Navio-Patrulha ‘Macaé’ (P70) inicia atividades na Marinha do Brasil

9

O Navio-Patrulha (NPa) “Macaé” será transferido do Setor do Material para o Setor Operativo da Marinha em cerimônia presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, a ser realizada no Cais Sul Interno do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), nesta quarta-feira (5.9.12).

O NPa “Macaé”, primeiro navio da classe, teve o Batimento de sua Quilha em 24 de novembro de 2006, após assinatura do contrato de construção entre a Diretoria de Engenharia Naval (DEN) e a Indústria Naval do Ceará S.A. (INACE), sendo incorporado à Armada em 9 de dezembro de 2009. Após o período de avaliações e testes de mar realizados em 2010 e 2011, o navio está sendo entregue ao Comando de Operações Navais.

O navio recebeu este nome em homenagem à cidade do litoral fluminense, importante pólo de apoio à exploração de petróleo no Brasil. O NPa “Macaé desloca 500 toneladas, possui 55,6 m de comprimento, está armado com um canhão e duas metralhadoras, atinge a velocidade de 21 nós e tem capacidade de operar com helicóptero. Realizará inspeções navais, atividades de patrulha e de salvaguarda da vida humana no mar, com o propósito de defender os interesses estratégicos do País e contribuir para aumentar a segurança do tráfego aquaviário nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).

A ideia da construção do NPa “Macaé” surgiu em 2005. A construção do navio deveria ocorrer em estaleiro nacional, com transferência de tecnologia, a partir de um projeto já existente e consagrado. Sendo assim, o projeto do Navio-Patrulha francês Classe Vigilante 400 CL54 foi escolhido e, em julho de 2006, a INACE venceu a concorrência e celebrou o Contrato de Transferência de Tecnologia e Assessoria Técnica com o estaleiro francês Construction Méchaniques de Normandie (CMN).

FONTE: Portos e navios

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marciomacedo

Por que demorou tanto tempo?

MO

uma variavel = Inace .. mas se for o caso ninguem ja nao sabia disto ? (Vide Gururu que foi pra lá ser construido)

um questionamento = ninguem percebeu isso ?

uma repetiçao = Estaleiro atlantico sul

Uma possivel conclusão = estaleiros sem tradição em construção em navios da nisso

wwolf22

Eh normal ter a lateral do navio toda “amassada” ???
nao deveria ser 100% plano sem nenhum desnivel ???

MO

sim, não estranhe isto é absolutamente normal

Fabio ASC

MO, é normal mesmo ou vc está sendo irônico?????

MO

Normal mesmo, sério, tem uma explicação tecnica num post da Bosisio em SSZ, to prourando aqui ( a xplicação tecnica me falha agora pelo meu emburrecimento citado msgs atrás)

MO

Aqui esta a resposta que queria encontrar Post: Read more: http://www.naval.com.br/blog/2010/05/28/f-biosisio-f-48-estara-aberta-a-visitacao-publica-em-santos/#ixzz25YJESZJ0 alan ramos disse: 6 de agosto de 2010 às 12:32 (Editar) “Olá, sou um militar q sirvo a bordo da Fragata Bosisio, em resposta a algumas Duvidas em alguns comentarios… Em Relação aos “amassados” nas chapas laterais isso ocorre por que o navio é constituido de uma junção de varias placas de Aço e nao de apenas 1 ao longo de todo o costado.por isso essa silhueta de parecer estar amassado.” Complementando by MO = dependendo do ânguo que vc ve o navio, com outros fatores como sol, sombra… Read more »

paulofvj

” e tem capacidade de operar com helicóptero”, onde operaria este helicóptero?

Fabio ASC

Obrigado MO.