A militares, Dilma defende modernização das Forças Armadas

16

Em mensagem a militares da Marinha, a presidente Dilma Rousseff reafirmou nesta segunda-feira a necessidade de modernização das Forças Armadas brasileiras, e considerou o reaparelhamento da força naval uma “exigência estratégica”.

“Na atual ordem global, vimos assumindo uma posição político-estratégica que impõe ao Brasil novas atribuições e desafios na defesa da paz”, disse Dilma em mensagem lida durante a comemoração do 147o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 1865 durante a Guerra do Paraguai.

“Diante dessa realidade, os esforços de reaparelhamento da Marinha são uma exigência estratégica”.

A presidente destacou a atuação da Marinha no apoio às ações de segurança pública no Rio de Janeiro e em casos de calamidade ambiental e na atuação no Haiti, onde o Brasil lidera a missão de paz da ONU, conhecida como Minustah, e também no Líbano.

“A atuação de nossas Forças Armadas neste processo, seja por meio de missões sob a égide da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OEA (Organização dos Estados Americanos), seja na defesa de nossas fronteiras e de nossa soberania, requer equipamentos de qualidade, prontos a serem utilizados, e pessoal adequadamente preparado e motivado”, disse Dilma na mensagem.

O Brasil pretende aumentar seus gastos na área de defesa dos cerca de 1,5 por cento atuais do Produto Interno Bruto para 2 por cento em até dez anos, revertendo movimento de cortes verificada nos últimos anos, disse à Reuters o ministro da Defesa, Celso Amorim, em entrevista em maio.

Para 2012, o Ministério da Defesa prevê 13,2 bilhões de reais para custeio e investimento e tem uma promessa para elevar esse orçamento em mais 1,6 bilhão de reais.

Dilma citou ainda avanços no Programa de Desenvolvimento de Submarinos, que resultará na construção de um submarino com propulsão nuclear. Outros quatro submarinos convencionais também estão em construção, segundo a Marinha.

A Batalha Naval do Riachuelo foi travada em 11 de junho de 1865, quando a Marinha brasileira inverteu situação desfavorável frente a forças paraguaias e derrotou os oponentes.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daglian

Palavras ao vento.

André

Mais um pouco de Blá Blá Blá…

aldoghisolfi

‘Eles’ são assim mesmo.

Cozinhando no bafo. Até quando isso vai ser possível?

junin-heldin

Ladainha, só conversa fiada isso!

Mauricio R.

“…em mensagem lida durante a comemoração do 147o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida…”

A data comemorativa da rua da delegacia, 16ª DP, fez anos novamente.

Observador

KKKKKK!

Muito boa esta Dilma!

Agora conta uma diferente. Quem sabe uma do papagaio? Ou, quem sabe, uma de português?

Esta presidente é uma pândega!

Ela conta piadas como ninguém…

Alexandre

Minha nossa! Devem achar que falam às amebas ou anencéfalos. E, são caras de pau mesmo!

“Equipamentos de qualidade, prontos a serem utilizados” kkkkkkkk
Pelo menos essa alegrou meu dia. kkkkkkkkkkkkkkkkk

erabreu

Alguém acredita nisso?

erabreu

Alguém acredita nisso?

Universal

Boa noite. Não entendo o que dizem ou pretendem dizer. Numa reportagem nesta mesma página sobre o treinamento de 80 marinheiros em navios patrulha, originalmente construídos para Trinidad e Tobago, e junto a isto a licença (e transferência de tecnologia) para a construção de outras unidades no Brasil, vocês se derretem em elogios. Ai quando a presidente fala em comprar novos equipamentos para as forças armadas (onde os 3 navios acima se incluem) se intitulam amebas e anencéfalos (vide sr. Alexandre, acima) caso acreditassem na palavra da presidente. Onde ela os tornou amebas e anencéfalos? Na compra dos submarinos convencionais… Read more »

Ozawa

Percebam a diferença entre palavras inúteis, de um governo inútil, de uma Marinha inútil, para ações, governo e Marinha efetivas:

“A militares, Dilma defende modernização das Forças Armadas…”

“HMS ‘Queen Elizabeth’ toma forma mais rápido do que o previsto…”

Pra quê dizer mais…

Ozawa

Percebam a diferença entre palavras inúteis, de um governo inútil, de uma Marinha inútil, para ações, governo e Marinha efetivos:

“A militares, Dilma defende modernização das Forças Armadas…”

“HMS ‘Queen Elizabeth’ toma forma mais rápido do que o previsto…”

Pra quê dizer mais…

Alexandre Galante

Prezado Universal, favor não confundir o leitor Alexandre com o editor Alexandre Galante, são duas pessoas diferentes. Um abraço.

Alexandre

Galante, boa noite.

Para evitar o que aconteceu acima, alterarei meu nick para AlexJ.

Peço desculpas pela confusão.

abs.

juarezmartinez

Caro Galante! cOM a tua permissão: Penso que tu e o outro Alexandre tenhAM um pensamento similar sobre o assunto, até porque labutamos aqui e conhecemos um pouco da realidade das bases aéreas. do cais da BNRJ e do quartéis do EB, e que tem uma realidade um pouco diferente da apregoada pelo “patrulheiro blogosférico stlinista” ora fazendo plantão aqui na trilogia….por tanto sigamos adiante nos debates sempre norteados pela realidade OPERACIONAL…….

Grande abraço

Observador

Caro universal: Os comentaristas elogiam COMPRAS EFETIVAS, mesmo que sejam de navios recusados por Trinidad y Tobago ou até mesmo de um porta-aviões francês da década de cinquenta do século XX. Estes mesmos comentaristas abominam PROMESSAS FURADAS, como é o caso do FX-2 (compra aonde, cara pálida?), TRANSFERÊNCIAS MENTIROSAS de tecnologia e compras SUSPEITÍSSIMAS de material francês a peso de ouro. Um governo desinformado, descompromissado com a segurança do pais e que só finge levar o assunto à sério nunca será digno de respeito neste fórum de discussão. Sinceramente espero que você seja apenas mal informado e não um leitor… Read more »