Tailândia pode ser mais um país no Pacífico com bases americanas permanentes

1

 

Trata-se do aeroporto de Utapao, na base principal da Marinha tailandesa.

A NASA pretende instalar em  Utapao a base aérea do seu programa meteorológico regional. Os planos foram anunciados pelo secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, em Sigapura na conferência regional de segurança, onde também declarou, pela primeira vez, que até 2020, cerca de 60% dos navios de combate e outras forças navais americanas serão transferidos para a região do Pacífico. Os observadores ligaram imediatamente esse reposicionamento à intenção do Pentágono em pressionar a China e igualar o seu crescente potencial militar.

Segundo declaração anônima um dos professores principais da Academia de Estado Maior da Tailândia, Bangkok não poderá deixar de se preocupar com a reação da China aos vôos americanos no Sudeste Asiático a partir da base aérea tailandesa. É muito provável que Pequim possa desconfiar do programa meteorológico estadunidense.

Essa suposição não é desprovida de fundamentos – em Utapao já existe uma empresa norte-americana subcontratada pelo Pentágono para abastecer os aviões da força aérea e os navios da marinha dos EUA que transportam militares e cargas para o Afeganistão e para o Iraque. Existem também dados sobre um setor da base de Utapao ter sido utilizado pelos aviões-fantasma que transportavam para os EUA e para a base de Guantánamo, em Cuba, cidadãos estrangeiros detidos sob acusações de terrorismo.

Além disso, os EUA tentam organizar com a Tailândia um mecanismo de vigilância conjunta do transporte de mercadorias e cargas militares do Oriente Médio para o Oceano Pacífico – trata-se da a artéria principal do comércio da China com muitos países de Ásia e África.

De acordo com Andrei Volodin, diretor do Centro de Estudos Orientais da Academia Diplomática do MRE da Rússia, “os Estados Unidos estão seriamente preocupados com o crescente potencial geoeconómico da China, que poderá transformar-se numa influência político-militar, por isso eles tentam reanimar o sistema de ligações que existia nos anos da guerra fria. A questão é: ou os EUA conseguem repetir a sua estratégia de contenção do comunismo, neste caso da China nas novas condições, ou terão de realizar essa estratégia com métodos de compromisso.”

Tudo indica que a segunda opçãoé inaceitável para os Estados Unidos. Eles também têm planos para regressar à base aérea de Cam Ranh no Vietnã, abandonada depois da derrota na guerra da Indochina, assim como à sua antiga base de Subic Bay nas Filipinas. Os peritos acreditam que a presença militar estadunidense nessas bases será uma realidade no futuro próximo.

FONTE: Rádio Voz da Rússia
FOTO: Bankok Post

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
giordani1974

É por isso que a Tailândia tem uma tradição inusitada(e muito apreciada em terra brasilis) na noite de núpcias…