Rebocador ‘Triunfo’ e Navio-Patrulha ‘Grajaú’ prestam apoio à XXIV Refeno e à XXI FENAT

0

O Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” e o Navio-Patrulha “Grajaú” apoiaram a XXIV REFENO e a XXI FENAT, no período de 09 a 21 de outubro. A REFENO teve início no dia 13, contando com a participação de mais de 80 veleiros de diversas categorias. A presença dos navios da Marinha do Brasil foi imprescindível para o sucesso da Regata, principalmente no tocante à salvaguarda da vida humana no mar.

Destaca-se o apoio ao veleiro “Entre Pólos”, na tarde do dia 15, a 50 milhas do Arquipélago de Fernando de Noronha. A embarcação citada teve seu mastro quebrado e projetado para o mar, ficando impossibilitada de prosseguir, mesmo a motor. O RbAM “Triunfo” aproximou-se e enviou militares para ajudar na retirada da parte do mastro que estava dentro d’água, além de médico e enfermeiro. Após o atendimento médico à tripulação, constatou-se a necessidade da remoção de duas tripulantes, de forma a prestar melhor atendimento a bordo. A partir daí, o navio seguiu acompanhando o veleiro, que se encontrava apto a navegar a motor, até o Arquipélago de Fernando de Noronha.

No dia seguinte, já com o navio fundeado nas proximidades do Arquipélago, o proprietário do veleiro “Entre Pólos” compareceu a bordo para agradecer o apoio prestado à sua embarcação e aos cuidados médicos dispensados à sua esposa e filha.

Dia 20, iniciada a XXI FENAT, cerca de 30 veleiros largaram do Arquipélago de Fernando de Noronha. Os navios da Marinha do Brasil novamente prestaram todo o apoio necessário, atracando na Base Naval de Natal no início da noite do dia seguinte.

Fonte:MB, via 3ºDN

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments