No período de 27 de julho a 5 de agosto, o Comandante da Marinha da África do Sul, Vice-Almirante Johannes Refiloe Mudimu (Chief of South Africa Navy), e comitiva estarão em visita oficial ao Brasil.

Na manhã do dia 30 de agosto, foram recebidos, na Capital Federal, pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, para tratar de assuntos de cunho estratégico, bem como analisar perspectivas futuras de cooperação, oportunidades e interesses específicos entre as duas Forças Navais. Na ocasião, também foi realizada uma apresentação abrangente sobre a Marinha do Brasil. Após a reunião, o Comandante da Marinha da África do Sul, acompanhado do Comandante da Marinha do Brasil, foi recebido pelo Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim.

Durante sua estadia no Brasil, o Comandante da Marinha da África do Sul visitará diversas Organizações Militares com o propósito de conhecer a estrutura, capacidades e as principais atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro (RJ), será apresentado, no dia 31 de julho, o Sistema de Ensino da Marinha. Serão visitados o Centro de Instrução Almirante Alexandrino, a Escola Naval e o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk.

No dia 1º de agosto, será visitado o Comando da Divisão Anfíbia (ComDivAnf), onde serão realizadas demonstrações de Assalto Anfíbio e de emprego do Grupo Especial de Retomada e Resgate de Operações Especiais. Será exibida uma mostra de material, viaturas e equipagens utilizados pelo Corpo de Fuzileiros Navais e realizada apresentação sobre a Força de Fuzileiros da Esquadra. A visita no ComDivAnf será encerrada com o desfile de uma Unidade Anfíbia.

Na Esquadra, a visita ocorrerá no dia 02 de agosto, abrangendo a Força de Submarinos, o Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão, o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átila Monteiro Aché, a Fragata “União”, o Submarino “Tamoio” e o Centro de Operações da Esquadra.

No dia 03 de agosto, o Comandante e a comitiva da Marinha da África do Sul serão recebidos no Comando de Operações Navais, onde será apresentado o Centro de Comando do Teatro de Operações Marítimo e o Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo. Nesse mesmo dia, será visitado o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, o Navio-Patrulha “Macaé” e o Aviso de Patrulha “Albacora”. Será exibida, também, uma apresentação sobre a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON).

No dia 04 de agosto, irão conhecer Organizações Militares da Marinha do Brasil localizadas na cidade de Manaus (AM). Será visitado o Batalhão de Operações Ribeirinhas e realizado o embarque no Navio-Patrulha “Pedro Teixeira” e no Navio de Assistência Hospitalar “Dr. Montenegro”, a fim de que sejam apresentadas aos visitantes as atividades desenvolvidas pela Marinha na Amazônia brasileira.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aericzz

E ele vai perder um jabá desses….rsrsrssrs, e tudo 0800centão!!!

Ozawa

Interessante dar uma passada no site da South Africa Navy e verificar seus equipamentos, em especial seus navios de linha: http://www.navy.mil.za/equipment/valour.htm http://www.navy.mil.za/equipment/vessels/AMATOLA_and_ISANDLWANA.jpg http://www.navy.mil.za/equipment/vessels/frigates.jpg Para um país pequeno, é evidente o destaque a essas 4 ‘Meko 200’, belas e bem armadas, Fragatas (Contratorpedeiros ?) da classe Amatola, comissionadas entre 2006/2007. Notar os 16 mísseis superfície-ar mísseis Umkhonto: Displacement, tons: 3,590 full load Dimensions, feet (metres): 397 x 53.8 x 20.3 (121 x 16 x 5.95) MAIN MACHINERY: CODAG; 1 GE LM 2500 gas turbine 26,820 hp (m) (20 MW); 2 MTU 16V 1163 TB93 diesels 16,102 hp(m) (11.84 MW; 2 shafts;… Read more »

Ozawa

Interessante dar uma passada no site da South Africa Navy e verificar seus equipamentos, em especial seus navios de linha: http://www.navy.mil.za/equipment/valour.htm http://www.navy.mil.za/equipment/vessels/AMATOLA_and_ISANDLWANA.jpg http://www.navy.mil.za/equipment/vessels/frigates.jpg Para um país pequeno, é evidente o destaque a essas 4 ‘Meko 200′, belas e bem armadas, Fragatas (Contratorpedeiros ?) da classe Amatola, comissionadas entre 2006/2007. Notar os 16 mísseis superfície-ar mísseis Umkhonto: Displacement, tons: 3,590 full load Dimensions, feet (metres): 397 x 53.8 x 20.3 (121 x 16 x 5.95) MAIN MACHINERY: CODAG; 1 GE LM 2500 gas turbine 26,820 hp (m) (20 MW); 2 MTU 16V 1163 TB93 diesels 16,102 hp(m) (11.84 MW; 2 shafts;… Read more »

daltonl

Concordo que estes 4 navios construidos na Alemanha deram a marinha da Africa do Sul, um enorme salto qualitativo já que eles nunca tiveram navios de combate tão “grandes” e substituiram antigos barcos lança misseis que necessitavam ser substituidos com urgencia. O que houve foi uma renovação dos meios, algo que fatalmente também ocorrerá aqui, com as nossas 9 fragatas ,então, seremos nós os que teremos meios mais novos e supostamente muito mais capazes, na faixa de 6000 toneladas. Quanto aos termos destroyer e fragata, vai do gosto pessoal das marinhas. Os franceses e italianos chamam suas “Horizon” de fragatas… Read more »