Presidente destaca a necessidade de reaparelhar as instituições militares em cerimônia de aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

 

A presidente Dilma Rousseff destacou que é necessário investir em equipamentos das Forças Armadas brasileiras, em especial a Marinha, para assegurar o cumprimento do papel do Brasil na defesa da paz. A mensagem presidencial foi lida ontem, em Brasília, na cerimônia de comemoração do 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, em que foram entregues as condecorações da Ordem do Mérito Naval a 180 autoridades, entre civis e militares, e instituições do país. De acordo com Dilma, “os esforços de reaparelhamento da Marinha são uma exigência estratégica”.

No texto, lido por um militar, a presidente afirmou que o Brasil exerce posição “político-estratégica” que impõe desafios ao país. “Sabemos que nosso papel na preservação da paz depende da capacidade dissuasória do Brasil. A atuação de nossas Forças Armadas nesse processo, seja por meio de missões sob a égide da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OEA (Organização dos Estados Americanos), seja na defesa de nossas fronteiras e de nossa soberania, requer equipamentos de qualidade, prontos a serem utilizados, e pessoal adequadamente preparado e motivado.”

A cerimônia lembrou a batalha de 11 de junho de 1865, que resultou na vitória da Tríplice Aliança na Guerra do Paraguai. Foram homenageados com a medalha da Ordem do Mérito Naval o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, os ministros da Corte Cezar Peluso e Rosa Weber. Também receberam a honraria oito ministros de Estado, como Gleisi Hoffmann (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça), Guido Mantega (Fazenda) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), além de seis senadores e 11 deputados federais.

FONTE: Correio Braziliense

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
danra2

Uma dúvida: por que é que essas “autoridades” ganharam essas condecorações mesmo? Que bem eles fizeram pela Marinha?