Marinhas de seis continentes e mais de 30 países estão realizando o maior exercício internacional já feito na região do Golfo Pérsico e Oriente Médio. O Exercício Internacional de Contramedidas de Minagem (IMCMEX – 12) iniciou-se no último dia 16 e é a primeira edição de um evento que pretende ser anual. Entre as nações participantes estão Estados Unidos, Reino Unido, França, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes.

“O foco dessas manobras são as minas e o esforço internacional para destruí-las”, declarou o vice-almirante John W. Miller, responsável pelo comando central das forças navais americanas envolvidas nas manobras. “Aqui estão representados os melhores esforços de cada nação para assegurar o acesso marítimo global, e eu estou ansioso para ver o progresso dessa excepcional equipe de profissionais”.

Os exercícios, de natureza defensiva, consistem de duas etapas. A primeira é um simpósio em que os países participantes devem trocar ideias e pontos de vista acerca das tecnologias mais recentes para caça, varredura e neutralização de minas, apresentadas em um painel elaborado por representantes de empresas do setor.

Na segunda fase, navios, tripulações e observadores treinarão juntos a execução tática de tarefas. Embarcações conduzirão manobras marítimas em três setores geográficos. As atividades incluem caça a minas, contramedidas de minagem com uso de helicópteros, destruição de peças de artilharia abandonadas e operações com barcos pequenos, com ênfase na destruição de dispositivos submersos improvisados.

“Todos aqui na IMCMEX entendem que combater a ameaça representada pelas minas é uma missão crítica a fim de garantir a segurança no mar”, declarou o contra-almirante Kenneth Perry, comandante da Força-Terefa 522, e diretor do exercício. “O trabalho realizado aqui irá fortalecer relações e aprimorar a interoperabilidade nas contramedidas de minagem das nações envolvidas”. A previsão é que os exercícios se encerrem com reuniões e discussões entre os líderes das forças navais participantes, acerca dos conhecimentos adquiridos durante as manobras.

A área de atuação do comando central das forças navais estadunidenses compreende cerca de 2,5 milhões de milhas quadradas que incluem o Golfo e o Mar da Arábia, o Golfo de Omã, o Mar Vermelho e partes do Oceano Índico. A área abrange 20 países e tem três gargalos críticos – o Estreito de Hormuz, o Canal de Suez e o Estreito de Bab al Mandeb, ao sul do Iêmen.

FONTE: Naval Today

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments