segunda-feira, janeiro 24, 2022

Saab Naval

Marinha paquistanesa prestes a desenvolver míssil nuclear marítimo

Destaques

Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

 

Com base nos relatórios mais recentes emitidos pelo país, a Marinha paquistanesa pode estar prestes a desenvolver mísseis nucleares marítimos, ao mesmo tempo em que planos para aquisição de tecnologia para submarinos também nucleares se tornam mais concretos.

As possibilidades acerca dos mísseis foram confirmadas pelos primeiros testes realizados pelo Paquistão, em maio deste ano, com o Hatf VII (Babur) – míssil de cruzeiro desenvolvido pelo próprio país, e com grande precisão e manobrabilidade. O lançamento foi feito a partir de um veículo lançador multi-tubos, o que contribui para a busca de alvos e amplia as opções de emprego do sistema de armas do Babur. Esse é o terceiro teste feito recentemente

Ainda assim, não há certeza de que a capacidade de o Paquistão desenvolver um missil nuclear marítimo seja realista. Mesmo com ajuda da China para desenvolvimentos na área atômica, o país não domina a tecnologia para lançar mísseis a partir de submarinos. Po outro lado, as chances de adquirir essa capacidade se tornam ainda menores sem o apoio dos chineses.

Além da assistência tecnológica estrangeira, o projeto também requer um aporte financeiro considerável por parte do governo.

Foi preciso grande esforço dos oficiais superiors e da reserve da Marinha paquistanesa para convencer as autoridades da área de segurança e o público em geral da necessidade de o desenvolvimento de um submarino nuclear ser financiado de acordo.

Porém, ter um submarino nuclear não é tudo. Há outros custos referentes ao desenvolvimento e operação – por exemplo o aperfeiçoamento constante dos equipamentos e o treinamento da tripulação, acompanhado de mecanismos precisos de comunicação e comando, sistemas de controle e o domínio de procedimentos de segurança.

FONTE: NavalToday.com

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
- Publicidade -
Parceiro

Últimas Notícias

Dois porta-aviões dos EUA entram no Mar da China Meridional para ‘combater influência maligna’

Dois grupos de porta-aviões dos Estados Unidos entraram no disputado Mar da China Meridional para treinamento, disse o Departamento...
- Advertisement -