Data de aniversário da Operação ‘Praying Mantis’ coincide com ataque israelense ao Irã

11

Ontem, 18 de abril, foi aniversário da Operação Praying Mantis. Por coincidência, ontem também houve ataque israelense contra instalações iranianas.

A Operação Praying Mantis foi um ataque ocorrido no dia 18 de abril de 1988 e feito pelos Estados Unidos contra alvos navais iranianos no Golfo Pérsico em retaliação à um navio de guerra dos EUA quatro dias antes atingido por uma mina.

Em 14 de abril, a fragata americana USS Samuel B. Roberts atingiu uma mina enquanto transitava em águas internacionais como parte da Operação Earnest Will, o esforço de 1987-88 para proteger petroleiros kuwaitianos de ataques iranianos durante a Guerra Irã-Iraque . A explosão perfurou o casco da Samuel B. Roberts, que quase afundou, mas foi salva por sua tripulação.

Depois da descoberta de que se tratava de uma mina iraniana, os EUA planearam uma operação de retaliação contra alvos iranianos. O ataque dos EUA começou na manhã de 18 de abril e acabou destruindo, danificando ou afundando duas plataformas petrolíferas iranianas, três navios de guerra, várias embarcações armadas e dois caças. As perdas dos EUA foram dois pilotos da Marinha dos EUA que morreram quando seu helicóptero caiu no Golfo.

O ataque pressionou o Irão a concordar com um cessar-fogo com o Iraque no final daquele verão, encerrando a Guerra Irão-Iraque de oito anos.

Mais tarde, o Irão processou os Estados Unidos, alegando que os ataques violaram o Tratado de Amizade de 1955 dos países . Em 6 de novembro de 2003, o Tribunal Internacional de Justiça rejeitou a reclamação, mas decidiu que a Operação Praying Mantis e a Operação Nimble Archer de outubro anterior “não podem ser justificadas como medidas necessárias para proteger os interesses essenciais de segurança dos Estados Unidos da América”.

FONTE: Wiki

Para mais informações sobre o ataque ocorrido ontem, veja o blog do Poder Aéreo.

 

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
IvanF
Paulo Sollo

Em relação aos alvos militares atacados, tudo ok, mas atacar as duas plataformas de petróleo foi um ato vil, covarde, desproporcional e criminoso por parte dos eua.
Foi uma retaliação ao fato de um de seus navios ter sido danificado por uma mina. O navio não afundou e ninguém morreu.

Victor F

Não tinha nenhum trabalhador civil nas plataformas, elas estavam desativadas e sendo usadas pelo Irã como pontos para controlar o trafego de navios na região. o único pessoal nas plataformas eram militares, que saíram delas sem serem atacadas quando os EUA pediu para evacuarem elas, quem ficou e resolveu atirar contra os navios a partir das plataformas não teve uma vida muito longa… mas geralmente é isso que acontece quando você usa um canhão de 20mm contra um Destroyer

Orivaldo

Você não fica indignado quando o Irã sequetra Navios comerciais

Rodrigo

Mas os houthi apoiado pelo Irã atiram em qualquer coisa que passa, Irã sequestra navio. E tudo mais…

Burgos

Ué ?!
Cadê o resto do texto ?!
Veio na íntegra pra mim no e-mail (newsletters), e aqui só tá essa foto e um resumo ?!

Scudafax

O que os EUA fariam caso um navio iraniano abatesse um avião comercial americano matando centenas de civis?

Provavelmente, até um ataque nuclear estaria na mesa do presidente como uma das opções.

A hipocrisia é alarmante e visível.

Leandro Costa
Dalton

Os EUA não iniciariam um ataque nuclear por causa de um avião civil abatido ainda mais se comprovado o erro e houvesse pedido de desculpas/reparações. . O fato lamentável da derrubada do avião de passageiros iraniano foi devido a um erro ocorrido quando havia um estado de guerra entre o Irã e o Iraque, este último um ano antes também confundiu uma fragata americana como um navio iraniano e atacou resultando em dezenas de mortes e feridos e certamente isso pesou na mente dos responsáveis, o comandante e controladores de voo a bordo. . O fator psicológico em uma área… Read more »

Scudafax

A guerra do Iraque contra o Irã teve os EUA como apoiadores de Saddam Hussein. Além disso, a pergunta não é invalidada: os EUA aceitariam um pedido de desculpas do Irã ou realizariam ataques militares?

O avião foi abatido DENTRO das águas territoriais do Irã.

“The missiles hit the aircraft, an Airbus A300, while it was flying its usual route over Iran’s territorial waters in the Persian Gulf, shortly after the flight departed its stopover location, Bandar Abbas International Airport.”

Sugiro lerem o artigo simples do Wikipédia sobre o incidente:

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Iran_Air_Flight_655

Alex Barreto Cypriano

Em recente entrevista a G. Greenwald, N. Finkelstein, visivelmente abatido, alerta que a maior parte de Israel, o estado/governo e o povo, tornaram-se, a julgar pelas declarações públicas de políticos e populares, lunáticos sanguinários que parecem estar resolutos em, além de obliterar palestinos em Gaza e Cisjordânia , desencadear guerra contra o Irã. Segundo o pensador, historicamente, Israel adota provocações sucessivas pra obter uma reação de sua vítima e a partir dessa justificar o abuso da defesa esmagadora/exterminadora. Dada a extensão do transtorno mental do enclave europeu, o uso de armas nucleares é até concebivel pro desiderato de incendiar a… Read more »