Merlins ingleses participam de exercício anti-submarinos da OTAN

0

Recém-saídos de operações de segurança marítima no Oceano Índico, os helicópteros Merlin do 814 Esquadrão Aéro-Naval da Marinha Real Inglesa viajaram furtivamente até Stavanger para caçar três submarinos a diesel. Normalmente, encontrá-los não é uma tarefa tão fácil para os melhores caçadores de submarinos do Reino Unido. Os mastros que sinalizam os matadores submersos emergem das águas frias do mar da Noruega enquanto submarinos – e seus caçadores – da OTAN se juntam na Escandinávia para um grande exercício.

Os Merlins do 814 vindos de Culdrose, na Crnuália, trouxeram o fator britânico ao evento curiosamente batizado de Dynamic Mongoose (Mangusto Dinâmico, entradução livre) – um exercício de guerra anti-submarino estabelecido recentemente pela OTAN.

Dois helicópteros, com uma equipe de 55 membros no ar e em terra, viajaram da Península da Cornuália até a base aérea de Sola, em Stavanger, no sudoeste da Noruega. Além dos anfitriões, se uniram à equipe britância pessoal da França, Alemanha, Canadá, Holanda e Polônia.

Após passar um bom tempo vasculhando os mares em busca de navios de superfície em missões de combate à pirataria, ao tráfico de pessoas, contrabando, transporte de drogas e terrorismo a leste do Canal de Suez, participar do Dynamic Mongoose foi um retorno bem-vindo às atividades clássicas dos Merlins – caça aos submarinos.

O exercício contou com as aeronaves do 814 – conhecidos como Tigres Voadores – operando como parte das “forças aliadas” ao lado de vários aviões de patrulha marítima da OTAN, quatro navios de superfície – incluíndo o HNMS Fridtjof Nansen da Noruega – e numerosos helicópteros, incluindo os Mi-14 Hazes da Polônia, para combater a ameaça na forma de três submarinos convencionais a diesel.

A missão foi colaborar na proteção da “embarcação de grande valor” – o navio de abastecimento alemão FGS Spessart – contra o inimigo oculto que representava uma ameaça bastante real vagando abaixo da superfície e pronta para dar o bote a qualquer momento.

“Esses navios silenciosos e traiçoeiros são oponentes difíceis, e pode ser um grande desafio detectá-los na hora certa – mesmo com o avançados sonares ativos e sistemas de radar dos Merlin”, explicou o comandante dos Tigres Voadores, Cristopher Stock.

“Os comandantes dos submarinos testaram o tempo todos as habilidades de combate das equipes de vôo, mas os Tigres Voadores encararam o desafio, caçaram e abateram os alvos com sucesso”, afirma Stock.

“O exercício demonstrou que o Merlin Mk1 é uma aeronave eficiente e pode ser um inimigo intimidador quando operado por aviadores bem treinados”.

E a experiência vai se repetir em breve. O Dynamic Mongoose foi um aquecimento para a Cougar 12, que vai acontecer no próximo outno do Hemisfério Norte, na região do Mediterrâneo. Trata-se do exercício-chave de desembarque de tropas para a Marinha Real.

O Comandante Stock acrescenta: “O Dynamic Mongoose proprocionou um treinamento valioso – e o feedback dos próprios submarinos comprovou o quão eficiente um Merlin bem operado consegue ser”.

FONTE: NavalToday.com

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments