Navios não-tripulados serão desenvolvidos através da parceria entre a United Shipbuilding Corporation e a empresa Tranzas, declarou Yevgeny Komrakov, diretor da parceria.

“Nós planejamos oferecer essa possibilidade à Marinha russa”, disse Komrakoz durante o Segundo Fórum de Tecnologia para Engenharia em Zhukovsky, na região de Moskow, segundo informe da Interfax.

Ele salienta que, atualmente, ninguém na Rússia desenvolve trabalhos na área:

“Nos anos 1980, o Centro de Projetos Almaz trabalhava nas embarcações não-tripuladas. Estavam desenvolvendo dois projetos – o primeiro foi um navio-alvo que imitava um destróier, com a mesma mobilidade, sinal de radar e a possibilidade de usar os mesmos armamentos. O segundo projeto foi um varredor de minas não-tripulado. Ambos foram desativados na época”

Ainda segundo Komrakov, outros países usam navios não-tripulados para patrulhas, combate á pirataria e ao terrorismo: “um operador a quilômetros de distância pode controlar radar, câmera infra-vermelha, comunicação por alto-falantes, faróis, armamentos, e todos os sistemas do navio estando em terra. Além disso, um operador pode controlar vários navios ao mesmo tempo”.

Como exemplo, ele aponta que embarcações não-tripuladas adquiridas de Israel estão sendo usadas pela Marinha de Cingapura.

“Navios não-tripulados são uma tendência global hoje. São produzidos nos Estados Unidos, Israel e em alguns países da Europa”, afirma o diretor.

Komrakov explica que os navios são pequenos –entre sete e vinte metros de comprimento – e sua construção requer relativamente menos tempo, cerca de um ou dois anos. De acordo com o diretor, navios não-tripulados poderiam ser interessantes para guardas costeiras, ministérios da defesa e outros órgãos de segurança.

FONTE: NavalToday.com

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MO

no mundo buneco navio eh barco e por consequencia barco deve ser navio …

Ricardo Cascaldi

MO deve ter uma paciência enorme para aguentar as pessoas do “mundo buneco” que existem em exagerada quantidade nessa região.

MO

risos, ja foi época caro Bozoh Jr, hoje tanto faz como tanto fez … to nem ai mais …