Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear realiza exercício de emergência química em ARAMAR

0

Em 15 de junho, foi realizado o primeiro exercício de emergência química com a participação efetiva da Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear de ARAMAR (CiaDefQBN-ARAMAR).

No exercício, realizado no Centro Experimental de ARAMAR (CEA), foi simulado um vazamento de amônia na planta da Unidade Produtora de Hexafluoreto de Urânio (USEXA), cabendo à CiaDefQBN-ARAMAR a separação da área e a descontaminação do pessoal militar e civil atingidos.

O isolamento foi feito por meio de Posições de Bloqueio, estabelecidas pela Seção de Cães-de-Guerra do Pelotão de Operações, nas vias de acesso que demandavam a área afetada.

Visando a salvaguarda das pessoas atingidas, foi montado um Posto de Descontaminação pelo Pelotão de Descontaminação Química, Biológica e Nuclear da Organização Militar. Para esse fim, foi empregado o Reboque de Preparação Rápida para Descontaminação e Desintoxicação Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, que possibilita a rápida montagem de um posto de descontaminação com autonomia de energia elétrica e água.

No exercício, foi possível constatar a mobilidade e o preparo técnico-profissional da CiaDefQBN-ARAMAR nas ações de Defesa NBQR em apoio às instalações sensíveis do CEA, em consonância com o preconizado no 4º e último nível do Sistema de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil.

FONTE: Nomar

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments