Seul eleva alerta na fronteira após incursões de pesqueiros norte-coreanos

1

roks768

O exército sul-coreano elevou o nível de alerta na fronteira marítima ocidental com a Coreia do Norte depois que pesqueiros do país vizinho cruzaram o limite por várias vezes na semana passada, informaram nesta sexta-feira autoridades militares de Seul. “Nosso Exército vigia de perto para descobrir a intenção das incursões das embarcações da Coreia do Norte” no Mar Amarelo, declarou um comandante militar que pediu anonimato à agência local “Yonhap” A fonte acrescentou que “se os navios norte-coreanos cruzam repetidamente a LLN (Linha Limite do Norte) para pescar em águas do Sul, sem dúvida os militares responderão rapidamente e com firmeza”.

Sete barcos cruzaram em duas ocasiões o limite fronteiriço em 12 de setembro em direção ao sul, para em seguida retornar ao norte depois das mensagens de advertência de patrulheiros sul-coreanos. Além disso, embarcações de pesca norte-coreanas se aproximaram da LLN em repetidas ocasiões em setembro, segundo fontes militares da Coreia do Sul. As águas do Mar Amarelo próximas à fronteira dos dois países são ricas em caranguejo, ingrediente muito popular na gastronomia coreana, por isso os analistas acham que as intenções dos navios não vão além da pesca e suas incursões poderiam ter sido involuntárias.

A LLN é um foco de tensão regional que nas últimas décadas foi cenário de vários enfrentamentos entre as duas Coreias. Os fatos mais recentes foram o naufrágio de uma embarcação sul-coreana em 2010, atribuída por Seul à Coreia do Norte (46 militares sul-coreanos morreram no incidente); e o bombardeio norte-coreano na ilha de Yeonpyeong, também em 2010, quando dois civis e dois soldados morreram. A Coreia do Norte não reconhece a LLN ao argumentar que o limite foi elaborado unilateralmente pela Organização das Nações Unidas ao término da Guerra das Coreias.

 

FONTE: Agência EFE

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

De quê adianta? Da última vez foram pegos com as calças na mão…