Marinha americana se despede do ‘USS Enterprise’

7

Após 51 anos de serviço, o navio-aeródromo USS Enterprise (CVN 65) será desativado no dia 1º de dezembro deste ano, em uma cerimônia que deve ocorrer na Base Naval de Norfolk, no estado da Virginia.

A cerimônia deve comemorar uma hostória ao longo da qual mais de 100 mil homens serviram a bordo do Enterprise, e deve ser o último evento público do porta-aviões. Detalhes da comemoração ainda estão sendo finalizados, mas espera-se que compareçam várias autoridades, além de veteranos do navio.

O navio-aeródromo entrou em serviço em 25 de novembro de 1961, e foi o oitavo a ser batizado com o ilustre nome Enterprise. O “Big E” também foi o primeiro porta-aviões de propulsão nuclear.

O USS Enterprise participou de 25 missões nas regiões do Mar Mediterrâneo, Oceano Pacífico e Oriente Médio. O navio serviu em praticamente todos os grandes conflitos ocorridos ao longo desses mais de 50 anos. Desde a Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962, até seis missões de apoio no Vietnã ao longo da Guerra Fria, e também durante as guerras no Golfo. Em 11 de setembro de 2001, o Enterprise interrompeu sua viagem de volta para casa e,  após os ataques terroristas em solo americano, partiu para o Mar da Arábia. O “Big E” também lançou os primeiros ataques em apoio direto à Operação Enduring Freedom, no Afeganistão.

FONTE: Naval Today

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

Li recentemente que William Shatner e Leonard Nimoy estarão presentes! Vida Longa ao Big E!

danra2

Cinquenta e um anos de serviço? A Niterói vai bater fácil essa marca! Vamos lá. Dilma! Rumo a mais uma marca do seu governo . . . Vai ficar ótimo do lado das inúmeras denúncias de corrupção do seu governo!

eraldocalheiros

Mesmo passando dos cinquenta, ainda da de dez no opalão e se fazendo uma meia boca ainda aguentaria mais uns vinte por aqui kkkkkkkkkkkk.

daltonl

Pode ser a última missão também do cruzador acompanhante, USS Vicksburg, que a US navy pretende descomissionar em março do ano que vem, com apenas 20 anos e assim economizar na modernização do mesmo. Uma pena a colisão do USS Porter mes passado, também pertencente ao grupo do USS Enterprise, o que tirou um pouquinho do brilho de sua ultima comissão, mas fora isso, deverá ser considerado um sucesso, inclusive outro membro do grupo, o USS James E. Williams resgatou 10 iranianos de uma embarcação em chamas no Golfo de Omã no mes passado. Apesar de dificil manutenção o “velhinho”… Read more »

Carlos André

Não sei pq nenhum outro NAe repetiu o desenha daquela ilha, quadradona e meio modernosa!?

daltonl

Carlos…

apenas o USS Enterprise e o cruzador nuclear USS Long Beach
possuiam um sistema de radar, o SCANFAR, que foi de certa forma o precursor do Aegis…então, aquele formato quadradão, era para os paineis dos radares, um total de 8 paineis, 2 de cada lado.

No fim das contas, não alcançou-se exito e não repetiu-se a experiencia e o USS Enterprise teve os paineis removidos nos anos 70.

abraços

Carlos André

Daltonl,

Dava uma cara de NCC1701 à CVN65. Por isso que nessa foto do post não achei a ilha tão quadrada!
Obrigado pela boa info, Abs