4GGLR_pt-BRBR271BR271&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&biw=884&bih=501&wrapid=tljp1338833205023013&um=1&ie=UTF-8&ei=ffnMT4P1BMrp6gHlvKDGDw&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=3&sqi=2&ved=0CGcQ_AUoAg

Sds,
Ivan.

Ivan

Outra perspectiva:

http://www.guiageo-mapas.com/globos/australia.htm

Com link mais curtinho… he he he.

Sds,

daltonl

Tempos interessantes estão por vir Ivan… Falta pouco para se atingir a meta de 60% de todos os navios e submarinos da US Navy para o Oceano Pacifico. Em Singapura inicialmente serão baseados 4 LCSs…em Guam, o nr de SSNs que atualmente é de tres, poderá até dobrar, ou quem sabe a Australia permita basear SSNs na sua costa oeste. O Japão está aumentando o nr de seus submarinos convencionais de 16 para ao menos 18, não incluidos os 2 que são utilizados para treinamento mas que podem cumprir missoes se necessário e a Coréia do Sul quer aumentar o… Read more »

GUPPY

Prezados Dalton e Ivan:
O Vietnã, atualmente, está mais inclinado para qual potência? EUA, Rússia ou China, se é que dar para cosiderar geopoliticamente assim.

Abraços aos dois.

daltonl

Guppy… para vc ter uma ideia, o USNS Richard E Byrd AKE-4 encontra-se no momento passando por manutenção no Vietnã, sob os cuidados de operários vietnamitas. Tudo bem que o AKE-4 é um navio de apoio logistico, navios puramente de combate ainda não desfrutam deste privilégio, mas ele é vital para os navios combatentes. Também o Secretário da Defesa dos Estados Unidos encontra-se no momento lá, para aprofundar as relações entre ambos os países. Como armamento americano é geralmente mais caro e/ou inapropriado, mesmo que as restrições de vendas de armas letais fossem diminuidas o armamento russo continua sendo mais… Read more »

Ivan

Guppy, Nós ocidentais nos enganamos com os chineses, mas seus vizinhos orientais os conhecem muito bem, tanto do passado distante como de guerras recentes. Entre 17 Fevereiro e 16 de Março de 1979 a China invadiu o Vietnam para se impor como força regional, inclusive sobre a antiga União Soviética que apoiava Hanoi. Se tiver curiosidade basta pesquisar por Sino–Vietnamese War ou Guerra Sino-Vietamita. A Índia foi atacada em 10 de outubro de 1962 pela China, na região do Himalaia, em Arunachal Pradesh, que os chineses chamam de Tibete do Sul. Como se não bastasse a guerra foi levada também… Read more »

Observador

Senhores, Sobre o Vietnã, só posso lhes dizer que há uma corrida por parte das empresas ocidentais, em especial as americanas, para se instalar no país. É a forma que as grandes empresas visualizam para opor-se ao custo da mão-de-obra chinesa e fincar o pé no extremo oriente, que será o umbigo do mundo dentro de poucas décadas. Se gigantes americanas estão se instalando no país é porque há receptividade política para isto. Embora os vietnamitas se inclinem para o lado de onde vier o dinheiro, eles são favoráveis a qualquer um que ajude a contrabalançar o Poder da sua… Read more »

GUPPY

Prezados Dalton, Ivan e Observador:

Venho, com muito atraso, agradecer profundamente aos tres pelos comentários que respondem a minha pergunta. Tive alguns problemas que me forçaram ficar um pouco desantenado com o Blog.

Abraços aos tres!