Começaram ontem, (21), junto à base naval de Novorossiysk, as manobras Confiança-2012 da frota russa do Mar Negro. O objetivo dos exercícios  é reforçar a segurança da região.

As ações dos militares russos são acompanhadas por representantes das Marinhas dos países do Mar Negro. Navios da Bulgária, Romênia, Turquia e Ucrânia estão temporariamente na base em Novorossiysk após os exercícios navais internacionais BlackSeaFor.

As manobras envolvem três navios de guerra, quatro embarcações auxiliares, um helicóptero Ka-27 (em versão de busca e resgate), uma unidade especial de combate a sabotadores e uma equipe de paraquedistas da aviação naval, diz o chefe do departamento de informação da Frota do Mar Negro da Rússia, Viacheslav Tuhachev:

“Este é um exercício anual, dirigido pelo comandante da base naval de Novorossiysk. Os principais elementos das manobras são a intercepção e detenção de uma embarcação intrusa com terroristas a bordo, a ajuda a um navio de guerra danificado em um bombardeio por terroristas com evacuação de feridos por via aérea.

Estes exercícios são bastante dinâmicos e atuais, permitindo praticar as várias competências na luta contra um perigo bastante ativo, que surgiu recentemente, ou seja, o terrorismo.”

As manobras Confiança-2012 vão durar até 23 de agosto. Eles são a continuação lógica das manobras anti-terroristas do grupo internacional BlackSeaFor no qual participaram as Marinhas da Bulgária, Rússia, Romênia, Turquia e Ucrânia. Este grupo treina a cooperação operacional desde 2001, continua Viacheslav Tuhachev:

“Diferentes tipos de navios, diferentes tradições marítimas, diferentes abordagens em relação à organização do serviço naval. No entanto, esta combinação verdadeiramente única tem cumprido as tarefas de maneira bastante coerente e com sucesso.”

Novorossiysk é o ponto principal de comando de exercícios das Marinhas do BlackSeaFor na costa russa. Na área de responsabilidade da base foi estabelecido e está operando um centro permanente de coordenação. Nos cais de Novorossiysk  podem ser vistos muitas vezesnavios de guerra de países estrangeiros. Lá estiveram embarcações das Marinhas de EUA, Reino Unido, França, Itália, Turquia, Grécia, Bulgária, Holanda, Uruguai, Geórgia e Ucrânia.

A base naval de Novorossiysk é a unidade mais jovem da Marinha russa. Todos os anos ela está crescendo e sendo modernizada, reforçando suas posições no litoral caucasiano do Mar Negro. É grande a importância para o país deste posto marítimo no sul da Rússia.

FONTE: Voz da Rússia e Naval Today

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments